Finanças pessoais

Revolut: o que é e como funciona?

Saiba o que é, como obter e quais as vantagens e desvantagens.

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Revolut: o que é e como funciona?

Saiba o que é, como obter e quais as vantagens e desvantagens.

Se é um viajante assíduo, especialmente para países fora da zona euro, sabe que, sempre que faz um levantamento de dinheiro no estrangeiro, é-lhe cobrada uma taxa nunca inferior a 5%. A este valor acrescem as habituais taxas de câmbio e impostos de selo. Para solucionar esta questão e poupar vários euros nas suas viagens, existe um cartão que serve este propósito dos viajantes (e não só) – o Revolut

O que é “Revolut”?

A Revolut é uma alternativa digital à banca tradicional, com a oferta de um conjunto de soluções de baixo custo. Permite ter uma conta exclusivamente online e um cartão de débito associado –o Revolutda rede Mastercard, que pode ser utilizado gratuitamente. A Revolut está presente em países como Estados Unidos, Canadá, Singapura, Japão, Austrália e Nova Zelândia e também em Portugal. O serviço permite a criação e carregamento de uma conta online, a partir da qual pode fazer pagamentos e compras online no estrangeiro. Tem acesso à sua conta digital através da aplicação em dispositivos móveis. É com essa app e através da criação de um cartão virtual, que realiza todas as operações, desde transferências a pagamentos. Caso queira realizar pagamentos da forma tradicional pode, através da app, requerer um cartão físico.

Como posso criar uma conta e obter este cartão?

Para criar uma conta Revolut siga estes passos:

  1. Ir ao site da Revolut – www.revolut.com – e indicar o seu número de telemóvel;
  2. De seguida ser-lhe-á enviada uma mensagem com o link para descarregar a aplicação para o seu smartphone;
  3. Após instalação, preencha os dados que lhe são pedidos: nome, data de nascimento, morada e e-mail;
  4. Após o registo pode optar por um dos três planos de serviço: Standard (gratuito), Premium (custo mensal de 7,993) ou o Metal (custo mensal de 13,99€);
  5. De seguida pode efetuar a ativação da conta bancária online, que terá um IBAN europeu e para a qual pode fazer transferências a partir da sua conta habitual;
  6. Neste momento ser-lhe-á pedido um top up (depósito de 10€), para ativação da conta. Este valor pode ser transferido da sua conta à ordem habitual, através de um cartão da rede Visa, Mastercard ou Maestro, ou mesmo através do Google Pay, ficando disponíveis para utilização imediata,
  7. A aplicação solicita o envio de uma cópia do cartão do cidadão e de uma foto do utilizador.

Quais as principais características dos principais planos disponibilizados pelo serviço?

Revolut Standard: Nesta conta o cliente tem direito a:

  • uma conta bancária corrente grátis no Reino Unido;
  • um IBAN europeu gratuito;
  • fazer compras em mais de 150 moedas à taxa de câmbio real;
  • não cobrança taxas em câmbio envolvendo as 29 divisas, até 6.000€ por mês de gastos;
  • nem comissões por levantamentos em caixas automáticas (até 200€ por mês).

Revolut Premium: Para além das vantagens de uma conta Standard, permite também:

  • o câmbio entre as 29 divisas sem limite de gastos mensais;
  • a não cobrança de taxas nem comissões em levantamentos em ATM's até um máximo de 400€ por mês;
  • acesso a seguro médico no estrangeiro;
  • seguro contra voos e bagagem atrasados;
  • acesso instantâneo a cinco criptomoedas, entre outras…

Revolut Metal: Para além de englobar todas as vantagens da Premium, oferece:

  • um cartão contactless em metal;
  • cashback de 0,1% em compras feitas com cartão Revolut Metal na Europa e de 1% nas compras feitas fora da União Europeia.

Quais as vantagens associadas a esta conta / cartão Revolut?

  • A transparência nos câmbios. É possível converter automaticamente o saldo de uma moeda para outra, entre as 29 divisas mundiais suportadas pela aplicação. Isto sem comissões de câmbio (à taxa de câmbio real);
  • A poupança maior nos câmbios está, se a conversão se fizer dentro da própria app. Isto é, imagine que viaja para os Estados Unidos da América, antes de levantar dinheiro deverá converter a quantia que pretende levantar, de euros para dólares. Só então deve fazer o levantamento numa caixa ATM norte-americana. Neste caso poupará muito dinheiro só pela taxa de câmbio utilizada;
  • Pode levantar dinheiro sem fazer previamente o câmbio na app, dado que este é feito automaticamente no momento em que é preciso. Naturalmente, se a taxa de câmbio tiver piorado entretanto, teria rendido mais fazer o câmbio mais cedo, na app. Mas, pelo contrário, se a taxa de câmbio estiver a evoluir de forma favorável, quanto mais tarde for feito, menos se gasta (e o mais tarde possível é no momento em que se passa o cartão) . Para além disso, o processo de converter primeiro o dinheiro na app é mais moroso que de deixar aguardar pela conversão automática.
  • Não cobrança de taxas e comissões em operações de pagamento de compras, transferências nacionais e internacionais, entre diferentes divisas. Sendo possível transferir dinheiro de forma gratuita para cerca de 130 nações;
  • Efetuar levantamentos nas caixas automáticas do estrangeiro, sem custos, ainda que com limites mensais;
  • Carregamento da conta gratuito, se feito a partir da associação de um cartão de débito;
  • Através da aplicação pode bloquear e voltar a desbloquear o cartão de imediato, em caso de perda ou roubo por exemplo, bem como escolher ou alterar o código PIN do cartão;
  • Pode ativar na aplicação uma funcionalidade que impeça a utilização do cartão se ele estiver afastado do seu telemóvel (por exemplo, se for roubado sem se dar conta disso);
  • Em caso de perda ou roubo do cartão durante a viagem, pode pedir uma segunda via para a morada onde se encontra no momento;
  • As transferências entre contas Revolut são imediatas;
  • Pode adicionar o cartão Revolut à sua app da Uber ou Cabify, por exemplo, e dessa forma, poupar dinheiro nas viagens.

Recentemente esta aplicação obteve uma Licença Bancária Europeia e está a anunciar novas funcionalidades para breve, incluindo em Portugal. Por exemplo: implementar, até ao final do ano, a domiciliação de vencimentos e a concessão de crédito com taxas de juro, que promete, serem atrativas.

Quais as principais desvantagens?

  • O carregamento da conta Revolut através de transferência bancária pode demorar até 3 dias e dependendo do seu banco, pode ter custos associados; 
  • O carregamento da conta Revolut através de cartão de crédito tem um custo associados de 1% do valor transferido;
  • Nas transferências bancárias internacionais, o dinheiro pode demorar entre dois ou três dias úteis a ficar disponível; 
  • Existem limites nos valores de levantamentos, para não pagamento de taxas, de 200€ na conta gratuita (Standard), de 400€ na conta Premium e de 600€ na conta Metal. A partir destes valores é cobrada uma taxa de 2% (mesmo assim, inferior à taxa cobrada por outros bancos);
  • Apesar de não ser necessário dominar o inglês (pois a empresa já disponibiliza uma versão portuguesa da aplicação), caso algo corra mal, continua a ter de estar preparado para contactar uma linha de apoio ao cliente, em Inglês;

Contas Revolut e Autoridade Tributária: 

Pode dizer-se que, o que começou por ser uma startup se está a tornar num banco digital. No entanto, as respetivas contas são contas de pagamento e, como tal, os contribuintes detentores das mesmas não estarão obrigados a declará-las no Anexo J da Declaração Modelo 3 do IRS. Em Portugal, a Revolut tem vez mais utilizadores, principalmente na comunidade viajante. Já é o sétimo país com mais utilizadores da solução. Na Europa, conta já com mais de 4 milhões de clientes, o que faz com que o volume mensal de transações tenha duplicado desde julho de 2018 até janeiro deste ano. 
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A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

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73 comentários em “Revolut: o que é e como funciona?
    1. Olá, Carlos.

      A app existe em português. Provavelmente, no momento em que a descarregar, terá de escolher selecionar português como idioma ou alterar nas definições.

      1. boa tarde.
        Alguem fez um pagamento á revolut no valor de 240 euros com os dados do meu cartao de debito, como posso reaver esse dinheiro? peço ajuda por favor

      2. Olá, Ana,

        Obrigada pela sua pergunta.

        Lamentamos não ter conseguido responder a esta questão em tempo útil, mas tivemos um pico muito grande de comentários e não nos foi possível responder a todos. Sugerimos que, caso ainda considere pertinente, deixe um novo comentário no nosso portal. Neste momento já estamos a conseguir normalizar a capacidade de resposta.

        Recordamos que o nosso portal é atualizado diariamente com muita informação sobre variados temas.

        Se tem interesse por algum tema específico, pode sempre utilizar a caixa de pesquisa do site para limitar os resultados aos temas que mais lhe interessam.

  1. boa tarde ja pedi o meu cartão no mes 5 ficou agendado para o receber em 02/06 hoje já são 8 /6 e ainda nao chegou .aguardo vossa resposta obrigada

    1. Olá, Maria,

      Obrigada pela sua pergunta.

      Lamentamos não ter conseguido responder a esta questão em tempo útil, mas tivemos um pico muito grande de comentários e não nos foi possível responder a todos. Sugerimos que, caso ainda considere pertinente, deixe um novo comentário no nosso portal. Neste momento já estamos a conseguir normalizar a capacidade de resposta.

      Recordamos que o nosso portal é atualizado diariamente com muita informação sobre variados temas.

      Se tem interesse por algum tema específico, pode sempre utilizar a caixa de pesquisa do site para limitar os resultados aos temas que mais lhe interessam.

