Já ouviu falar sobre o seguro multirriscos, mas não sabe propriamente do que se trata? Subscreveu este seguro, mas não sabe exatamente as suas coberturas? Neste artigo vamos clarificar as suas dúvidas e explicar no que consiste este seguro, quais as suas coberturas e como escolher um adequado a si.
O seguro multirriscos, também conhecido como seguro habitação ou seguro da casa, é fundamental para manter protegida a sua casa e a sua carteira. Isto porque, e consoante as coberturas que subscrever, pode garantir que, em caso de algum imprevisto, a sua habitação e os bens que tem no seu interior ficarão segurados pela sua companhia de seguros.
Leia ainda: Como posso poupar nos meus Seguros de Vida e Multi-riscos?
O que é um seguro multirriscos?
Um seguro multirriscos tem como principal função oferecer um conjunto de coberturas que protegem os danos no seu imóvel e ainda o recheio da sua casa.
O capital que deve segurar deve ser o valor da reconstrução do imóvel. Sempre que fizer obras ou alterações ao edifício, deverá aumentar o capital seguro, para que este continue a assegurar o imóvel a 100%. Pois a seguradora só irá pagar os prejuízos referentes ao valor do capital seguro.
Por exemplo, se o custo da reconstrução de um edifício for de 200 mil euros e se estiver seguro por 150 mil euros, neste caso a seguradora será responsável apenas por 75% dos prejuízos causados, ficando os restantes 25% ao cargo da pessoa segurada, neste caso a seu cargo.
Se recorrer ao seguro, e dependendo das coberturas que subscrever, ficará seguro de qualquer prejuízo sofrido tanto com o edifício como com o recheio do imóvel. Prejuízos estes que podem ser resultado de incêndios, catástrofes naturais, furto, inundações, tempestades, problemas elétricos, danos de bens imóveis, entre tantos outros. No entanto, o prémio vai ser calculado, com base nas coberturas contratadas.
Leia ainda: Glossário de seguros: os termos mais importantes a saber
O que cobre habitualmente este seguro?
As coberturas de um seguro variam de companhia para companhia. Às opções já pré-feitas pelas seguradoras, que por norma são a básica e a intermédia, pode optar por uma solução mais avançada, onde pode adicionar outras coberturas.
Portanto, o que cobre a apólice vai depender do que subscrever. No entanto, podemos enumerar alguns exemplos de coberturas que costuma incluir, tais como:
- Incêndio, raio ou explosão;
- Inundações;
- Pesquisa de avarias;
- Responsabilidade civil (decorrentes de lesões materiais e ou corporais, involuntariamente causados a terceiros);
- Roubo de bens de uso pessoal;
- Danos causados por água (rutura de canalizações);
- Cobertura de riscos elétricos (para os seus equipamentos);
Leia ainda: “O meu seguro multi-riscos cobre o recheio de casa?”
Como devo escolher o melhor seguro multirriscos para mim?
Para poder escolher um seguro multirriscos, saiba que as várias seguradoras praticam valores semelhantes entre si, mas que diferem nas coberturas e noutros detalhes, por isso, a forma mais simples de poder escolher a melhor proposta quanto aos seus seguros é ter um Mediador não exclusivo.
A mais valia desta opção é ter alguém que conhece o mercado das seguradoras e consegue identificar em todas elas qual será a melhor proposta consoante as características do cliente e os diferentes seguros que pretende.
No Doutor Finanças, contamos com Mediadores não exclusivos, especialistas na área de Seguros de Vida e Multirriscos, que verificam o mercado e as condições de diferentes companhias para lhe oferecerem uma proposta de poupança dos seus seguros, para além de ser um serviço gratuito.
Leia ainda: Não corra riscos com o seu seguro multirriscos!
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
- #seguro multirriscos
Deixe o seu comentário
27 comentários em “O que é um seguro multirriscos?”