O Doutor Finanças disponibiliza mais uma ferramenta para facilitar as suas finanças pessoais. Depois da calculadora de amortizações e da calculadora de despesas, está agora disponível o Mapa de Juros.
Poderá descarregar o seu Mapa de Juros aqui:
O mapa de juros é uma folha de cálculo (em Excel) que lhe permite verificar para o seu crédito:
- Quanto paga de juro em cada prestação
- Quanto capital amortiza em cada prestação
- Quanto irá pagar de juros no total do seu crédito
- Qual o impacto que a mudança das taxas de juro têm no seu crédito
A utilização é muito simples, basta preencher as células a vermelho e visualizar os resultados.
Espero que lhe seja útil. Qualquer dúvida ou sugestão, por favor contacte-me.
Etiquetas
- #capital amortizado,
- #juros,
- #mapa de juros
No site do Millenium mostram o mesmo para o meu empréstimo mas com a folha de cálculo deu para confirmar que estava correcto. Obrigado 🙂
Boa tarde,
estou com intenções de comprar a minha primeira casa, mas além de não perceber nada sobre crédito à habitação (txs juro, tx euribor, etc, etc), gostaria de saber se existe alguma maneira de saber se, por ex.º, se ficasse com uma prestação mensal entre 450 a 550 Eur/ mensal, qual o valor do empréstimo associado (que tem a ver com o valor da casa que se compra, certo ?).
Se me puder dar algumas luzes sobre estas minhas dúvidas, ficaria-lhe muito grata.
Atentamente,
Rute Fernandes
Boa noite
Os meus parabens pelo blog. Tenho pena de só agora ter conhecimento dele.
Gostaria de saber se existe algum mapa em execel que possa facilitar o controlo das prestações com créditos (habitação), que possibilite ajustar as variações da taxa de referência euribor. Um mapa com estas possibilitaria saber se o banco está a fazer as actualizações correctas ou não.
obrigado
ruas
@Mónica,
Terás de utilizar a TAN e não a TAEG. Ao cálculo do valor que obtiver com a TAN terá de somar outras despesas que eventualmente possa incorrer devido às condições do cartão de crédito.
Boa Noite Pedro,
Antes de mais Parabéns pelo Blog, é Super útil. Encontrei-o porque ando à procura de uma fórmula para calcular o número de prestações que são necessárias para efectuar um pagamento sujeito juros e qual o valor em dívida após cada mensalidade.
O caso prático é que emprestei 1000eur, que retirei de um cartão de crédito, e o combinado é ser paga uma mensalidade de 40eur fixa, a TAEG do cartão é 27,51% anual. Utilizei o Mapa de Juros que disponibilizou e por tentativas o mais próximo que consegui chegar foi 37 meses com uma prestação de 40.38eur.
Poderá ser feito assim ou existe alguma outra fórmula?
Obrigada,
Cumprimentos
Óla pedro , queria ver se me pode ajudar ? eu tenho credito de 105 mil euros ,fiz escritura a 30 de maio 2008 , euribor a 3meses e 0,7 de spread , foi revista a taxa em dezembro aplicaram já com spread 4,9. pelas tabelas que estive a ver não está correto !
Gostava que fize-se uma analise , se poder .
(Enganei-me no tópico)
Paulo Gomes, se as suas contas estiverem certas representa quase 80€ a menos de prestação, no meu caso 🙂
Paula, conhece a função Goal Seek do Excel? Tools->Goal Seek. Pode utilizá-la no seu caso, mas se tiver dificuldades diga-me.
Olá Paula,
Acho que ao reduzir o prazo do empréstimo resolve o seu problema. Ou seja, se está a pagar um crédito por 285 prestações, mas entretanto vai amortizando, claro que ao chegar ao final do empréstimo já há prestações pagas (pois já as amortizou), por isso ficam negativos.
Experimente a mesma simulação mas no número de prestações em falta coloque 200.
Espero ter ajudado.