  2. Boa tarde!
    Gostaria de saber se posso pedir o cartão em nome do meu filho de 14 anos pois será ele o utilizador.
    Se sim, como o devo fazer?
    Se não, ele poderá utilizar um cartão com o meu nome? (Ele irá estudar para a Austrália)
    Obrigada

    1. Olá, Maria.

      De acordo com a informação disponibilizada nas perguntas frequentes da Revolut, ele teria que ter pelo menos 18 anos para abrir conta.

      É feita referência também a uma conta Revolut Junior. Creio que terá de começar por ser a Maria a criar uma conta, mas recomendo pedir mais detalhes sobre isso à Revolut (a página de ajuda deles é bastante extensa, experimente formular as suas questões diretamente e vá navegando nas respostas).

  3. Boa tarde.
    Já descarreguei a app e fiz os passos que me pediram, inclusive o cartão de cidadão e fotografia. Pedi apenas um cartão virtual.
    Na app, surgiam imagens que sugeriam a possibilidade de investimento em bolsa, que é o meu motivo para utilizar esta app.
    Ainda não transferi dinheiro, mas vendo as perquisas, nada fala sobre isto, gostaria de saber se é uma possibilidade e se não, como anulo a subscrição.
    Agradecido.
    Ricardo Teixeira

    1. Olá, Ricardo.

      Dúvidas na utilização do Revolut devem ser encaminhadas para o respetivo apoio ao cliente, através da app.

      Já agora, creio que a negociação em bolsa é uma das opções da gestão do património, mas não sei mais detalhes…

  4. Já estou cansado de enviar o meu número de telemóvel mas, até agora ainda não recebi a tal mensagem para descarregar a app.
    Comecei ontem e como era domingo pensei que hoje iria funcionar mas já fiz várias tentativas sem sucesso. Estarei a fazer algo errado?

    1. Olá, Vítor.

      Já tentou procurar na sua app store pela aplicação e tentar instalá-la por aí?

  5. Olá boa tarde estou indignada com os srs dizem que o cartão é gratuito mas afinal não é tens que pagar 20€ mas depois ficam com os nossos 4dígitos do cartão para andar a roubar dinheiro das contas bancárias vocês a mim me roubaram da minha conta CTT
    350€ agora quero de volta esse valor esse dinheiro tem de ser devolvido á minha conta CTT banco por transferência bancária por senão vou denunciar á polícia

    1. Olá, Maria Clara.

      Problemas com a utilização do cartão Revolut devem ser resolvidos através do apoio ao cliente do mesmo, disponível através da app…

    2. O cartão não tem custos associados nem taxas escondidas.
      Enfim, a Maria nem ler sabe, nunca este artigo refere que o cartão é gratuíto, apenas que o serviço é gratuito. NÃO PAGA NADA POR MÊS , mas paga pelo cartão (O que pode ser evitado, eu consegui o cartão de borla e ainda enviaram 10€ para a conta) . O Extravio do cartão implica pagar 6€ por um novo. NO millennium cobram 18€…..

  6. Boa tarde, já recebi o meu cartão fisico Revolut no entanto ao tentar fazer a primeira compra online, o pagamento não segue. O erro está a dar quando insiro os dados do meu código postal. Após várias tentativas frustadas, tentei fazer o mesmo pagamento com outro cartão (normal) e deu imediatamente. O que poderá ser? Tenho saldo suficiente para a compra e não excedi as tentativas do PIN…

    1. Olá, Margarida.

      Os problemas de utilização do Revolut devem ser resolvidos através do suporte ao cliente do mesmo, disponível através da app.
      Mas já confirmou se o cartão tem desativada a funcionalidade de utilização online?

  7. Boa tarde.

    Não sendo obrigado a declarar as finanças a minha conta na Revolut. Tenho a obrigação de declarar as mais valias que possa ter com a negociação em criptomoeda ou na negociação de ações?

    Obrigado

    1. Olá, Filipe.

      Relativamente à negociação em cripto-moeda, esta não recai sobre nenhuma das categorias de rendimento que são tributadas em sede de IRS, a menos que faça disso a sua atividade (altura em que seriam tributadas como rendimentos da categoria B). Isto mesmo diz esta informação vinculativa prestada pelas finanças.

      Quanto às ações, o caso já muda de figura, uma vez que as mais valias de valores mobiliários estão expressamente referidos no ponto 1) da alínea b) do nº1 do artigo 10º do Código do IRS. Estes rendimentos deverão assim ser declarados no anexo G ou anexo J consoante sejam considerados obtidos no território nacional ou não.

      Eu tinha ideia que a Revolut não fazia esse tipo de negociação cá em Portugal mas, sendo o caso, deverá dar-lhe acesso a uma declaração para efeitos fiscais, indicando quanto vendeu e os valores por que comprou (provavelmente terá acesso a isso a partir da app mas não conheço).

      Recomendo, em qualquer caso, contactar o apoio ao cliente da Revolut por causa desta declaração e contactar as Finanças ou pedir uma informação vinculativa nas Finanças para confirmar a minha interpretação relativamente à tributação.

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