Nascemos em 2014 para ajudar as pessoas a tomar melhores decisões financeiras. Começámos por ajudá-las a negociar os seus créditos, num contexto extremamente adverso, em que o país estava sob resgate da troika, o desemprego estava em níveis históricos e as dificuldades financeiras eram elevadas.
O caminho mostrou-nos que era preciso fazermos mais do que simplesmente resolver os problemas financeiros. A pensar no bem-estar futuro de quem nos procura, apostámos num plano assente na literacia financeira, cujo objetivo é dotar as pessoas dos conhecimentos e ferramentas que lhes permitam tomar decisões mais conscientes.
Foi assim que nasceu o portal do Doutor Finanças. Através do portal, que conta atualmente com cerca de dois milhões de visitas por mês, partilhamos artigos e ferramentas que ajudam as pessoas a perceberem os temas financeiros. Aqui, as pessoas encontram conteúdos explicativos, tutoriais, vídeos, simuladores e calculadoras.
Formação como pilar basilar
Ao longo destes oito anos, percebemos que precisávamos de ir mais longe. O compromisso com o outro ganhou novos contornos. A formação tinha de atuar como viga mestra. A Academia Doutor Finanças dá formação em empresas, entidades privadas e públicas, escolas, universidades e particulares. Acreditamos que o bem-estar de cada um de nós só se pode alcançar se as nossas bases estiverem equilibradas. Descuramos muitas vezes as finanças, e quase sempre por ausência completa de conhecimento. E é isso que queremos eliminar.
E se começámos como intermediário de crédito, hoje somos muito mais. Somos intermediários de crédito, mediadores de seguros, temos um PPR, atuamos na eficiência energética e damos formação nas várias vertentes financeiras. Tudo isto só é possível porque somos uma Fintech, o que nos agiganta pelas soluções inovadoras que encontramos para fazer cada vez melhor e chegar a mais pessoas.
É com esta missão de fazer o bem, bem feito, que trabalhamos todos os dias. Esta consciência de que é preciso chegar a mais pessoas levou-nos, inclusivamente, a lançar uma rede de franchising para estarmos onde somos precisos, nos formatos que melhor servem (digital ou físico).
Sabemos que ainda há muito para fazer. No Doutor Finanças estamos, orgulhosamente, comprometidos com o caminho que ainda há para trilhar. Porque acreditamos verdadeiramente que teremos uma sociedade mais saudável se garantirmos o triângulo do bem-estar: mente, corpo e carteira.
Rui Bairrada começou a sua vida profissional em 1995 como estafeta no Deutsche Bank. Nos anos seguintes assumiu responsabilidades em diferentes áreas comerciais até sair, 12 anos depois, deixando a função de Partnership Banking Coordinator, para criar o seu próprio negócio em finanças pessoais. Nos anos que se seguiram foi Managing Partner da Personal Finance, Diretor Geral da Dignus Capital e Board Member da Reorganiza, até fundar, em 2014, o Doutor Finanças, com o objetivo de ajudar os portugueses a tomar melhores decisões financeiras para as suas vidas. Atualmente, Rui Bairrada é CEO do Doutor Finanças. Em 2023 contou a sua história de vida no livro “De Estafeta a CEO: as decisões que constroem uma liderança”.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário