Em cada divisão da nossa casa, há objetos essenciais e fundamentais ao nosso bem estar. No que toca à cozinha, o frigorífico é um deles. Para além de ser ele que conserva os nossos alimentos, também pode ser o “responsável” pela poupança ou desperdício de dinheiro, mediante a nossa correta utilização, ou não!
Neste artigo vamos ajudá-lo a poupar através da correta utilização, manutenção e limpeza do seu frigorífico.
Se mantivermos o nosso frigorífico bem higienizado e organizado, evitamos o gasto desnecessário de energia e o desperdício de alimentos, poupando dinheiro de ambos os lados.
Segundo a FAO (Food and Agriculture Organization - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), 1,3 milhões de toneladas de alimentos, são desperdiçados anualmente, em todo o mundo. Ter a consciência do que deve armazenar no frigorífico e como deve fazê-lo contribui para prolongar o bom estado de conservação dos alimentos, influencia na sua saúde e ajuda-o a poupar muitos euros.
Não deixe de ler o nosso artigo: 9 formas de poupar na compra de um eletrodoméstico.
4 formas para organizar o seu frigorífico e poupar energia
1. Seguir alguns procedimentos de limpeza
A correta manutenção do seu frigorífico, assim como os cuidados frequentes com a sua higienização, são fundamentais na poupança de energia, no prolongamento da “vida” do seu frigorífico e na sua saúde. Para que possa limpar o seu frigorífico de forma fácil e eficiente e sem haver desperdícios desnecessários de alimentos, siga os seguintes conselhos:
- Diariamente/ semanalmente deve ter alguns cuidados preventivos para que a tarefa da limpeza periódica seja mais facilitada e rápida:
- Verificar todos os alimentos e descartar aqueles que já estão fora de prazo ou em más condições de conservação,
- Limpar, sem retirar, com um pano húmido as prateleiras, gavetas e borrachas. Secá-las com um pano seco ou papel absorvente.
- De 3 em 3 meses ou no mínimo duas vezes por ano e se o seu frigorífico não tiver a função defrost, é necessário que faça a sua descongelação manualmente, bem como uma limpeza mais profunda e completa, quer do frigorífico, quer do congelador, de modo a evitar maus odores e um gasto acrescido de energia por ter demasiados gelo.
Já a limpeza profunda deve consistir em:
- Desligar o frigorífico da corrente;
- Retirar todo o seu conteúdo para sacos térmicos;
- Aguardar que o frigorífico atinja a temperatura ambiente e que o congelador descongele por completo;
- Limpar todas as gavetas, prateleiras, borrachas e interior do frigorífico;
- Seque bem todo o frigorífico, congelador e os seus componentes antes de voltar a ligá-lo;
- Durante a limpeza deixe sempre a porta do frigorífico aberta para haver circulação de ar.
2. Organize os alimentos no sítio certo
Depois da limpeza, é a vez de organizar os alimentos de forma conveniente, no interior do frigorífico, para que seja mais fácil encontrá-los e utilizá-los dentro do respetivo prazo de validade.
Manter o seu frigorífico bem organizado é um importante passo para reduzir o desperdício alimentar e poupar dinheiro. Pode sentir, nesta fase, dificuldades em saber onde arrumar o quê. Cada alimento tem um local específico no seu frigorífico, visto que a temperatura dentro deste não é homogénea. Fique a saber qual a forma mais correta de o organizar.
Na prateleira superior, deve guardar alimentos já confeccionados, como restos de refeições, ervas aromáticas, snacks, sandes, charcutaria, alimentos embalados, bebidas não lácteas, entre outros.
Na prateleira Intermédia/ Prateleira Inferior, por norma, este é o local mais frio do seu frigorífico, por isso é o ideal para guardar alimentos que se estragam mais facilmente, tais como:
- Laticínios (leite, iogurtes, queijo, natas),
- Carne, marisco e peixe crus,
- Alimentos para descongelação (acondicionados num recipiente),
- Ovos.
