Depois da entrada em vigor da confirmação de beneficiários singulares (aparecendo automaticamente o nome do beneficiário associado ao IBAN que insere numa transferência), há uma nova funcionalidade que vai facilitar a vida dos clientes bancários. Esta funcionalidade tem o nome de SPIN e permite que sejam feitas transferências a crédito ou imediatas, usando apenas o número de telemóvel em vez do IBAN.
De acordo com o Banco de Portugal, o SPIN está disponível a partir de 24 de junho. No entanto, a sua implementação pelos prestadores de serviços de pagamento pode acontecer até ao dia 16 de setembro de 2024.
Para saber como funcionam as transferências com número de telemóvel, de seguida, explicamos o que precisa saber sobre o SPIN.
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SPIN: Transferências mais simples para particulares e empresas
De um ponto de vista mais técnico, o SPIN é uma funcionalidade de identificador para derivação da conta (proxy lookup/alias) disponibilizada pelo Banco de Portugal aos prestadores de serviços de pagamento, no âmbito do Sistema de Compensação Interbancária (SICOI). Posteriormente, estes prestadores disponibilizam o SPIN, nos diferentes canais, aos utilizadores de serviços de pagamento.
Embora esta descrição técnica possa ser um pouco confusa à partida, na verdade, esta nova funcionalidade é bastante simples, tornando ainda mais fáceis as transferências bancárias.
Na prática, quando quiser fazer uma transferência para um familiar, amigo ou outro particular, se optar por usar o SPIN, já não precisa de indicar o IBAN, que costuma ser um número complexo de memorizar. Apenas tem de indicar o número de telemóvel de quem vai receber o dinheiro e efetua a transferência. Claro que existem alguns passos para utilizar esta nova funcionalidade, mas já explicamos como pode fazê-lo.
No caso de querer realizar uma transferência bancária para uma empresa com o SPIN, o processo também será mais simples. Contudo, nestes casos não se usa o número de telemóvel e sim o número de identificação de pessoa coletiva (NIPC).
Existem custos associados?
Não. O SPIN está disponível de forma totalmente gratuita para todos os utilizadores de pagamento quando fazem transferências a crédito e imediatas. Esta funcionalidade é gratuita nos diferentes canais dos prestadores de serviços de pagamentos, sejam estes remotos (como homebanking ou aplicações móveis) ou em canais presenciais, como por exemplo balcões das entidades.
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O que é que difere o SPIN do MBWay?
No fundo, pequenos pormenores. Desde que surgiu o MBWay que é possível enviar ou receber dinheiro através de transferências usando o número de telemóvel do beneficiário. No entanto, o MBWay é uma funcionalidade disponibilizada pela SIBS, detida pelos maiores bancos, sendo que estas transferências são feitas com base no cartão de pagamento da marca MB.
Já o SPIN tem a mesma funcionalidade, mas é mais abrangente, pois as transferências baseiam-se em contas de pagamento. Além disso, o SPIN abre portas a transferências mais simples quando quer fazer pagamentos a empresas, usando o NPIC em vez do IBAN.
Nota: Para saber quem são os prestadores de serviços de pagamento que vão disponibilizar o SPIN, pode consultar a lista publicada pelo Banco de Portugal.
Como é que posso utilizar esta nova funcionalidade?
Utilizar o SPIN não vai ser um bicho de sete cabeças, embora no início possam existir algumas dúvidas sobre esta funcionalidade. De acordo com a explicação do Banco de Portugal, não tem de aderir ao SPIN quando quer fazer uma transferência bancária com recurso ao número de telemóvel ou ao NIPC.
No entanto, o cenário muda se quiser receber transferências na sua conta através do SPIN. Para beneficiar desta funcionalidade, precisa de ter o seu número de telemóvel ou NIPC associado ao IBAN da conta. Caso contrário, não vai conseguir receber os valores transferidos.
Saiba que é possível associar mais do que um identificador à mesma conta (dois números de telefone), desde que esta seja, por exemplo, uma conta de casal. Contudo, não pode ter o mesmo número associado a mais do que uma conta bancária.
Sempre que quiser, pode alterar ou eliminar a associação destes dados à sua conta. Todos os pedidos de adesão, alteração ou eliminação destes dados são feitos através dos prestadores de serviço de pagamento nos quais as contas de pagamento se encontram domiciliadas.
Quero usar o SPIN para fazer uma transferência para outro particular. Como devo proceder?
Uma vez que esta funcionalidade é muito recente e ainda não está disponível em todas as entidades, quando quiser fazer uma transferência, em primeiro lugar tem de assegurar que a pessoa para a qual vai transferir dinheiro tem o número de telemóvel associado à conta bancária.
Se a pessoa já tiver feito este procedimento, basta entrar no canal do banco, seja por homebanking ou pela app, e introduzir o número de telefone da pessoa para a qual quer transferir dinheiro ou (se a entidade permitir) pode introduzir o número através da seleção da sua lista telefónica.
Por fim, antes de dar a autorização final, confirme o nome do titular da conta para o qual quer transferir dinheiro. Se estiver tudo correto, confirme a operação e esta é concluída com sucesso.
Ou seja, as transferências através do SPIN são muito simples, pois são feitas em três passos:
- Aceder ao canal e selecionar a opção "Transferir com SPIN";
- Digitar o número de telemóvel ou NIPC do beneficiário;
- Confirmar o nome do 1ºtitular da conta e prosseguir com a operação.
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