Seguros

Seguro moto: Como simular, contratar e pagar

Procura um seguro moto barato? Conheça os truques para encontrar um simulador e poupar dinheiro.

Seguros

Seguro moto: Como simular, contratar e pagar

Procura um seguro moto barato? Conheça os truques para encontrar um simulador e poupar dinheiro.

Sabia que o seguro moto de responsabilidade civil é obrigatório? Em caso de acidente, esta apólice cobre os danos materiais e corporais causados a terceiros. No entanto, o mercado das seguradoras tem muito mais para oferecer: desde cobertura de danos no capacete até assistência em viagem. Por isso, antes de escolher uma opção, vale a pena usar um comparador de seguros para moto.

Veja, neste artigo, como simular, contratar e pagar a sua apólice de motociclos.

Onde encontro um simulador de seguro para moto?

No geral, pode simular o seu seguro moto em:

  • Sites das companhias de seguros;
  • Mediadores de seguros.

Sites das companhias de seguros

Nem todas as companhias oferecem seguro moto. No entanto, se tiverem esse produto, provavelmente disponibilizam também um simulador online. A simulação demora cerca de três minutos e os resultados ora são imediatos, ora são enviados por email.

Se a opção de contactar mais tarde também estiver disponível, pode deixar os seus contactos e a seguradora liga-lhe para apresentar os diferentes planos de seguro.

Mediadores de seguros

Não tem confiança suficiente para navegar entre as ofertas das seguradoras? Ou simplesmente prefere um aconselhamento especializado? Recorrer a um mediador de seguros é uma boa opção na hora de encontrar o seu seguro moto.

Os mediadores, como o Doutor Finanças, têm parcerias com as principais seguradoras e podem dar-lhe informações detalhadas sobre cada produto. Além disso, como levam as seguradoras a competirem pela melhor proposta, muitas vezes conseguem oferecer-lhe preços mais baixos.

O serviço não tem custos associados e a última decisão é sempre sua.

Leia ainda: Seguro para motociclos: Quais as coberturas a considerar?

Que dados pede o simulador de seguro para moto?

Os simuladores dos seguros para moto não são todos iguais. Mas, por norma, pedem os seguintes dados:

  • Informações do condutor: nome, morada, data de nascimento, NIF, email, contacto telefónico e data da carta de condução;
  • Detalhes da moto: data da primeira matrícula, matrícula, categoria (motociclo ou ciclomotor), marca, modelo, número de lugares, tipo de carta que requer, cilindrada, se é importada e se é para uso particular ou para transporte de passageiros;
  • Coberturas que quer contratar: apenas responsabilidade civil obrigatória ou coberturas extra (vidros, furto ou roubo, todos os riscos).

O preço do seguro moto vai depender dos dados inseridos. Por exemplo, os motociclistas com mais anos de carta tendem a pagar prémios mais baixos, quando comparados com novos condutores. Motos de grande cilindrada fazem subir o prémio. E a morada também tem impacto: para conduzir em zonas onde o risco de acidentes é mais elevado, o seguro moto é mais caro. É o que acontece em Lisboa e no Porto.

Como contratar um seguro moto?

Pode contratar um seguro moto diretamente numa companhia de seguros ou através de um mediador. Por norma, o mediador garante-lhe preços mais competitivos e o processo não envolve burocracia.

Mas, antes de contratar, é aconselhável usar um comparador de seguros para moto. Basta pesquisar na Internet e são vários os resultados que o podem ajudar. Muitos dos comparadores pertencem, até, a mediadores de seguros.

Por isso, tem três vantagens em uma: os mediadores sondam o mercado por si, apresentam-lhe um comparativo de preços e, se for para avançar, tratam diretamente da contratação com a seguradora.

Prémio, franquia e outras vantagens

Ao escolher o seu seguro moto, preste especial atenção a três fatores:

  • Prémio: o valor a pagar. Se o preço é o mais importante para si e procura um seguro moto barato, saiba, para referência, que há apólices a rondar os seis euros/mês. Mas, claro, tudo vai depender das características da moto e do motociclista;
  • Franquia: é a parte dos encargos que fica da sua responsabilidade, em caso de sinistro. Se o montante dos danos for inferior à franquia, o seguro não é ativado;
  • Outras vantagens: algumas seguradoras praticam preços mais baixos para os motociclistas que não tenham registo de acidentes. Outras baixam o prémio, se não ocorrer nenhum sinistro durante um determinado período do contrato.

Não se esqueça, ainda, de ler bem todas as exclusões. Regra geral, os planos básicos do seguro moto não cobrem os danos causados no próprio veículo nem ferimentos do motociclista.

E se a seguradora se recusar a fazer o seguro moto?

Seja por falta de pagamento ou devido a um grande histórico de sinistros, as seguradoras podem recusar um contrato de seguro. Se isso lhe acontecer com, pelo menos, três seguradoras, peça-lhes as declarações de recusa. Depois, contacte a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF). Exponha a situação e apresente as declarações.

A ASF irá obrigar uma seguradora a fazer o seguro obrigatório para moto e indica-lhe o prémio a pagar.

Leia ainda: O que deve avaliar antes de escolher um seguro?

Como pagar o seguro moto?

Dependendo da seguradora e do que acordar no contrato, o pagamento do seguro moto pode ser:

  • Anual;
  • Semestral;
  • Trimestral;
  • Mensal.

Normalmente, compensa optar pelo preço anual e, quanto aos meios de pagamento, pode conseguir um desconto se escolher débito direto. Se preferir outra opção, verifique se a seguradora também aceita PayPal, cartão de crédito ou referência multibanco.

Poupe ainda mais: Combine seguros

Precisa de fazer um seguro para mais do que uma moto ou carro? Experimente juntar todos os veículos do agregado familiar numa só apólice. Algumas seguradoras incentivam esta prática, oferecendo um desconto a quem juntar até 10 veículos. Analise as suas necessidades e pode conseguir um seguro moto mais barato.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.