Finanças pessoais

Revolut: o que é e como funciona?

Saiba o que é, como obter e quais as vantagens e desvantagens.

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Revolut: o que é e como funciona?

Saiba o que é, como obter e quais as vantagens e desvantagens.

Se é um viajante assíduo, especialmente para países fora da zona euro, sabe que, sempre que faz um levantamento de dinheiro no estrangeiro, é-lhe cobrada uma taxa nunca inferior a 5%. A este valor acrescem as habituais taxas de câmbio e impostos de selo. Para solucionar esta questão e poupar vários euros nas suas viagens, existe um cartão que serve este propósito dos viajantes (e não só) – o Revolut

O que é “Revolut”?

A Revolut é uma alternativa digital à banca tradicional, com a oferta de um conjunto de soluções de baixo custo. Permite ter uma conta exclusivamente online e um cartão de débito associado –o Revolutda rede Mastercard, que pode ser utilizado gratuitamente. A Revolut está presente em países como Estados Unidos, Canadá, Singapura, Japão, Austrália e Nova Zelândia e também em Portugal. O serviço permite a criação e carregamento de uma conta online, a partir da qual pode fazer pagamentos e compras online no estrangeiro. Tem acesso à sua conta digital através da aplicação em dispositivos móveis. É com essa app e através da criação de um cartão virtual, que realiza todas as operações, desde transferências a pagamentos. Caso queira realizar pagamentos da forma tradicional pode, através da app, requerer um cartão físico.

Como posso criar uma conta e obter este cartão?

Para criar uma conta Revolut siga estes passos:

  1. Ir ao site da Revolut – www.revolut.com – e indicar o seu número de telemóvel;
  2. De seguida ser-lhe-á enviada uma mensagem com o link para descarregar a aplicação para o seu smartphone;
  3. Após instalação, preencha os dados que lhe são pedidos: nome, data de nascimento, morada e e-mail;
  4. Após o registo pode optar por um dos três planos de serviço: Standard (gratuito), Premium (custo mensal de 7,993) ou o Metal (custo mensal de 13,99€);
  5. De seguida pode efetuar a ativação da conta bancária online, que terá um IBAN europeu e para a qual pode fazer transferências a partir da sua conta habitual;
  6. Neste momento ser-lhe-á pedido um top up (depósito de 10€), para ativação da conta. Este valor pode ser transferido da sua conta à ordem habitual, através de um cartão da rede Visa, Mastercard ou Maestro, ou mesmo através do Google Pay, ficando disponíveis para utilização imediata,
  7. A aplicação solicita o envio de uma cópia do cartão do cidadão e de uma foto do utilizador.

Quais as principais características dos principais planos disponibilizados pelo serviço?

Revolut Standard: Nesta conta o cliente tem direito a:

  • uma conta bancária corrente grátis no Reino Unido;
  • um IBAN europeu gratuito;
  • fazer compras em mais de 150 moedas à taxa de câmbio real;
  • não cobrança taxas em câmbio envolvendo as 29 divisas, até 6.000€ por mês de gastos;
  • nem comissões por levantamentos em caixas automáticas (até 200€ por mês).

Revolut Premium: Para além das vantagens de uma conta Standard, permite também:

  • o câmbio entre as 29 divisas sem limite de gastos mensais;
  • a não cobrança de taxas nem comissões em levantamentos em ATM's até um máximo de 400€ por mês;
  • acesso a seguro médico no estrangeiro;
  • seguro contra voos e bagagem atrasados;
  • acesso instantâneo a cinco criptomoedas, entre outras…

Revolut Metal: Para além de englobar todas as vantagens da Premium, oferece:

  • um cartão contactless em metal;
  • cashback de 0,1% em compras feitas com cartão Revolut Metal na Europa e de 1% nas compras feitas fora da União Europeia.

Quais as vantagens associadas a esta conta / cartão Revolut?

  • A transparência nos câmbios. É possível converter automaticamente o saldo de uma moeda para outra, entre as 29 divisas mundiais suportadas pela aplicação. Isto sem comissões de câmbio (à taxa de câmbio real);
  • A poupança maior nos câmbios está, se a conversão se fizer dentro da própria app. Isto é, imagine que viaja para os Estados Unidos da América, antes de levantar dinheiro deverá converter a quantia que pretende levantar, de euros para dólares. Só então deve fazer o levantamento numa caixa ATM norte-americana. Neste caso poupará muito dinheiro só pela taxa de câmbio utilizada;
  • Pode levantar dinheiro sem fazer previamente o câmbio na app, dado que este é feito automaticamente no momento em que é preciso. Naturalmente, se a taxa de câmbio tiver piorado entretanto, teria rendido mais fazer o câmbio mais cedo, na app. Mas, pelo contrário, se a taxa de câmbio estiver a evoluir de forma favorável, quanto mais tarde for feito, menos se gasta (e o mais tarde possível é no momento em que se passa o cartão) . Para além disso, o processo de converter primeiro o dinheiro na app é mais moroso que de deixar aguardar pela conversão automática.
  • Não cobrança de taxas e comissões em operações de pagamento de compras, transferências nacionais e internacionais, entre diferentes divisas. Sendo possível transferir dinheiro de forma gratuita para cerca de 130 nações;
  • Efetuar levantamentos nas caixas automáticas do estrangeiro, sem custos, ainda que com limites mensais;
  • Carregamento da conta gratuito, se feito a partir da associação de um cartão de débito;
  • Através da aplicação pode bloquear e voltar a desbloquear o cartão de imediato, em caso de perda ou roubo por exemplo, bem como escolher ou alterar o código PIN do cartão;
  • Pode ativar na aplicação uma funcionalidade que impeça a utilização do cartão se ele estiver afastado do seu telemóvel (por exemplo, se for roubado sem se dar conta disso);
  • Em caso de perda ou roubo do cartão durante a viagem, pode pedir uma segunda via para a morada onde se encontra no momento;
  • As transferências entre contas Revolut são imediatas;
  • Pode adicionar o cartão Revolut à sua app da Uber ou Cabify, por exemplo, e dessa forma, poupar dinheiro nas viagens.

Recentemente esta aplicação obteve uma Licença Bancária Europeia e está a anunciar novas funcionalidades para breve, incluindo em Portugal. Por exemplo: implementar, até ao final do ano, a domiciliação de vencimentos e a concessão de crédito com taxas de juro, que promete, serem atrativas.

Quais as principais desvantagens?

  • O carregamento da conta Revolut através de transferência bancária pode demorar até 3 dias e dependendo do seu banco, pode ter custos associados; 
  • O carregamento da conta Revolut através de cartão de crédito tem um custo associados de 1% do valor transferido;
  • Nas transferências bancárias internacionais, o dinheiro pode demorar entre dois ou três dias úteis a ficar disponível; 
  • Existem limites nos valores de levantamentos, para não pagamento de taxas, de 200€ na conta gratuita (Standard), de 400€ na conta Premium e de 600€ na conta Metal. A partir destes valores é cobrada uma taxa de 2% (mesmo assim, inferior à taxa cobrada por outros bancos);
  • Apesar de não ser necessário dominar o inglês (pois a empresa já disponibiliza uma versão portuguesa da aplicação), caso algo corra mal, continua a ter de estar preparado para contactar uma linha de apoio ao cliente, em Inglês;

Contas Revolut e Autoridade Tributária: 

Pode dizer-se que, o que começou por ser uma startup se está a tornar num banco digital. No entanto, as respetivas contas são contas de pagamento e, como tal, os contribuintes detentores das mesmas não estarão obrigados a declará-las no Anexo J da Declaração Modelo 3 do IRS. Em Portugal, a Revolut tem vez mais utilizadores, principalmente na comunidade viajante. Já é o sétimo país com mais utilizadores da solução. Na Europa, conta já com mais de 4 milhões de clientes, o que faz com que o volume mensal de transações tenha duplicado desde julho de 2018 até janeiro deste ano. 
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73 comentários em “Revolut: o que é e como funciona?
  1. Boa tarde, até hoje não recebi o cartão, disseram que se não o recebesse até ao dia 21, fev. 2020, para pedir um novo, tentei o fazer, dizem que o cartão é gratuito, mas depois aparece a pedir-me 11,98€. Não entendo sinceramente, não me entregaram o cartão e depois pedem-me dinheiro.

    1. Olá, José.

      Os problemas com o cartão Revolut têm que ser resolvidos junto do apoio ao cliente da Revolut. Pode aceder ao mesmo através da app.

  2. Olá, gostaria de saber como posso adquirir o cartão físico.
    Quando seleciono esta opção questiona “Em que data pretende receber o seu cartão?”, mas não aparece nenhuma opção para escolher a data.

    1. Olá, Marta.

      Deve colocar as questões relacionadas com a Revolut no apoio ao cliente a que pode aceder através da app da Revolut.

    1. Olá, Paula.

      Pode fazê-lo através da app (clicando no cartão tem uma opção para ver o PIN durante algum tempo).

      A app da Revolut tem apoio ao cliente para o qual devem ser remetidas as questões referentes à Revolut…

  3. boa Tarde, para usar o cartão revolut, tenho de carregar a conta ou o cartão vai automaticamente buscar o dinheiro a conta associada ao cartão na altura da sua execução?
    Obrigado

    1. Olá, Rui.

      A conta associada ao seu cartão Revolut é a sua conta Revolut. Antes de poder gastar o seu dinheiro com esse cartão deve transferir dinheiro para essa conta. Pode fazê-lo através da app.

      Dúvidas sobre a utilização do cartão revolut podem ser remetidas ao apoio ao cliente dessa instituição que está também disponível através da app.

  4. No caso da conta standard, ali diz q n existem taxas associadas a uma série de serviços, mas obviamente existe alguma taxa anual ou mesmo para o despacho do cartão! Saberia informar qual a taxa do serviço anual? Alguém q tenha a conta a mais de uma ano poderia me dar um feedback?

    1. Olá, Laryssa.

      A conta standard não tem qualquer valor anual associado. Há uma taxa para emissão do cartão que é apresentada no momento em que se tenta pedir o cartão. Em caso de levantamentos de dinheiro em ATM com o cartão é também cobrada uma comissão de 2% a partir do momento em que se ultrapassa o montante de 200€ mensais.

      Em qualquer caso, pode pedir mais informação através do apoio ao cliente da Revolut, disponível através da app.

  5. Bom dia, solicitei meu cartão fisico no dia 20 de janeiro. Todos os fias vou ao aplicativo e vejo que a data de entrega muda. Vou viajar na semana que vem. O chat é automático e as respostas são as mesmas. O que fazer?

    1. Olá, Diana.

      Desconfio que não seja possível, dada a impossibilidade de, por exemplo, confirmar a identidade do condomínio, mas é uma questão que deve esclarecer junto do apoio ao cliente da Revolut…

  6. Bom dia.
    Perdi o meu cartão Revolut no EUA, está bloqueado.
    Se solicitar novo cartão, o dinheiro
    do cartão bloqueado pode ser transferido para o novo?
    O novo cartão pode ser solicitado em Portugal e recebido nos EUA?

    1. Olá, Carlos.

      O dinheiro está na sua conta, não no cartão. Pode perfeitamente ter mais de um cartão associado à sua conta e qualquer um deles debitará a mesma quando for usado.

      Salvo erro, ao solicitar o cartão, tem de confirmar a morada onde ele deve ser recebido…

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