O Doutor Finanças foi distinguido como uma das melhores empresas para se trabalhar em Portugal. O especialista em finanças pessoais ficou em 4º lugar no ranking de Best Workplaces, na categoria de empresas com 101 a 200 colaboradores. Esta distinção é o resultado de um inquérito realizados aos colaboradores.
Depois de ter recebido o selo de certificação pela autoridade Great Place to Work (GPTW), ainda no final do ano passado, foi agora distinguido no ranking das melhores empresas para se trabalhar, refletindo a análise a várias dimensões do ambiente e cultura da empresa.
O reconhecimento de uma empresa enquanto GPTW é baseado numa metodologia global, aplicada há mais de 30 anos, que tem por base a perceção da maioria dos colaboradores, captada através da resposta, voluntária e confidencial, a um questionário (Trust Index ©).
O que dizem os colaboradores do Doutor Finanças
A distinção neste ranking foi, como referido anteriormente, resultado de um inquérito realizado de forma anónima pela Great Place to Work aos colaboradores das empresas. Os resultados foram conhecidos esta quarta-feira, dia 29 de março, e revelam que 97% das pessoas dizem que o Doutor Finanças "é um excelente lugar para trabalhar”.
Este resultado, reflete várias dimensões, nas quais o Doutor Finanças foi avaliado com nota positiva:
- 99% dos colaboradores têm "orgulho em dizer que trabalham" na empresa;
- 96% dos colaboradores dizem que “a liderança lhes dá autonomia para realizar as suas atividades/tarefas”;
- 91% afirma que a liderança se interessa, verdadeiramente, pelo trabalhador “como pessoa, não apenas como colaborador(a)”;
- 92% dos colaboradores realçam ser tratados “como membro de pleno direito”, independentemente do cargo;
- 97% dos colaboradores consideram que, dentro da empresa, “podem ser eles próprios”.
Empresa de Excelência na gestão do capital humano
Este reconhecimento surge depois de o Doutor Finanças ter sido distinguido com o terceiro lugar no Índice da Excelência, o maior estudo de clima organizacional e desenvolvimento do capital humano.
A contribuir para este resultado esteve a pontuação de 86% no indicador global de excelência. De realçar os resultados obtidos no desenvolvimento de competências dos seus colaboradores (87%), bem como de confiança e compromisso (89%).
Leia ainda: Doutor Finanças distinguido como PME Excelência
O que é o Great Place to Work?
O Great Place to Work é uma autoridade global que tem como objetivo a construção, sustentação e reconhecimento de culturas dos lugares de trabalho de alta confiança e elevado desempenho.
O selo de certificação do GPTW valida, a nível mundial, a perceção positiva dos colaboradores sobre a sua empresa.
Em Portugal, o GPTW opera há mais de 20 anos, apresentando anualmente a lista dos melhores lugares para trabalhar, com múltiplos parceiros de comunicação e uma comunidade que vem crescendo de ano para ano.
Como funciona o programa de certificação do GPTW?
O programa de certificação do GPTW é um estudo de ambientes de trabalho reconhecido mundialmente, que aplica a metodologia global do GPTW em mais de 100 países. Podem candidatar-se empresas de todos os setores, com 20 ou mais colaboradores.
Para se candidatar, uma empresa tem de submeter a candidatura no site do GPTW, de forma a agendar uma conversa com a entidade, que vai analisar o objetivo da empresa ao obter o selo.
Existem três passos que a empresa tem de passar para a certificação ser aprovada:
- O primeiro passo é o questionário aos colaboradores (Trust Index©), que é anónimo e tem uma duração de 15 minutos. O método do questionário é o mesmo realizado em todos os países, e é avaliado em 5 dimensões (dimensão de credibilidade, de respeito, de imparcialidade, de orgulho e de camaradagem). O objetivo do questionário é apurar quais as ferramentas que a empresa oferece para construir confiança; como são conduzidas as regras; quais os benefícios oferecidos; qual a estrutura para a construção de um bom trabalho; como é feita a liderança; como são as relações entre colegas; como se sentem os colaboradores a realizar o seu trabalho, e se entendem o seu contributo para a empresa e o contributo da empresa para a sociedade.
- Depois, o segundo passo para obter o selo é atingir uma amostra mínima de respostas dos colaboradores (suficiente para ter credibilidade elevada, perto de 100%), e uma pontuação mínima correspondente a 65% (média geral das respostas). Ou seja, 65% dos colaboradores devem afirmar que fazem parte de uma empresa que corresponda aos ideais do GPW.
- Após atingir a pontuação mínima, a empresa passa a ser certificada e é alvo de análise para perceber o perfil dos colaboradores, e compreender as tendências do mercado.
Leia ainda: Doutor Finanças: Volume de negócios aumenta 25% em 2022 para 10 milhões de euros
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário