Os seguros de saúde exigem um período em que o cliente está a pagar, mas sem poder usufruir das coberturas do mesmo. Mas sabe o porquê? Neste artigo clarificamos todas as suas dúvidas.
O período de carência é um dos fatores a ser considerados na altura de escolher um seguro de saúde. Isto porque, este período, impossibilita ao segurado usufruir de imediato dos seus benefícios. Portanto, se procura subscrever um seguro por um motivo de saúde em específico, saiba que não vai conseguir tirar benefícios monetários no momento da sua adesão. Para evitar surpresas, aconselhamos a fazer um planeamento familiar de maneira a não sair prejudicado, nem você nem a sua carteira, desta situação.
Leia ainda: Como poupar no seguro de saúde ao longo da vida
O que é o período de carência nos seguros?
O período de carência num seguro é o tempo que decorre entre a data do início do contrato e a data em que as respetivas coberturas e garantias podem ser acionadas.
Durante este período o segurado não pode usufruir das condições de cobertura oferecidas pelo seguro. No contrato também pode constar que uma ou mais coberturas não estão ativas desde o início do mesmo, estabelecendo nas condições especiais ou particulares a duração do período de carência.
Para que serve?
É transversal a (quase) todos os seguros de saúde terem presentes na sua apólice uma alínea que se refere ao período de carência. Este período serve para as seguradoras se protegerem de eventuais segurados que apenas subscrevem um seguro quando têm conhecimento de alguma doença pré-existente e, que após usufruir dos seus benefícios, procede ao seu cancelamento.
Por isso, os seguros de saúde exigem um período em que o cliente está a pagar, mas sem poder usufruir das coberturas. Assim, serão evitadas situações fraudulentas ou algum aproveitamento.
Por exemplo, na maioria dos casos, um seguro de saúde com cobertura de parto terá um período de carência mínimo de 9 meses. Por isso, considere o período de carência do seu seguro, para que possa planear a sua vida da melhor maneira.
E como funciona?
O período de carência não é uniforme entre seguros de saúde, sendo que mesmo dentro do mesmo seguro podem existir diferentes períodos de carência, para cada tipo da cobertura.
Algumas seguradoras podem cobrir parcialmente alguns procedimentos requisitados, enquanto o segurado fica responsável pela maior parte dos gastos. No entanto, a maioria dos serviços de consultas, exames, cirurgias e internações costumam valer a partir de seis meses.
Se procura um seguro de saúde sem período de carência saiba que estes são, ainda, opções raras no mercado, mas é possível encontrar alternativas.
Leia ainda: Saiba tudo sobre seguro de vida
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
- #período de carência,
- #saúde seguros,
- #Seguro de Saúde,
- #seguros
Deixe o seu comentário
5 comentários em “Período de carência nos seguros de saúde: O que é, para que serve e como funciona ”