A declaração de IRS, depois de entregue, pode passar por diversos estados. Assim, até receber o seu reembolso ou a nota de cobrança (no caso de ter de pagar um imposto adicional), é aconselhável estar atento a estado da sua declaração. Como estes estados podem não ser completamente claros à partida, explicamos o que significa cada estado da declaração de IRS e esclarecer as dúvidas de que cada uma significa.
Como consultar o estado da sua declaração?
O estado da sua declaração pode ser consultado no Portal das Finanças. Este representa a situação mais recente da entrega da sua declaração de rendimentos, já recebido pela Administração Fiscal. Depois de se autenticar, deverá seguir os seguintes passos:
- Procurar na caixa de pesquisa "consultar declaração IRS"
- Depois deve selecionar a opção "IRS > Consultar Declaração" da lista de resultados
- Selecionar o ano a que diz respeito a declaração e clicar em "Pesquisar"
- Aqui poderá também consultar as declarações dos últimos 5 anos
Por norma, pode consultar o estado da sua declaração de IRS dois dias após a sua entrega.
Leia também: Não entreguei a declaração de IRS a tempo, e agora?
Quais os estados?
Uma declaração de IRS pode passar por vários estados desde que é entregue por um contribuinte. Assim, é aconselhável ir verificando o estado da sua declaração, visto que pode ter a infelicidade desta ter erros e ser necessário corrigir a sua declaração. À partida, se não houver quaisquer erros ou dúvidas por parte das Finanças, a sua declaração irá passar pelo processo normal e não terá que se preocupar com os diferentes estados. No entanto, e como é sempre melhor prevenir do que remediar, apresentamos-lhe os possíveis estados pelos quais a sua declaração pode passar.
Declaração certa
Se não houver quaisquer erros centrais, então este estado significa que a sua declaração foi validada e está pronta para ser liquidada. Sendo assim, este estado da declaração é puramente transitório e deve monitorizar as mudanças do mesmo até ao final do processo.
Declaração com anomalias
De acordo com a Autoridade Tributária, quando receber uma notificação indicando que a declaração contém anomalias, isto significa que após terem sido verificadas as informações inseridas na declaração, esta contém valores ou outras referências que a Autoridade Tributária não conseguiu validar.
Assim, se a sua declaração tiver erros centrais, deve corrigi-los num prazo máximo de 30 dias. Poderá fazê-lo no Portal das Finanças, acedendo à opção "Entregar declaração de IRS" e de seguida em "Corrigir a declaração já enviada com erros de validação central". Por fim, deverá selecionar o ano pretendido e indicar os números de identificação fiscal dos sujeitos passivos para poder corrigir a declaração.
Declaração substituída
Esta notificação significa que a declaração não será analisada, visto que existe outra mais recente que foi submetida para processamento (ou já tenha sido processada).
Leia ainda: Declaração de substituição do IRS: para que serve e como fazer
Declaração com reembolso
Irá receber esta notificação na eventualidade de faltar unicamente a emissão da liquidação da sua declaração.
Declaração não liquidável
As declarações neste estado não produzem quaisquer efeitos, sendo possível reclamar da autoliquidação. Esta notificação deve-se a certos casos de declarações de substituição que foram entregues fora do prazo legal, tais como:
- Declaração entregue por uma Sociedade Dominada, que esteja enquadrada no Regime Especial de Grupos de Sociedades;
- Declaração entregue por uma Sociedade Transparente.
Liquidação processada
Após a declaração ter sido validada (estado de Declaração Certa), é processada a liquidação. Este estado significa que as contas do imposto foram realizadas e podem dar origem a um reembolso de IRS, ou então a um pagamento que deverá realizar para liquidar o imposto.
Reembolso emitido
Na eventualidade de na sua declaração de IRS não houver divergências, ou quaisquer dívidas fiscais, então a sua declaração passa para o estado de "Reembolso Emitido", logo que as Finanças indiquem que o pagamento possa ser processado.
Pagamento confirmado
Depois do reembolso ser emitido, é apenas uma questão de dias até receber o reembolso. Mal o cheque seja enviado ou a transferência seja realizada, no Portal das Finanças o estado da sua declaração irá ser alterado para "Pagamento confirmado". No entanto, se em vez de ter de receber o reembolso tiver ainda de pagar um imposto adicional, então é-lhe emitida e enviada uma nota de cobrança para liquidar o imposto.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Entreguei a minha declaração de IRS no dia 10/04/2021 e dia 14/05/2021 mudou para declaração certa, acho que agora vou ter que esperar mas um mes para voltar a mudar
Olá, Bruno.
Os reembolsos poderão ser feitos até 31 de agosto.
Entreguei a minha declaração de IRS no dia 08/04/2021 e hoje dia 14/05/2021, ainda aguarda validação.
Olá, Guilherme.
Temos tido feedback de que algumas declarações estão a demorar.
Caso pretenda, sugiro o contacto com a Autoridade Tributária. Poderá fazê-lo através do número 217 206 707 ou através do e-balcão.
Boa noite, entreguei uma declaração dia 1/4 e já foi reembolsada mesmo estando no estado de “Não Vigente”. Tenho uma segunda declaração que pelo contabilista me disse foi a minha antiga empresa que submeteu nova declaração, sendo esta sido validade no dia 2/05. A declaração que me aparece para o exercício de 2020 é a que foi submetida em 2° lugar, e até é de menor valor. Posto isto, acha que a segunda declaração vai continuar a passar as fases até reembolso emitido, ou vai acabar por dar erro? Obrigada
Olá, Cátia.
Nesse caso, deve mesmo contactar a Autoridade Tributária. Poderá fazê-lo através do número 217 206 707 ou através do e-balcão.
Boa noite! Fiz o IRS e na simulação apareceu o valor que iria receber. Em todos os anos anteriores bateu certo e recebi exatamente esse valor. Fui consultar agora no site e aparece liquidação processada mas com um valor muito abaixo do que apareceu na simulação! Será algum erro? O que deverei fazer?
Olá, Tânia.
Nesse caso, sugiro o contacto direto com a Autoridade Tributária. Poderá fazê-lo através do número 217 206 707 ou através do e-balcão.
Olá, a situação da minha declaração mudou hoje para “declaração com reembolso”:
Declaração com reembolso
Irá receber esta notificação na eventualidade de faltar unicamente a emissão da liquidação da sua declaração.
Quanto tempo para a liquidação? Esse status quer dizer que está ok para minha declaração?
Olá, Maykon.
Os reembolsos serão feitos até 31 de agosto.
Contudo, em casos de duvida, sugiro o contacto com a Autoridade Tributária. Poderá fazê-lo através do número 217 206 707 ou através do e-balcão.
Boa tarde, a tua declaraçao ja mudou para reembolso emitido?
Boa tarde, gostaria de saber concretamente o que significa a declaração com reembolso, neste caso é o estado que se encontra o meu IRS. Grata
Olá, Ariana.
Deve significar que a declaração submetida tem reembolso a receber. Estes vão ser feitos até 31 de agosto.
Contudo, sugiro o contacto com a Autoridade Tributária. Poderá fazê-lo através do número 217 206 707 ou através do e-balcão.
Por norma, quantos dias podem ir do estado de “Liquidação Processada” para “Reembolso Emitido”
Olá, Filipe.
Para mais informações sobre o estado do seu IRS, sugiro o contacto com a Autoridade Tributária. Poderá fazê-lo através do número 217 206 707 ou através do e-balcão.
olá a minha declaração diz estar certa desde de 17 de abril e estamos em maio que façoo? pelo que espero? quanto tempo??
Olá, Dylan.
Para mais informações sobre o estado do seu IRS, sugiro o contacto com a Autoridade Tributária. Poderá fazê-lo através do número 217 206 707 ou através do e-balcão.
Esperar é o lema.
Também não é novidade.
Os reembolsos são efetuados até 31 de Agosto.
Boa tarde
A minha declaração está em”Declaração Certa”desde o dia 17 de Abril
Hoje é dia 29,e ainda neste estado
Telefonei para o número de telefone da entidade tributária, e após validar a senha, disseram o que eu já sabia
Não há outro contacto, para eu pedir esclarecimentos a uma operadora?
Olá, Odete.
Muitas pessoas se têm queixado do mesmo.
Não conhecemos outro contacto.
Ainda é cedo. A minha demorou um mês a mudar de estado.
Boa tarde,
Entreguei a minha declaração no dia 1 de Abril, encontra-se como declaração certa desde dia 16 de Abril, hoje são 23 de Abril e continua na mesma.
Olá, Rita.
Sugiro o contacto com a Autoridade Tributária. Poderá fazê-lo através do número 217 206 707 ou através do e-balcão.
Se tens direito a reembolso, vais ter de esperar. Eu estou na mesma situação. É para atrasar o reembolso
Pedro Santos, penso que realmente é isso que está a acontecer, muita gente se está a queixar desta situação..Com quinze dias após terem dado a declaração como certa e mais nada…