O valor que paga pelo seu seguro multirriscos depende de alguns fatores, para além da seguradora onde o contratou. A entidade onde faz o seguro tem de fazer uma avaliação de riscos antes do contrato, para que seja definido o prémio que vai pagar pelo seguro.
Por isso, se paga mais pelo seu seguro multirriscos do que conhecidos seus, pode significar que os riscos associados à sua habitação são maiores ou que tem mais coberturas acrescidas. Assim, sabe quais são os aspetos que podem afetar o valor do seguro multirriscos?
Fatores que podem influenciar o prémio do seguro
O prémio corresponde ao valor que vai pagar pelo seu seguro. Este valor é calculado com base em diversos fatores e pode ser pago anualmente, mensalmente, trimestral ou semestralmente.
A avaliação de risco feita pela seguradora antes de haver a celebração do contrato vai determinar o valor do prémio. Quanto maior for o risco avaliado pela seguradora, mais alto pode ser o valor a pagar.
Assim, este risco é determinado de acordo com os seguintes fatores:
- Código postal (zonas sísmicas);
- O andar (se for prédio);
- Se é apartamento ou moradia;
- Área bruta privativa e dependente;
- Ano da matriz;
- O valor de reconstrução (se a casa ficar destruída);
- Coberturas.
Quais as coberturas base de um seguro multirriscos?
As coberturas de um seguro multirriscos dependem da seguradora que escolheu e também das exigências que colocar. Assim, existem as coberturas consideradas comuns e, regra geral, um seguro multirriscos cobre:
- Danos por incêndios, explosões, quedas de raios e aluimento de terras;
- Pesquisa de avarias;
- Danos no chão, parede e mobiliário consequentes de inundações e problemas com canos de água e esgotos;
- Responsabilidade civil do segurado e agregado familiar (por eventuais lesões materiais ou corporais, involuntariamente causados a terceiros);
- Indemnização por furto ou roubo, incluindo danos em portas e janelas;
- Cobertura de riscos elétricos.
Leia ainda: Seguro Multirriscos: Coberturas que tem mas pode não conhecer
E se eu quiser adicionar outras coberturas opcionais?
Pode optar por uma solução onde consiga adicionar coberturas. Como, por exemplo, adicionar ao seu seguro a cobertura do recheio da casa. Ou seja, por norma, um seguro multirriscos apenas cobre a estrutura do imóvel, pelo que se quiser segurar os bens que tem dentro de casa, deve adicionar a cobertura do recheio.
Depois, existem outras ocorrências que pode acrescentar às coberturas do seu seguro multirriscos e que muitos consumidores desconhecem. Tais como:
- Serviço de assistência - Disponibilização de técnicos para prestação de serviços de remodelação, conservação e manutenção da habitação; proteção jurídica e assistência médica ao domicílio. Pode estar apenas incluído o reembolso de despesas, no valor máximo definido no contrato;
- Despesas em lavandaria – Se não puder utilizar a sua máquina de lavar em caso de sinistro; E em restaurantes e de alojamento caso a sua casa fique inabitável, sempre até ao montante fixado nas condições particulares e com apresentação das faturas;
- Despesas com um regresso antecipado – caso esteja fora de casa e haja uma ocorrência que o obrigue a voltar;
- Substituição de televisão durante 15 dias – Caso a sua televisão seja roubada ou fique estragada num acidente, pode usufruir de uma televisão substituta durante 15 dias sem custos;
- Serviço de apoio jurídico – Se a sua casa for assaltada;
- Despesas com um vigilante – Se a sua casa ficar acessível pelo exterior e precisar de um serviço de segurança, a seguradora cobre despesas com um vigilante;
- Despesas com mudanças – Em caso de acidente no imóvel e de ter que fazer mudanças, o seguro também pode cobrir despesas com o transporte, dependendo da distância;
- Assistência médica ao domicílio – Se o estado de saúde do tomador do seguro justificar, pode acionar o serviço de assistência e um médico será enviado à residência.
Resumindo, todos estes fatores podem influenciar o valor do seu seguro multirriscos. Por isso, caso se esteja a perguntar porque paga mais pelo seguro do que os seus conhecidos, deve avaliar a apólice do seu seguro para encontrar a resposta.
Se chegar à conclusão de que quer pagar menos por este seguro, peça uma revisão das condições à seguradora com as alterações que gostaria de fazer, ou pondere uma transferência do seguro para uma outra instituição.
Leia também: Seguros: O que rever em 2022?
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
- #coberturas seguro multirriscos,
- #prémio seguro multirriscos,
- #seguro multirriscos
Deixe o seu comentário