Investimentos

Onde arranjo dinheiro para investir?

Perdeu o medo e quer começar a investir? O problema é que não tem dinheiro disponível? Deixo-lhe uma dica simples que talvez já tenha identificado, mas que nunca fez avançar.

Conheço muitas pessoas que dizem que gostavam de ter dinheiro para investir, mas que infelizmente não têm. A essas pessoas, quero dar uma dica simples e prática, e que depende apenas da sua vontade e de algum “trabalho”. Não está à espera de mudar a sua vida financeira sem qualquer espécie de esforço, pois não?

Tem dinheiro arrecadado e não sabe?

Sei, por experiência própria, que tenho - de certeza - algumas centenas de euros “perdidos” na minha arrecadação. Já tirei fotos a várias coisas que pretendo vender, mas confesso que tenho deixado passar o tempo e ainda não as coloquei à venda no OLX (ou equivalente). Tenho uma cadeirinha de bebé, duas bicicletas que já ninguém usa, mesas, prateleiras de quarto de criança impecáveis, móveis do IKEA que estão ótimos, eletrodomésticos que me ofereceram e que nunca usei, roupas ainda com a etiqueta, etc.

Se se queixa de que não tem dinheiro para investir, estou a dar-lhe uma ideia simples para arranjar dinheiro com esse preciso objetivo. Acredito piamente que conseguirá com relativa facilidade vender coisas que já não gosta/precisa no valor de 50 ou 100 euros. Estou certo?

Só precisa transformar esta hipótese numa espécie de jogo. Aposte consigo próprio que vai conseguir vender três coisas nos próximos dois meses. E prometa-me que vai usar esse dinheiro para investir. A forma mais simples é abrir conta numa corretora low cost (Degiro, XTB, Trade Republic, etc). Inicialmente, não precisa de (muito) dinheiro para fazer isso. Precisará de alguns euros para provar que as transferências entre a corretora e o seu banco estão a funcionar e que a conta é mesmo sua, mas o resto (para investir) pode transferir quando quiser ou, neste caso, quando o tiver.

Assim que vender alguma coisa transfere para lá esse dinheiro. Assim que lá tiver 100 euros, subscreva um ETF SP 500 ou contacte-me (se eu vir a sua mensagem) e faço um artigo a explicar o que fazer a seguir. Ou faça um fundo PPR que aceite valores pequenos. Mas o primeiro passo é juntar esse dinheiro com a “tralha” que tem em casa. 

Leia ainda: Quais os melhores investimentos com pouco dinheiro?

Consegue ganhar mais algum dinheiro?

Outra opção é fazer alguns trabalhos extra com este objetivo. Talvez tenha algum talento que possa monetizar (vender) e nunca teve coragem de avançar. Normalmente, dar esse passo muda a vida financeira das pessoas. De repente, algumas pessoas descobrem que, afinal, podem viver não apenas do seu trabalho por conta de outrem. Pode ser libertador. No meu caso, foi.

Talvez assim - com dinheiro que estava a acumular pó no seu sótão/garagem/arrecadação - perca um pouco o medo de dar este primeiro passo. Vamos lá. Você consegue!

Leia ainda: Como usar o subsídio de férias com inteligência

Pedro Andersson nasceu em 1973 e apaixonou-se pelo jornalismo ainda adolescente, na Rádio Clube da Covilhã. Licenciou-se em Comunicação Social, na Universidade da Beira Interior, e começou a carreira profissional na TSF. Em 2000, foi convidado para ser um dos jornalistas fundadores da SIC Notícias. Atualmente, continua na SIC, como jornalista coordenador, e é responsável desde 2011 pela rubrica "Contas-Poupança", dedicada às finanças pessoais. Tenta levar a realidade do dia a dia para as reportagens que realiza.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.