Nas gavetas de guardar frutas, legumes e hortaliças, tendo o cuidado de os acondicionar em recipientes em separado. Se existirem duas gavetas, guarde as frutas em separado dos legumes/ hortaliças.
Na porta do frigorífico, por se abrir e fechar várias vezes, é o local onde a temperatura é mais baixa e que sofre mais oscilações da mesma. Portanto é o local onde deve guardar alimentos menos sensíveis às variações de temperatura, tais como molhos e temperos, manteiga ou margarina, bebidas não lácteas (sumos, água, chá) e conservas.
Para quem tem congelador
O congelador é, talvez, a parte mais importante do seu eletrodoméstico, relativamente à poupança. Isto porque a sua temperatura é uniforme e constante e ao usá-lo com sabedoria, pode conservar por muito mais tempo, muitos alimentos, confecionados ou não. Assim pode armazenar alimentos a longo prazo, evitando o desperdício! Tenha em atenção as seguintes dicas:
- Se o prazo de validade dos alimentos que guarda no frigorífico, está próximo do final ou se pensa que não vai consumi-los em breve, a melhor forma de os conservar e evitar que se estraguem é congelando-os,
- A carne e o peixe devem ser limpos antes de serem congelados e devem ser armazenados já nas quantidades ideais a consumir,
- Os legumes e vegetais devem ser bem lavados, pré- cozidos e acondicionados nas porções ideais, prontos a serem utilizados,
- Pode preparar refeições em quantidades maiores e conservar em recipientes próprios, no congelador. Quando precisar é só descongelar!
- Se comprou pão a mais, pode congelá-lo e ir descongelando consoante as necessidades,
- Os alimentos para congelar devem ser acondicionados em sacos ou recipientes próprios e dispostos na horizontal, de modo a diminuir o tempo necessário para a congelação e consequentemente o gasto de energia.
3. Não encha demasiado nem tenha vazio
A prevenção é a melhor atitude para que o seu frigorífico seja "poupadinho". Portanto, tão importante como a limpeza e organização, na poupança de dinheiro e energia, é a forma como o utiliza. Daí as seguintes dicas:
- A temperatura do frigorífico deve estar, idealmente, nos 4ºC e a do congelador nos -17ºC;
- Organize os alimentos por ordem de prazo de validade;
- Não encha demasiado o frigorífico, para que o ar possa circular entre os alimentos, mantendo assim uma temperatura uniforme ajudando na preservação dos alimentos por mais tempo;
- Evite abrir e fechar constantemente a porta do frigorífico, pois ao fazê-lo está a aumentar a temperatura no seu interior, aumentando consequentemente a energia necessária para repor a temperatura ideal;
- Não coloque os alimentos em contacto direto com a prateleira ou gaveta. Acondicione-os em recipientes fechados, sacos ou película aderente, para evitar que ganhem bactérias, transmitam odores ou se estraguem;
- Lave e seque as frutas e legumes antes de os guardar no frigorífico, para evitar transferência de bactérias. E guarde estes alimentos dentro de sacos plásticos, com uma folha de papel de cozinha, para ajudar a absorver a humidade e a conservá-los por mais tempo.
Ler mais: 7 dicas para uma alimentação saudável quando o orçamento está apertado
4. Pense no modo férias
Quando se ausentar de casa por um período longo, tente, com antecedência, esvaziar o frigorífico, deixar que descongele, limpá-lo e deixá-lo desligado, com as portas abertas. Desta forma vai poupar energia e evitar surpresas desagradáveis quando regressar a casa!
Em jeito de conclusão, referir que, com estas dicas/ conselhos que lhe deixamos e com o seu bom senso irá conseguir poupar muito dinheiro em energia e no reaproveitamento dos alimentos.
Uma melhor organização do seu frigorífico vai permitir saber sempre o que tem disponível e o que tem em falta, comprando, de forma mais consciente, apenas o que é necessário. Note ainda que quando compra deve ter em atenção à validade alargada dos alimentos.
Conheça ainda o Comparador de Energia Yes Energy e saiba se pode poupar ainda mais na sua fatura de eletricidade.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário