- nos dados da morada, pode alterar a morada fiscal e, também, se for o caso, a morada de estabelecimento;
- nos dados de contacto pode alterar, na caixa respetiva, o endereço eletrónico, telemóvel e telefone.
- para alterar o endereço eletrónico ou telemóvel, abra a seta verde “Ações” (descendente) da caixa respetiva e clique em “alterar”, como mostramos na imagem anterior;
- se pretender alterar o telefone, clique em “Novo contacto”, na caixa “Telefone”;
- após alterar qualquer dado, grave na opção verde que lhe é fornecida;
- aproveite e fidelize os contactos novos, clique na opção de fidelização (surge após introduzir e gravar os novos dados) e insira o código que lhe enviam por SMS/e-mail. Para inserir esse código tem de abrir a seta verde e selecionar a opção “inserir código”.
Alterar o IBAN / NIB em 3 passos
Entre na plataforma, em Segurança Social Direta, com os seus dados de acesso.Passo 1: abra a secção “Perfil” e, dentro do “Perfil”, escolha “Conta bancária”:Passo 2: se não tem uma conta bancária registada na Segurança Social, ou tem e quer alterar, clique em “Indicar nova conta”:Passo 3: insira os dígitos do IBAN e do código BIC/Swift da conta que quer associar à Segurança Social ou altere os dados da que já possui. E faça “Gravar”. O processo está concluído.Ao alterar o IBAN, esta alteração será válida para todas as prestações que estiver, ou vier a receber.Tome nota:- o IBAN é um código bancário que começa por PT50 (código país), seguido de 21 algarismos (designado “número de identificação bancária” ou NIB) que encontra, por exemplo, num extrato bancário da sua conta.
- o código BIC/SWIFT é um código associado ao banco e ao país. Conforme o banco da sua conta, ele poderá ou não ser automaticamente preenchido pelo sistema. Encontra este código num extrato da sua conta bancária.
Alterar a palavra-chave em 3 passos
Se pretende alterar a sua palavra-chave e tem os demais contactos pessoais atualizados, aceda à Segurança Social Direta, com os seus dados de acesso.Passo 1: escolha, dentro do “Perfil”, a opção “Conta de utilizador”:Passo 2: escolha a opção do lado esquerdo “Alterar palavra-chave”:Passo 3: defina a nova palavra-passe e, no final, clique na caixa verde “Alterar palavra-chave”. O processo está concluído.Esquecimento ou perda da palavra-chave: o que fazer
Se não se recorda da sua palavra-passe pode fazer a autenticação gov.pt, ou seja, usando o seu cartão de cidadão (é necessário ter um leitor de CC) ou a chave móvel digital. Se, ainda assim, pretender pedir a recuperação da palavra-passe, saiba que:- As validações de segurança são feitas para o e-mail ou número de telefone que forneceu quando se registou.
- Se não forneceu ou não estão atualizados os dados de e-mail e telefone, o código de verificação seguirá por carta para a sua morada.
- Se não tem a morada atualizada, comece por alterar a sua morada. No entanto, porque não se lembra da palavra-passe da Segurança Social, não pode atualizá-la na Segurança Social Direta. Comece por atualizar a morada fiscal no Portal das Finanças. Depois do processo concluído, a Segurança Social é automaticamente notificada da mudança de morada (não terá de fazer nada). Assim, já terá para onde enviar a nova palavra-passe.
Alterar a morada presencialmente num serviço da Segurança Social
Se não conseguir alterar a morada online, por qualquer motivo, pode sempre fazê-lo presencialmente num balcão da Segurança Social. Terá de entregar o Modelo MG 02 - DGSS, preenchido e assinado. Pode ainda enviar esse formulário preenchido ao Centro Distrital de Segurança Social, de preferência da área de residência, anexando os seguintes documentos:- fotocópia de documento de identificação civil válido ( bilhete de identidade, passaporte, ou, no caso de cidadão de nacionalidade estrangeira, cartão de cidadão estrangeiro ou título de residência);
- fotocópia do Cartão de Identificação da Segurança Social (ou do Cartão de Pensionista, ou de documento onde conste o Número de Identificação da Segurança Social (NISS).
Como alterar a morada, se tem Cartão de Cidadão
Se tem Cartão de Cidadão, não pode alterar a morada na Segurança Social. Pode fazer a alteração online no portal “eportugal.gov”. Se preferir, pode sempre alterar a morada (caso tenha cartão de cidadão, ou BI) presencialmente, numa Loja do Cidadão ou num balcão do IRN (Instituto dos Registos e Notariado). O serviço é gratuito nos Espaços Cidadão e tem um custo de 3,00 € nos Balcões do IRN.A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário