IRS

O que significa cada estado da sua declaração de IRS?

Entregou a sua declaração de IRS e não sabe o que significa cada estado no Portal das Finanças? O Doutor Finanças tira-lhe todas as dúvidas.

IRS

O que significa cada estado da sua declaração de IRS?

Entregou a sua declaração de IRS e não sabe o que significa cada estado no Portal das Finanças? O Doutor Finanças tira-lhe todas as dúvidas.

A declaração de IRS, depois de entregue, pode passar por diversos estados. Assim, até receber o seu reembolso ou a nota de cobrança (no caso de ter de pagar um imposto adicional), é aconselhável estar atento a estado da sua declaração. Como estes estados podem não ser completamente claros à partida, explicamos o que significa cada estado da declaração de IRS e esclarecer as dúvidas de que cada uma significa.

Como consultar o estado da sua declaração?

O estado da sua declaração pode ser consultado no Portal das Finanças. Este representa a situação mais recente da entrega da sua declaração de rendimentos, já recebido pela Administração Fiscal. Depois de se autenticar, deverá seguir os seguintes passos:

  1. Procurar na caixa de pesquisa "consultar declaração IRS"
  2. Depois deve selecionar a opção "IRS > Consultar Declaração" da lista de resultados
  3. Selecionar o ano a que diz respeito a declaração e clicar em "Pesquisar"
    • Aqui poderá também consultar as declarações dos últimos 5 anos

Por norma, pode consultar o estado da sua declaração de IRS dois dias após a sua entrega.

Leia também: Não entreguei a declaração de IRS a tempo, e agora?

Quais os estados?

Uma declaração de IRS pode passar por vários estados desde que é entregue por um contribuinte. Assim, é aconselhável ir verificando o estado da sua declaração, visto que pode ter a infelicidade desta ter erros e ser necessário corrigir a sua declaração. À partida, se não houver quaisquer erros ou dúvidas por parte das Finanças, a sua declaração irá passar pelo processo normal e não terá que se preocupar com os diferentes estados. No entanto, e como é sempre melhor prevenir do que remediar, apresentamos-lhe os possíveis estados pelos quais a sua declaração pode passar.

Declaração certa

Se não houver quaisquer erros centrais, então este estado significa que a sua declaração foi validada e está pronta para ser liquidada. Sendo assim, este estado da declaração é puramente transitório e deve monitorizar as mudanças do mesmo até ao final do processo.

Declaração com anomalias

De acordo com a Autoridade Tributária, quando receber uma notificação indicando que a declaração contém anomalias, isto significa que após terem sido verificadas as informações inseridas na declaração, esta contém valores ou outras referências que a Autoridade Tributária não conseguiu validar.

Assim, se a sua declaração tiver erros centrais, deve corrigi-los num prazo máximo de 30 dias. Poderá fazê-lo no Portal das Finanças, acedendo à opção "Entregar declaração de IRS" e de seguida em "Corrigir a declaração já enviada com erros de validação central". Por fim, deverá selecionar o ano pretendido e indicar os números de identificação fiscal dos sujeitos passivos para poder corrigir a declaração.

Declaração substituída

Esta notificação significa que a declaração não será analisada, visto que existe outra mais recente que foi submetida para processamento (ou já tenha sido processada).

Leia ainda: Declaração de substituição do IRS: para que serve e como fazer

Declaração com reembolso

Irá receber esta notificação na eventualidade de faltar unicamente a emissão da liquidação da sua declaração.

Declaração não liquidável

As declarações neste estado não produzem quaisquer efeitos, sendo possível reclamar da autoliquidação. Esta notificação deve-se a certos casos de declarações de substituição que foram entregues fora do prazo legal, tais como:

  • Declaração entregue por uma Sociedade Dominada, que esteja enquadrada no Regime Especial de Grupos de Sociedades;
  • Declaração entregue por uma Sociedade Transparente.

Liquidação processada

Após a declaração ter sido validada (estado de Declaração Certa), é processada a liquidação. Este estado significa que as contas do imposto foram realizadas e podem dar origem a um reembolso de IRS, ou então a um pagamento que deverá realizar para liquidar o imposto.

Reembolso emitido

Na eventualidade de na sua declaração de IRS não houver divergências, ou quaisquer dívidas fiscais, então a sua declaração passa para o estado de "Reembolso Emitido", logo que as Finanças indiquem que o pagamento possa ser processado.

Pagamento confirmado

Depois do reembolso ser emitido, é apenas uma questão de dias até receber o reembolso. Mal o cheque seja enviado ou a transferência seja realizada, no Portal das Finanças o estado da sua declaração irá ser alterado para "Pagamento confirmado". No entanto, se em vez de ter de receber o reembolso tiver ainda de pagar um imposto adicional, então é-lhe emitida e enviada uma nota de cobrança para liquidar o imposto.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

65 comentários em “O que significa cada estado da sua declaração de IRS?
  1. Entreguei a minha declaração de IRS no dia 10/04/2021 e dia 14/05/2021 mudou para declaração certa, acho que agora vou ter que esperar mas um mes para voltar a mudar

    1. Olá, Guilherme.

      Temos tido feedback de que algumas declarações estão a demorar.

      Caso pretenda, sugiro o contacto com a Autoridade Tributária. Poderá fazê-lo através do número 217 206 707 ou através do e-balcão.

  2. Boa noite, entreguei uma declaração dia 1/4 e já foi reembolsada mesmo estando no estado de “Não Vigente”. Tenho uma segunda declaração que pelo contabilista me disse foi a minha antiga empresa que submeteu nova declaração, sendo esta sido validade no dia 2/05. A declaração que me aparece para o exercício de 2020 é a que foi submetida em 2° lugar, e até é de menor valor. Posto isto, acha que a segunda declaração vai continuar a passar as fases até reembolso emitido, ou vai acabar por dar erro? Obrigada

    1. Olá, Cátia.

      Nesse caso, deve mesmo contactar a Autoridade Tributária. Poderá fazê-lo através do número 217 206 707 ou através do e-balcão.

  3. Boa noite! Fiz o IRS e na simulação apareceu o valor que iria receber. Em todos os anos anteriores bateu certo e recebi exatamente esse valor. Fui consultar agora no site e aparece liquidação processada mas com um valor muito abaixo do que apareceu na simulação! Será algum erro? O que deverei fazer?

    1. Olá, Tânia.

      Nesse caso, sugiro o contacto direto com a Autoridade Tributária. Poderá fazê-lo através do número 217 206 707 ou através do e-balcão.

  4. Olá, a situação da minha declaração mudou hoje para “declaração com reembolso”:

    Declaração com reembolso
    Irá receber esta notificação na eventualidade de faltar unicamente a emissão da liquidação da sua declaração.

    Quanto tempo para a liquidação? Esse status quer dizer que está ok para minha declaração?

    1. Olá, Maykon.

      Os reembolsos serão feitos até 31 de agosto.

      Contudo, em casos de duvida, sugiro o contacto com a Autoridade Tributária. Poderá fazê-lo através do número 217 206 707 ou através do e-balcão.

  5. Boa tarde, gostaria de saber concretamente o que significa a declaração com reembolso, neste caso é o estado que se encontra o meu IRS. Grata

    1. Olá, Ariana.

      Deve significar que a declaração submetida tem reembolso a receber. Estes vão ser feitos até 31 de agosto.

      Contudo, sugiro o contacto com a Autoridade Tributária. Poderá fazê-lo através do número 217 206 707 ou através do e-balcão.

    1. Olá, Filipe.

      Para mais informações sobre o estado do seu IRS, sugiro o contacto com a Autoridade Tributária. Poderá fazê-lo através do número 217 206 707 ou através do e-balcão.

  6. olá a minha declaração diz estar certa desde de 17 de abril e estamos em maio que façoo? pelo que espero? quanto tempo??

    1. Olá, Dylan.

      Para mais informações sobre o estado do seu IRS, sugiro o contacto com a Autoridade Tributária. Poderá fazê-lo através do número 217 206 707 ou através do e-balcão.

  7. Boa tarde
    A minha declaração está em”Declaração Certa”desde o dia 17 de Abril
    Hoje é dia 29,e ainda neste estado
    Telefonei para o número de telefone da entidade tributária, e após validar a senha, disseram o que eu já sabia
    Não há outro contacto, para eu pedir esclarecimentos a uma operadora?

  8. Boa tarde,
    Entreguei a minha declaração no dia 1 de Abril, encontra-se como declaração certa desde dia 16 de Abril, hoje são 23 de Abril e continua na mesma.

      1. Pedro Santos, penso que realmente é isso que está a acontecer, muita gente se está a queixar desta situação..Com quinze dias após terem dado a declaração como certa e mais nada…

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.