Existem muitas marcas que nos são familiares e que “vivem” connosco desde que nos lembramos. Estão tão presentes que nem questionamos as mudanças que tiveram de operar para continuarem a estar visíveis no dia a dia dos seus clientes ou consumidores.
Para aqueles que querem investir diretamente numa empresa ou para os curiosos que pretendem conhecer melhor o negócio de uma marca, é fundamental saber analisar os seus pontos fortes e fracos. Para isso, existe um conjunto de fatores que devemos ter em atenção.
Conhecer o negócio da empresa
O primeiro passo para podermos analisar uma empresa é perceber o que é que essa empresa faz, qual é a sua mais-valia ou como é que acrescenta valor aos seus consumidores/clientes.
O segundo passo tem a ver com a perceção da grandeza da empresa em questão. Qual o mercado onde opera? Por exemplo, se analisarmos uma empresa que está sediada no mercado interno português e outra no mercado norte-americano, logicamente que a segunda tem um mercado muito superior para poder explorar. Contudo, o facto de ter um mercado muito maior também pode significar que tem uma concorrência superior.
Assim, numa primeira fase é importante conhecermos o que faz a empresa que estamos a analisar e quais os mercados onde opera. Dentro desta análise, teremos de entender se o produto que está associado a uma empresa se destaca pela criatividade, pela simplicidade ou pela inovação ou se pode ser facilmente replicável por outras empresas.
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Perceber a concorrência
Conforme mencionei no ponto anterior, é importante termos a perfeita noção do mercado em que se insere a empresa que pretendemos avaliar. Esta até pode ter um produto muito interessante, inovador e atual, contudo, deveremos ter sempre bem presentes quais as alternativas no mercado global.
Adicionalmente é importante percebermos qual a quota de mercado da empresa em questão face à concorrência. É ainda fundamental analisar outros mercados em que a empresa não está inserida de forma a perceber se o seu espaço está ocupado por outra empresa ou se existe margem para que o seu negócio continue a crescer e a expandir-se por novos consumidores/clientes.
A evolução do negócio
Depois de analisarmos o produto ou serviço que distingue a empresa que estamos a analisar, devemos avaliar a sua evolução ao longo do tempo. Qual a história da empresa. Se é uma marca reconhecida e implementada no mercado ou se está agora a dar os primeiros passos. Perceber as perspetivas de crescimento é outro dos pontos essenciais na avaliação de uma empresa. Será que está estagnada? Continua a crescer, mas a um ritmo inferior? Se sim, por que motivos isto acontece?
Para quem quer conhecer a fundo uma empresa, será igualmente importante conhecer a estratégia que os gestores têm e que vão seguir. Todos estes dados são fundamentais para entendermos o caminho que a empresa irá seguir no futuro.
Análise financeira da empresa
Chegados a este ponto, importa analisar os dados económicos da empresa. Os relatórios e contas dão-nos uma fotografia sobre o estado da empresa em cada momento. Assim, o balanço indica-nos qual o ativo, passivo e capital próprio. Podemos perceber se a empresa está, ou não, muito endividada no curto e médio/longo prazo. A demonstração de resultados indica-nos qual resultado da empresa em cada ano.
É importante analisar mais do que um ano para percebermos a evolução que a empresa tem vindo a ter. Dentro deste parâmetro, faz todo o sentido perceber quais os custos que têm maior impacto nos gastos da empresa e se estes custos são fixos ou variáveis.
Analisar os fluxos de caixa é também importante de forma a percebermos como evolui a liquidez a cada momento, e qual a pressão que pode ou não existir sobre a empresa para cumprir com os seus compromissos.
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Crescimento da receita e crescimento dos lucros
Estes dois indicadores são diferentes. O crescimento da receita indica-nos a capacidade de uma empresa em continuar a encontrar novas fontes de rendimento ou em captar novos clientes que acabam por proporcionar mais vendas. A este indicador deveremos juntar o crescimento dos lucros, que nos demonstra qual o sucesso e eficiência operacional da empresa.
Como exemplo, uma empresa pode gerar muitas receitas, mas se tiver custos superiores o lucro é negativo e a empresa terá de se financiar para conseguir pagar os seus compromissos. Neste caso, a empresa não está a ser operacionalmente eficiente.
Sentimento de mercado
Por fim, é importante analisar qual o sentimento do mercado relativamente à empresa que estamos a avaliar. Se a avaliação tem como objetivo o investimento, será importante conseguir isolar o ruído que pode existir no curto prazo e focarmo-nos no futuro. Contudo, se percebermos que o ruído de mercado em torno de uma empresa pode alterar a sua trajetória e perceção no futuro, então deveremos ter isso em conta na hora de efetuarmos os nossos investimentos.
Por outro lado, se começam a surgir muitas notícias em torno de uma empresa isso pode significar que algo poderá estar para acontecer. Se isto suceder, será importante manter uma atenção redobrada a toda a informação disponível, de forma a definirmos com maior exatidão uma estratégia de investimento.
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Apaixonado pelo desporto e economia, foi jogador profissional de Futebol, tendo atuado em clubes como S.L. Benfica, Estoril, entre outros. Conciliou a carreira desportiva com a académica, terminando a licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (NOVA SBE). Continua ligado às suas duas paixões profissionais, desempenhando a função de Financial Advisor e colaborando como analista desportivo na CNN Portugal. Foi comentador residente no programa Jogo Económico do JE e Presidente do Conselho Fiscal da Federação Portuguesa de Footgolf. (FPFG). Participa com regularidade em eventos sobre Literacia Financeira.
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