Investimentos

Como investir dinheiro em Portugal? 5 alternativas que deve conhecer

Saber como investir dinheiro em Portugal é uma ajuda preciosa para criar estratégias de investimento e rentabilizar as poupanças.

Investimentos

Como investir dinheiro em Portugal? 5 alternativas que deve conhecer

Saber como investir dinheiro em Portugal é uma ajuda preciosa para criar estratégias de investimento e rentabilizar as poupanças.

Encontrar uma fórmula de sucesso nos investimentos exige um equilíbrio entre diferentes ativos financeiros. A boa notícia é que a oferta de produtos de investimento é alargada. Mas, afinal, como investir dinheiro em Portugal?

Os investidores têm um leque bastante variado de instrumentos à disposição. Através dos diversos intermediários financeiros, podem ir diretamente ao mercado de capitais comprar ações ou obrigações de empresas, por exemplo. Contudo, existem outros produtos que permitem investir sem ter de se escolher propriamente uma empresa ou um ativo.

5 opções para quem quer saber como investir dinheiro em Portugal

Olhemos com mais detalhe para as principais respostas às perguntas sobre como investir dinheiro em Portugal. De realçar que, embora existam inúmeras opções, convém sempre evitar instrumentos financeiros com os quais não se está familiarizado e que não correspondem ao perfil de risco.

Planos Poupança Reforma ou PPR

Os Planos Poupança Reforma (PPR) são instrumentos direcionados para o médio ou longo prazo. Tal como o nome indica, o objetivo mais comum é servirem como complemento à reforma. Além disso, destinam-se a quase todos os investidores, já que há ofertas que se adequam aos diferentes perfis de risco:

  • PPR comercializados como seguros: geralmente, garantem o capital investido e têm baixo risco;
  • PPR vendidos sob a forma de fundos de investimento: o nível de risco varia consoante a proporção do produto alocada a ativos mais voláteis, como as ações.

Entre as grandes vantagens dos PPR estão, sem dúvida, os seus benefícios fiscais. Mas, para isso, há uma condição: só se pode resgatar este produto sem penalizações em circunstâncias bem definidas.

Leia ainda: PPR com bom desempenho num semestre positivo para os fundos

Certificados de Aforro e do Tesouro

Se procura alternativas de como investir dinheiro em Portugal, os Certificados de Aforro e do Tesouro são certamente uma opção a ter em conta. Trata-se, no fundo, de dívida pública destinada a pequenos investidores. Contam com um alto nível de segurança, já que têm o capital garantido, e podem ser uma alternativa aos tradicionais depósitos a prazo.

Nos Certificados de Aforro, a taxa de juro anda de mãos dadas com a Euribor a três meses, sendo que não pode superar os 2,5% ilíquidos. A esse valor somam-se prémios de permanência, que começam em 0,25% entre o segundo e o quinto ano do investimento e vão subindo de forma gradual até 1,7% nos 14.º e 15.º anos.

Já os Certificados do Tesouro Poupança Crescimento têm um prazo máximo de sete anos. Pagam uma taxa de juro crescente, que começa em 0,70% no primeiro e segundo anos da aplicação e termina em 1,60% no sétimo ano.

Leia ainda: Certificados de Aforro e do Tesouro: Quais as diferenças?

Obrigações

Entre as alternativas de como investir dinheiro em Portugal constam as obrigações, ou seja, títulos de dívida de empresas, bancos ou Estados. Apesar de terem menos risco do que as ações, também existe risco de perda de capital. Isso pode acontecer caso o emitente não tenha os fundos necessários para fazer o reembolso dessa dívida no final do prazo ou se os títulos desvalorizarem em bolsa e forem vendidos.

Geralmente, o investimento em obrigações é direcionado a grandes investidores. No entanto, nos últimos anos cada vez mais empresas portuguesas têm feito emissões para pequenos investidores. Como tal, afiguram-se uma alternativa para quem explora opções de como investir dinheiro em Portugal.

Leia ainda: Obrigações regressam ao radar. Saiba como investir

Ações

Já alguma vez pensou que determinada empresa tem um negócio tão rentável que gostaria de ser sócio e participar nos seus lucros? Pois bem, se estiver cotada em bolsa, pode efetivamente fazê-lo através do investimento em ações – isto é, títulos que representam uma fração do capital social de uma empresa.

A forma de ganhar dinheiro com ações passa pela sua eventual valorização e pela distribuição de dividendos. No entanto, estes instrumentos têm um risco elevado, já que podem sofrer desvalorizações acentuadas.

Para isso, pode, então, investir na Bolsa em Portugal. Com efeito, no mercado nacional negoceiam-se ações de 30 empresas. No entanto, destas, apenas 16 têm dimensão e liquidez suficientes para integrar o PSI, o índice de referência da bolsa portuguesa. Ainda assim, o leque de oferta para os investidores nacionais é bem maior, já que os diversos intermediários financeiros dão acesso a ações das maiores bolsas mundiais.

Leia ainda: Investir em ações no longo prazo compensa

Fundos de investimento e ETF

Existem, em comercialização, centenas de fundos de investimento em Portugal, que podem ser equacionados quando se trata de saber como investir dinheiro em Portugal. E, aqui, há uma grande diversidade. Há produtos que investem nos mercados globais como um todo, outros especializam-se em setores, geografias ou em determinadas classes de ativos. Essa variedade permite encontrar opções para quase todos os perfis de risco.

Uma das vantagens deste tipo de investimentos é que a gestão recai em equipas profissionais que tomam as decisões sobre quais os ativos com maior potencial. Outro ponto forte é que oferecem diversificação, já que tendem a investir em dezenas de ativos diferentes.

Nos últimos anos, tornaram-se também bastante populares os exchange-traded funds (ETF). São fundos de investimento negociados em bolsa, como se fossem ações. Contudo, em vez de terem uma equipa de gestão que escolhe os melhores ativos, limitam-se a replicar automaticamente um índice.

Ferramentas e recursos para investidores em Portugal

Para saber como investir dinheiro em Portugal, não basta encontrar os investimentos que mais se adequam aos seus objetivos. Convém igualmente ter em atenção os seguintes aspetos:

  • Analisar os custos e as comissões dos diferentes instrumentos e intermediários financeiros. A CMVM, por exemplo, dispõe de simuladores que permitem perceber quanto terá de pagar para comprar, vender e manter uma ação, por exemplo;
  • Fazer as contas ao peso dos impostos sobre dividendos e ganhos de capital;
  • Estudar o histórico de retornos ajustados ao risco dos fundos de investimento, o que pode ser feito em sites especializados.

Este trabalho de casa pode ser importante na hora de selecionar os investimentos. Mas, seja qual for o perfil de risco, não faltam opções onde investir dinheiro em Portugal.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.