Comparar créditos habitação envolve obter e analisar vários factores (spreads, prazos, seguros, etc), que nem sempre são fáceis de recolher e que por vezes acabamos por nos esquecer como são importantes.
Para simplificar o processo, criámos um guião de recolha de informação, que esquematiza os factores que consideramos mais importantes na análise e comparação de créditos para a sua casa.
O nosso conselho é que utilize este guião quando se dirigir aos bancos e/ou receber simulações, tentando preencher o máximo de campos possíveis. Depois verá que será mais fácil a comparação entre as diversas ofertas que lhe foram feitas, uma vez que consegue ter toda a informação sistematizada e reunida num só sítio.
Esperamos que ache este documento útil, caso tenha sugestões de mais informação que deva estar presente por favor deixe um comentário.
@Carlos,
Se é possível juntar o crédito automóvel ao crédito para comprar/remodelar uma habitação? Sim, é possível através do crédito consolidado, mas a não ser que tenha a corda no pescoço dificilmente valerá a pena.
Existe algum motivo em especial que o leve a querer fazer isto?
ola, eu gostaria de pedir um emprestimo para comprar e construir casa mas neste momento eu ainda tenho o meu credito automovel é possivel conseguir um novo emprestimo habitação e junto o meu actual emprestimo automovel?
@Célia,
Em relação a escolher entre taxa fixa e taxa variável, sugiro a leitura de este artigo: http://www.pedropais.com/taxa-fixa-ou-variavel-550.html
Em relação ao spread, é sempre preferível negociar ANTES do crédito. No decorrer do empréstimo é possível mas depende da boa vontade do banco.
Boa noite.
Sº Pedro pretendia uma opiniao,vou comprar imovel,contudo nunca anteriormente tinha contraido algum emprestimo.Pretendia um conselho relativamente a taxa fixa ou variavel (indexante euribor a 3 meses),e se e possivel negociar ou alterar o spread ao longo do docorrer do emprestimo.o que e melhor.?nao vou pedir o valor por inteiro.Desculpe a minha ignorancia na materia.
obrigada
@Natacha,
Significa que no acto da escritura o valor atribuído ao terreno que comprou seria menor, como se tivesse efectivamente pago menos pelo mesmo. Antigamente isso era relativamente interessante para o comprador, uma vez que alguns impostos eram cobrados com base no valor de escritura, hoje em dia já não é assim.
A minha sugestão é que não faça a escritura por um preço diferente daquele que vai pagar, pois mais tarde pode vir a ser prejudicada na tributação das mais-valias. É que quando (se) vender o terreno a mais-valia terá em conta o valor de escritura…
Pedro,
Estou a pensar comprar um terreno para construir uma habitação e não vou recorrer ao crédito.
O vendedor perguntou-me se poderia escriturar por um valor mais baixo e se sim por quanto.
O que significa isso?Quais são as implicações dessa situação?Pode-me ajudar?
@Inês,
Obrigado pelas felicitações, espero continuar a merecer a sua visita.
já há algum tempo que queria felicitar os autores pela criação deste blog que consulto regularmente. Considero-o muito interessante, util, de acessibilidade fácil, e tenho-o recomendado a vários amigos.
Melhores Cumprimentos,
Feliz Ano Novo, com muitos sucessos.
Inês
Pelo multiopções paga-se imposto de sêlo sobre o juro pago (4%), o que torna o empréstimo mais caro.
Não tem benefícios no IRS (não pode deduzir à colecta os montantes pagos).
No caso de venda antecipada podem aumentar o imposto sobre as mais-valias e pagar mais por isso, caso não tenha amortizado previamente e totalmente o empréstimo multiopções antes da venda do imóvel e do emprestimo propriamente dito para compra da habitação. Não esquecer que parte das mais valias, neste caso, se destinarão a pagar o multiopções e não ficam na sua posse para reivestimento em nova habitação, embora o fisco vá calcular o imposto independetemente do destino do dinheiro ser para si ou para pagar um empréstimo que não é CH.
Boa Tarde
Conforme já tinha comentado, este blogue têm-me ajudado imenso na decisão de compra de casa. Neste momento deparo-me com uma situação que o promotor quase me está a impor: escriturar por uma valor mais baixo de compra e inclusive mais baixo que o valor patrimonial da casa. Isto, após ter aprovado o crédito no regime geral de crédito habitação.
Agora, para esta situação serei obrigado a fazer um multiopçoes para separar as “contas”.
Sr. Pedro agradecia que me aconselhasse se devo ou não escriturar sequer pelo valor patrimonial ou não ceder e querer escriturar pelo valor de compra e qual a opinião que detêm do multiopções.
Muito obrigado.
Melhores Cumprimentos.
Gabriel Santos