O seguro multirriscos, também conhecido por seguro habitação ou da casa pode ajudá-lo a poupar centenas de euros caso exista algum incidente na sua casa (ou até mesmo na dos seus vizinhos). De realçar que este seguro não é obrigatório, a menos que tenha contratado um crédito habitação.
Ter contratadas as coberturas mais adequadas ao seu caso é fundamental. Seja numa situação de inundação, tempestade ou de problemas elétricos, por exemplo. Assim, pode ainda evitar ter algumas surpresas no momento em que precisar de acionar o seu seguro da casa.
Uma coisa que deve ter em atenção é que o seguro multirriscos não cobre o recheio da casa. Ou seja, só garante as partes estruturais.
Leia ainda: Como poupar nos seguros associados ao crédito habitação?
As coberturas mais comuns num seguro multirriscos
As coberturas de um seguro multirriscos podem variar não só consoante a seguradora, mas também do serviço que subscreveu. No entanto, podemos enumerar alguns exemplos das coberturas mais comuns que este seguro costuma incluir, nomeadamente:
- Danos causados por incêndios, explosões, quedas de raios e aluimento de terras;
- Pesquisa de avarias;
- Danos no chão, parede e mobiliário causados por inundações e problemas em canos de água e esgotos;
- Responsabilidade civil do segurado e pessoas do seu agregado familiar (decorrentes de lesões materiais e ou corporais, involuntariamente causados a terceiros);
- Indemnização por furto ou roubo incluindo danos em portas e janelas danificadas;
- Cobertura de riscos elétricos (para os seus equipamentos).
Às opções já pré-feitas pelas seguradoras, que por norma são a básica e a intermédia, pode optar por uma solução mais avançada, onde pode adicionar outras coberturas. Já o prémio é calculado em função das coberturas contratadas.
Outras coberturas que o seu seguro multirriscos pode ter
É muito comum os seguros não cobrirem apenas o óbvio e terem “coberturas menores” associadas. Coberturas essas que muitos consumidores desconhecem. No caso dos seguros multirriscos, pode encontrar ainda algumas das seguintes coberturas:
- Serviço de assistência. Aqui pode disponibilizar de técnicos para prestação de serviços de remodelação, conservação e manutenção da habitação. Porém, pode incluir apenas o reembolso de despesas, até ao montante definido nas condições particulares. O seguro pode ainda abranger proteção jurídica, assistência médica ao domicílio.
- Pagamento de despesas em lavandaria e restaurantes. Se, em caso de sinistro, não lhe ser possível ou utilizar a máquina de lavar, por exemplo, pode ter direito ao reembolso das despesas que tiver, mediante a apresentação de faturas. O seguro apenas vai cobrir até ao valor fixado nas condições particulares e tem de garantir que aciona o seu seguro nestes casos.
- Pagamento de despesas de alojamento. Se a sua casa ficar inabitável, as despesas de alojamento podem também ser reembolsadas pelo seguro. Deve acionar o serviço de assistência e, mais uma vez, até ao montante fixado nas condições particulares (com apresentação da respetiva fatura).
- Pagamento de despesas de regresso antecipado. No caso de estar fora da sua casa e aconteça um infortúnio na mesma que o obrigue a regressar de férias, por exemplo, ao acionar o serviço de assistência ser-lhe-á providenciado um bilhete de regresso a casa.
- Substituição de televisão por 15 dias sem custos. A sua televisão foi roubada ou simplesmente estragou-se? A seguradora poderá, a seu pedido, emprestar-lhe uma semelhante por um prazo de 15 dias, sem custos.
- Apoio Jurídico em caso de furto. Em caso de assalto à sua residência, pode pedir o serviço de apoio jurídico
- Pagamento a um vigilante. Se a sua casa ficar acessível do exterior, e tiver gastos associados a um serviço de segurança, pode também recorrer à seguradora.
- Pagamento de transporte de móveis por sinistro na habitação. No caso de ter que fazer mudanças devido a um acidente em casa, o custo de transporte também pode vir a ficar a cargo da seguradora. Deve ter em atenção até que distância está coberto.
- Assistência médica ao domicílio. Sempre que, por sinistro, o estado de saúde do tomador do seguro o justificar, ao acionar o serviço de assistência será enviado um médico à residência.
O seguro multirriscos cobre o recheio da casa?
Na maioria dos casos este seguro não protege o respetivo recheio. O mais comum é que, para ter esse direito, tenha de subscrever esta opção ou contratar um seguro para o recheio. Por isso, e para evitar surpresas, reveja a sua apólice.
O seguro de recheio indemnizará o segurado dos bens furtados ou roubados (assim como os estragos em portas e janelas) ou resultante de acidentes com o recheio da casa, até ao limite do capital contratado.
No caso de contratar um seguro de recheio, seja rigoroso no cálculo dos bens a segurar para, no caso de ter um sinistro, a companhia de seguro o indemnizar corretamente. Periodicamente, e especialmente se adquirir novo bens para o recheio da sua casa, deverá fazer a atualização do capital seguro.
Como escolher o melhor seguro e as suas coberturas?
Seguros: Não termine o ano sem rever a sua carteira
As várias seguradoras podem praticar valores semelhantes entre si, mas diferir nas coberturas e noutros detalhes. A forma mais simples de poder escolher a melhor proposta quanto aos seus seguros, pode passar por ter um mediador não exclusivo.
A mais valia desta opção é ter alguém que conhece o mercado das seguradoras e consegue identificar em todas elas qual será a melhor proposta consoante as características do cliente e os diferentes seguros que pretende.
Antes de decidir os riscos que quer ver cobertos pela sua apólice deve estar bem informado sobre cada cobertura, as suas obrigações enquanto segurado, o valor da franquia e como é realizado o pagamento em caso de indemnização.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário
5 comentários em “O que cobre um seguro multirriscos?”