Imobiliário

Marca pessoal e IA, a última fronteira para agentes imobiliários

A IA é uma conquista extraordinária, mas não substitui o mais importante na atividade da mediação imobiliária: as relações humanas.

Ainda em Nova Iorque e depois de três dias intensos num dos maiores eventos internacionais para o setor da mediação imobiliária, o INMAN Connect, posso concluir que a tecnologia está cada vez mais acessível a todos os agentes imobiliários profissionais que a queiram abraçar como uma ferramenta democratizada e primordial para apoiar a sua ação estratégica, operação e muito importante, a sua marca pessoal.

Uma das frases que mais me marcou neste evento foi que os consumidores, compradores e vendedores adoram os seus agentes, mas detestam a atividade e mesmo marcas que estes representam. Afinal, querem ser abordados, acompanhados e cuidados por pessoas em toda a jornada de interação e relação.

Esta conclusão aplica-se muito ao mercado norte-americano, mas é uma tendência no mercado português. Um exemplo: muitas das pessoas que me procuram para resolver a sua situação de investimento de compra, venda ou arrendamento residencial e mesmo comercial, não me pedem referência de uma empresa, agência ou marca. Em vez disso, querem saber quem é a pessoa mais indicada, credível e principalmente de confiança que pode ajudá-los a resolver a situação.

A inteligência artificial (IA) é uma conquista extraordinária da tecnologia moderna. É capaz de realizar tarefas complexas e aprimorar diversas áreas do dia-a-dia rotineiro de pessoas e empresas. No entanto, cultiva-se, por receio, a ideia errada de que a IA pode substituir seres humanos obsoletos no mercado de trabalho, eliminando a necessidade de esforço e dedicação individual. Pode substituir seres humanos, claro, mas em tarefas sistemáticas e rotineiras que roubam tempo ao que mais importa, por exemplo, para um agente imobiliário: cultivar relações.

Leia ainda: A mediação imobiliária está a ganhar ou a perder quota em Portugal?

O poder da marca pessoal

A IA não irá, de todo, substituir o agente imobiliário profissional e relacional, ou seja, que todos os dias se dedica à relação com pessoas. Será apenas uma ajuda preciosa e uma extensão da sua ação e comunicação. E é por isso que a marca pessoal tem assumido uma importância fulcral para quem está neste negócio e a consciência de que deve ser autêntica, cuidada e humanizada.

Vejamos, as pessoas até podem ser atraídas por jornadas de algoritmos, podem até iniciar a conversa com um bot, mas anseiam, em temas mais complexos, falar rapidamente com alguém que o consiga entender e criar empatia com a sua situação, querem falar com um ser humano empático, criativo e com sentido crítico.

Num mundo em que tudo e todos fazem e parecem iguais, a autenticidade e conexão humana é cada vez mais fundamental para subir em conexão. O ChatGPT pode ajudar a construir a sua história, mas não a vai conseguir contar de forma espontânea e autêntica.

É a sua imagem, o seu diálogo direto e as ações que leva a cabo todos os dias que o farão destacar-se. Não é o aparecer e parecer, é o aparecer e ser, mostrar quem realmente é, o que sente, o que faz!

Para isso nada melhor que comunicar em vários canais com presença, com áudio, com vídeo, com fotos e, claro, com conteúdo genuíno e relevante! Para quem? Para um target definido de acordo com a sua aspiração ou especialização como agente imobiliário.

O seu valor reside no que não pode ser replicado. Por isso, o seu trabalho reside na procura do que o faz único e autêntico, na procura da sua marca pessoal.

Aprenda a dar antes de receber com conteúdo relevante e não pago. Seja uma espécie de guardião e curador da informação que transforma e organiza informação em conteúdo relacional, criativo, simples e principalmente percetível para cada um dos seus targets.

Dê informações tratadas e privilegiadas sobre o seu dia-a-dia, a sua especialização, a sua zona ou nicho, as pessoas e locais com quem e onde interage, fale sobre o estilo de vida e benefícios que pode oferecer a quem o procura, fale sobre preferências do seu target atual e aspiracional, fale de quem já ajudou a comprar e vender, e como. Exemplos:

- “Este é o melhor café”

- “Esta é a melhor escola”

- “Estes são os melhores restaurantes”

- “Estes são os locais que ninguém conhece”

- “Estas são as pessoas da zona”

- “Estes são os meus clientes depois da mudança”

O mais contagiante e, por isso, viral em redes sociais são os seus comentários, porque as pessoas valorizam o feedback e percebem que é mesmo você! E é por isso que não se vendem imóveis nas redes socias, vende-se a forma como pode habitar nestes imóveis, vendem-se experiências e prova-se a sua reputação.

A criação de relação é a base deste negócio, e a passagem do contacto do online para o offline para conhecer as pessoas pessoalmente, deverá ser sempre o seu grande objetivo porque…desta forma, é você, com a sua marca pessoal, que conhecerá e saberá intuir sempre melhor sobre o seu cliente e sempre melhor do que qualquer tecnologia ou programa de IA.

Leia ainda: O que deve exigir de um agente imobiliário?

“O imobiliário é a minha vida e a minha vida é lidar com pessoas.” A viver em Lisboa e a trabalhar em Portugal, Espanha e Itália, Massimo Forte é acima de tudo um apaixonado pela área do imobiliário, um negócio que considera ser de pessoas para pessoas. Com mais de 25 anos de experiência nas maiores empresas de mediação imobiliária, hoje dedica-se a consultoria, formação e partilha de conhecimento como um dos maiores Real Estate Influencers em Portugal.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

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