Impostos

Reembolso do IRS em 20 dias?

Se faz o IRS automático o seu reembolso deverá acontecer rapidamente. A promessa é de 12 dias.

Impostos

Reembolso do IRS em 20 dias?

Se faz o IRS automático o seu reembolso deverá acontecer rapidamente. A promessa é de 12 dias.

O reembolso do IRS é feito todos os anos até 31 de julho. Quem entrega mais cedo a declaração de IRS pela internet recebe também mais cedo a devolução do IRS. Já quem tem acesso ao IRS automático recebe mais rápido ainda.

Prazo de reembolso de 12 dias para o IRS automático e cerca de 20 para os demais

Só quem tem acesso à entrega automática do IRS pode receber o IRS mais rápido: a promessa do Governo, feita em finais de março de 2022, é de 12 dias. Para estes casos, onde a situação fiscal é mais simples, e onde a Declaração foi pré-preenchida pelas Finanças, a validação pela própria é, naturalmente, mais rápida. Nas chamadas declarações manuais (preenchidas pelos contribuintes), a promessa de reembolso é de cerca de 20 dias (o Governo referiu concretamente o esforço para concluir em 19 dias). Mas, não há, na verdade, informação vinculativa que garanta que isto é mesmo assim. A data limite de devolução pela lei é, relembre-se, 31 de julho. Ainda assim, tem-se verificado nos últimos anos um prazo de reembolso inferior a 1 mês, para os casos de IRS preenchidos corretamente e sem qualquer divergência face aos dados em posse das Finanças.

Atrasos no reembolso do IRS

Em caso de dúvidas sobre o pagamento, ou sobre se, de facto, terá direito a reembolso, pode sempre consultar o ponto de situação da sua declaração no Portal das Finanças. Se, ao consultar o estado da sua declaração, se deparar com uma declaração que aguarda validação, isso significa que a mesma ainda não se encontra devidamente conferida e, como tal, está ainda longe da fase que pretende. Ela não foi ainda dada como "declaração certa". Depois disto, a mesma passa à fase de "liquidação processada", em que o valor do imposto já foi apurado. Só após esta fase é que poderá começar a contar com o seu reembolso. Quando a sua declaração estiver no estado "Reembolso emitido" é que pode ter como certo que a ordem de transferência para a sua conta bancária foi dada, ou que o seu cheque foi enviado (conforme o método de pagamento que selecionou). Um dos motivos que pode levar a atrasos na validação são erros. E, claro, quanto mais tarde entregar a sua Declaração de IRS, mais tarde vai receber o seu reembolso.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.