A estratégia Oportunística é a mais arriscada, mas também potencialmente a mais lucrativa no setor imobiliário. Nesta abordagem, o investidor procura explorar ativos problemáticos ou subvalorizados, em mercados incertos ou em crise, onde o risco é elevado, mas o potencial de valorização também é significativo.
Esta estratégia requer uma grande tolerância ao risco e, muitas vezes, envolve investimentos em ativos com questões legais, estruturais ou em mercados emergentes.
Características principais da estratégia oportunística
As oportunidades não são para todos. Além disso, independentemente do ciclo em que acreditemos estar no mercado, há sempre oportunidades. O grande desafio passa por saber encontrá-las, negociá-las e executá-las.
As principais características de uma estratégia oportunística são:
- Alto risco: Os imóveis adquiridos muitas vezes enfrentam problemas complexos, como dificuldades financeiras, questões legais, localizações desfavoráveis ou necessitam de grandes obras de reabilitação. O risco elevado está sempre inerente a uma estratégia do estilo oportunista e pode assumir diferentes contornos.
- Grande capital e tempo: Esta estratégia pode requerer maiores injeções de capital para resolver os problemas do ativo e, algumas vezes, prazos mais longos para a concretização do valor. O retorno pode demorar mais tempo a ser realizado devido à natureza complexa dos ativos e do mercado envolvido.
- Potencial de alto retorno: O risco elevado é compensado pelo potencial de grande valorização do ativo, especialmente se o investidor conseguir resolver as questões complexas que afetam o imóvel ou o mercado;
- Apetite pela alavancagem: Um investidor oportunista recorre, com frequência, ao endividamento com vista à concretização do seu investimento. A alavancagem é um potenciador da rentabilidade do equity investido e a oportunidade de gerar maiores retornos passa também por um maior endividamento.
Leia ainda: O efeito da alavancagem nos investimentos imobiliários
Exemplos de tipologias de investimento oportunísticas
Aqui ficam alguns exemplos de investimentos oportunistas:
Leilões imobiliários
Imóveis vendidos em leilões muitas vezes enfrentam situações de penhora, insolvência ou dificuldades financeiras. O investidor pode adquirir o imóvel a um preço muito inferior ao valor de mercado, mas deve estar preparado para enfrentar possíveis complicações legais ou de ocupação.
Desenvolvimento de terrenos
A compra de terrenos em áreas emergentes ou subvalorizadas para desenvolvimento é uma estratégia oportunística comum. O investidor compra o terreno quando os preços estão baixos e, depois, desenvolve um projeto residencial ou comercial, vendendo ou arrendando as unidades a preços significativamente mais elevados após o desenvolvimento.
É chamada a “Promoção Especulativa”, no sentido em que o promotor, quando adquire o terreno, não tem o ocupador final já contratado. Está, assim, a “especular” sobre uma ocupação futura, assumindo o risco logo de início, com a compra do terreno.
Aquisição de imóveis em mercados emergentes ou crise
Investir em mercados imobiliários emergentes ou em dificuldades económicas pode ser uma estratégia altamente lucrativa. Aqui, o investidor adquire ativos que estão desvalorizados devido à instabilidade do mercado, esperando uma recuperação a longo prazo.
Reabilitação de edifícios abandonados ou em ruína
Há investidores oportunísticos que podem procurar edifícios em mau estado, abandonados ou em ruínas, para reabilitação completa. Estes ativos exigem grandes obras e intervenções, mas podem ter grande valorização quando revitalizados.
Leia ainda: Estratégia de Investimento Imobiliário Value-Add
Conclusão
A estratégia oportunística é uma abordagem de alto risco e alto retorno, ideal para investidores experientes que têm capital significativo e estão dispostos a enfrentar incertezas e complexidades. A gestão ativa e o profundo conhecimento do mercado são essenciais para mitigar os riscos e capturar o valor potencial dos ativos.
Bons negócios (imobiliários)!
Leia ainda: Estratégia de Investimento Imobiliário Core-Plus
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário