Sabe em que situações pode ser útil verificar o seguro pela matrícula? Imprevistos acontecem a todos e quando menos se espera podemos precisar de apresentar os dados do seguro do carro. Assim, há situações que um “plano B” pode evitar algumas preocupações.
Por exemplo, imagine que tem um acidente de carro e não tem a carta verde consigo e a respetiva vinheta colocada no para-brisas. Pois bem, se souber aceder aos dados do seguro pela matrícula consegue assinar a declaração amigável. Caso contrário, tinha um problema em mãos!
Além disso, pode a qualquer altura precisar de comprovar às autoridades policiais (por exemplo, numa operação “STOP”) que o veículo está seguro. Ora, se mais uma vez não tiver a informação à mão, tem uma dor de cabeça para resolver!
Por fim, na compra de um carro usado pode ainda saber o respetivo histórico de seguros através da matrícula. Dessa forma, as vantagens de saber verificar o seguro pela matrícula são claras!
Leia ainda: Seguros: Teve um sinistro? Conheça os seus direitos e obrigações
Como pode verificar os dados do seguro pela matrícula?
Para verificar os dados do seguro pela matrícula basta aceder ao site da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF). Em seguida, precisa apenas de inserir a seguinte informação:
- a matrícula do veículo;
- e a data que quer pesquisar (por defeito, o sistema assume a dada atual).
Em seguida, e caso o veículo tenha um seguro válido (é obrigatório), irá aparecer uma página com a seguinte informação:
- o nome da seguradora;
- a data de início e fim do seguro;
- por fim, o número da apólice.
Caso necessite de imprimir a informação do seguro automóvel, basta clicar em “Versão para impressão” no canto superior direito da página.
Use a App “Tem seguro?”
Para quem é adepto das novas tecnologias, a ASF disponibiliza ainda uma app ara o mesmo efeito: “Tem seguro?”. Com esta app pode verificar o seguro pela matrícula de três formas. São elas:
- Tirar uma fotografia à matrícula através do seu smartphone;
- Utilizar uma fotografia da matrícula pré-existente;
- Por fim, inserir a matrícula manualmente.
Não tem seguro?
Se, ao inserir a matrícula, não obtiver quaisquer dados (a página irá aparecer “em branco”), tal significa que o respetivo carro não tem seguro válido na data que indicou. Note, a ASF atualiza a sua base de dados semanalmente.
Verificar seguro pela matrícula: o que fazer se não tiver um seguro válido?
Se por acaso tiver um acidente de viação e o culpado do acidente não tiver seguro para cobrir os danos, enquanto pessoa lesada pode recorrer ao Fundo de Garantia Automóvel (FGA). Em outras palavras, este fundo, gerido pela ASF, assume a responsabilidade sobre as indemnizações devidas neste tipo de situações.
Em Portugal, é obrigatório ter seguro de responsabilidade civil automóvel. As coimas por falta deste seguro podem variar entre 500 e 2.500 euros.
Em suma, o FGA pode intervir quando da natureza do acidente resulta o pagamento de indemnizações devidas por:
Danos corporais
- em que o responsável é desconhecido;
- em que o responsável não beneficia de seguro válido e eficaz;
- quando é declarada a insolvência da empresa de seguros;
Além disso, o fundo pode dar uma indemnização por danos corporais que sejam significativos, quando o responsável pelo dano é desconhecido;
Danos materiais
- quando o veículo causador do acidente permanece abandonado no local do acidente, não sendo portador de seguro válido e eficaz (após o respetivo auto de notícia que deve confirmar a presença do veículo no local do acidente).
- quando o responsável, sendo conhecido, não beneficia de seguro válido e eficaz.
Leia ainda: Seguro automóvel: Defina as suas prioridades para chegar ao ideal
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário