Se possui um seguro de vida associado ao crédito habitação, saiba que o capital segurado acompanha o valor em divida. Assim, com este artigo, saiba como atualizar esta informação junto da seguradora.
Pedro Pais é o fundador do financaspessoais.pt e do forumfinancas.pt. O Pedro é um dos maiores promotores de literacia financeira em Portugal contribuindo com centenas de artigos, ferramentas e simuladores que ajudam as pessoas a poupar, a investir ou a decifrar os mistérios da fiscalidade.
No passado dia 10 de Dezembro entrou em vigor o Decreto-Lei n.º 222/2009 que estipula, para além de outros pontos, que o capital segurado pelo seguro de vida (se associado a um crédito habitação) acompanhe o valor do montante em dívida e, mais importante ainda, esse acompanhamento se reflicta no valor do prémio a pagar.
Significa isto que, por exemplo, se o capital em dívida passar de €100 000 para €95 000, o montante seguro (e respectivo prémio) deverão ser actualizados.
Para ter a certeza que a sua seguradora actualiza o capital segurado e o prémio do seguro, o melhor é entrar em contacto com a mesma.
Espero que faça bom uso desta dica, ou seja, ponha-a em prática. Aproveite também para partilhar com todos os resultados da sua interacção com a seguradora, de forma a que possamos aprender.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
- #Crédito habitação,
- #créditos,
- #seguros
Boa noite,
Tenho uma duvida;
Em 2016 para compra de casa, tive de fazer um seguro de vida de 5 anos mais caro, devido à minha idade ( 45 ). O mesmo valor do seguro foi pago na totalidade,
em 2018 aquando o pagamento total do empréstimo e o devido distrato da hipoteca passada pelo banco.
Por meu espanto, recebi uma carta da parceria Santander*/AEGON – seguradora que o seguro iria ser renovado por mais 5 anos a partir de Abril ?!.
Pedi ao meu gestor de conta e contactei a seguradora por email a dizer que não queria renovar o mesmo, e sim receber o estorno devido desde 2018 até à data 2021,
pois o mesmo estava pago desde a altura que quitei a dívida. Agora a seguradora enviou email a dizer que anula sim o seguro ( ainda ativo ), mas que só para o estorno à data do meu pedido de cancelamento .( 1 mês ) !.
Pergunta : Não são obrigado a pagar o estorno desde 2018 ate agora ?, visto o seguro ter ficado pago na totalidade nesse ano ?!
Obrigado !.
Olá, Telmo.
Não sei se entendi bem a questão.
Liquidou o empréstimo na totalidade ficando sem dívida e pressupôs que o seguro associado ao empréstimo cancelasse automaticamente?
Neste caso, deveria ter pedido também o cancelamento do seguro à data.