Se gosta de ler e está a par das novas tecnologias, de certeza que já pensou nas vantagens de ler eBooks (livros digitais). Contudo, muitas pessoas continuam sem dispensar o cheiro típico de um livro físico, ou a sensação única de folheá-lo à medida que avançam.
Mas se os eBooks prometeram revolucionar o mundo da leitura, o livro físico mostrou que está cá para ficar. Quererá isto dizer que um formato é melhor que o outro? Serão eternos inimigos, ou podem coexistir, complementando-se?
O Doutor Finanças fez as comparações, e apresenta agora as vantagens de cada formato para que, na hora de escolher, saiba qual é o mais indicado para si.
Comecemos pelos eBooks. Os livros digitais revolucionaram o mundo da literatura e o nosso comportamento enquanto leitores. Hoje em dia, sem grandes esforços, temos acesso a milhões de livros e informação.
Mas pode ser difícil adaptar-se a este novo formato, se não tiver as ferramentas indicadas. No entanto, basta o ter software correcto no seu smartphone ou um eReader próprio para eBooks, que a sua experiência torna-se muito mais agradável.
Vantagens de ler eBooks
1. Acesso instantâneo, fácil e prático
Há uns anos atrás, se quisesse um livro novo, o mínimo que tinha de fazer era dirigir-se até uma livraria ou biblioteca. Mas agora tudo se tornou mais fácil.
Basta aceder às plataformas digitais que comercializam eBooks e escolher os livros que quer ler. O acesso aos seus novos livro é instantâneo e muito mais prático.
Basicamente pode estar descontraidamente de pijama no seu sofá e comprar uma biblioteca completa.
2. Mais fáceis de transportar
Carregar livros de um lado para o outro o dia inteiro torna-se rapidamente num incómodo. Isto porque os livros impressos - especialmente os de capa rija - podem ser muito pesados.
Nesse campo os eReaders estão claramente em vantagem. Por serem mais leves e fáceis de transportar, são ideais para alturas em que tem de carregar vários livros. Basta ter o seu eReader ou o seu smartphone e pode ter os livros que quiser num só aparelho.
Excepto na praia (como falaremos mais à frente), as férias são outra situação em que é mais vantajoso levar livros digitais. Nesta altura muita de nós aproveitamos para ler e, por isso, levamos mais do que um livro.
Mas em vez do formato físico é mais fácil e prático levá-los num leitor digital, não só porque sobra mais espaço para arrumações, mas também porque no livramos desse peso extra.
Por fim, também em situações que tem de matar tempo - como numa fila ou numa sala de espera - a facilidade de transporte dos eReaders é uma grande vantagem. Basta aceder à sua biblioteca digital e ler, enquanto espera pela sua vez.
3. Funcionalidades extra úteis
Outro dos grandes benefícios dos eReaders são as funcionalidades integradas. Entre outras, tem normalmente acesso a:
- Dicionário;
- Pesquisa de palavras;
- Tradutor;
- Sublinhar palavras ou frases;
- Personalizar o tipo, tamanho e estilo de letra.
Estes são alguns dos extras que, dependendo da situação, podem ser muito úteis.
4. Ocupam menos espaço físico
Não há dúvidas que uma coisa é ter 100 livros a ocupar uma estante, outra é ter um dispositivo com acesso instantâneo a uma biblioteca digital com 100 livros lá guardados.
O espaço que os eReaders ocupam é drasticamente menor.
5. A melhor opção para ler no escuro
Uma das limitações dos livros físicos é que para os lermos no escuro precisamos de uma fonte de luz externa que nos dê a visibilidade necessária.
Com os eReaders, o próprio ecrã é a fonte de luz. Pode estar na escuridão total que mesmo assim pode ler o seu livro tranquilamente.
6. Dá-lhe mais privacidade
Em casa ou nos transportes, há sempre quem por curiosidade repare na capa dos seus livros. Se por alguma razão quiser manter a privacidade do que está a ler, o eReader dá-lhe essa privacidade.
Pode simplesmente ler o que quiser sem que ninguém saiba o quê.
7. Preços normalmente mais acessíveis
Faz sentido que os eBooks sejam mais baratos que os livros impressos, o que normalmente se confirma nas lojas.
Contudo, a diferença entre os preços e o dinheiro que poupa está relacionado com vários factores. Pudemos por exemplo ver que na FNAC, o livro digital “Guerra e Paz” de Tolstoi é cerca de 4 euros mais barato que o impresso.
Mas existem plataformas como a Amazon onde consegue comprar eBooks a preços muito acessíveis.
Vantagens de ler livros físicos
Todas as vantagens de um eBook podem parecer imbatíveis, como se não houvesse justificação para continuarmos a comprar livros impressos, no entanto, os livros físicos também têm as suas vantagens, tais como:
1. Não precisa de recarregar a bateria
A duração da bateria é o tendão de Aquiles dos aparelhos eletrónicos portáteis. E quanto mais autonomia os nossos aparelhos têm, mais nós queremos. Como se nunca fosse suficiente.
Com um livro em papel, pode lê-lo da primeira à última página sem se preocupar se a bateria vai abaixo, ou se trouxe o carregador.
2. Se caírem não se partem
Já todos nós passámos pela situação de ver o nosso smartphone ou tablet cair no chão e nos depararmos com um monitor rachado.
Os danos podem ser graves ao ponto de se tornarem inutilizáveis, acrescendo assim às despesas a compra de um novo.
Ao contrário dos leitores de livros digitais, que são frágeis e se danificam facilmente, os livros impressos não têm esse problema. Se caírem, basta apanhá-lo e continuar a folhear.
3. Menor risco de serem roubados
Se estiver na praia com o seu livro e quiser ir dar um melhor, normalmente deixa-o na toalha, com pouca ou nenhuma vigilância.
Nessa e noutras situações semelhantes, em que tenha de deixar o seu livro ou o seu eReader mal vigiado, a probabilidade de roubarem o livro impresso é muito menor, porque o material tecnológico atrai sempre mais atenções indesejadas.
4. Mais fácil de visualizar quantas páginas já lemos
Quem gosta de ler com frequência, quer acabar os livros o mais rapidamente possível para começar um novo. Como se cada livro fosse um capítulo que tem de ser fechado para passarmos ao próximo.
E ainda que os eRedares indiquem em que página estamos e quantas faltam, a perspetiva visual dos livros impressos é diferente. Permite-nos ter a perceção visual e física de quantas páginas faltam ler até ao fim do livro.
Este pode não ser um fator determinante, mas assim como o toque e o cheiro do livro, este é sem dúvida uma característica apelativa para alguns leitores.
5. Essencial para quem gosta de obras autografadas
Outra das características que se destacam nos livros impressos é a possibilidade de guardar um autógrafo dos autores.
Há sempre quem aproveite os lançamentos e apresentações de livros para pedir um autógrafo aos seus autores favoritos, e isso só faz sentido se for em formato impresso.
A coexistência dos formatos
Analisadas as vantagens de cada um, voltamos ao início.
O que é que tudo isto significa? Será que algum deles é claramente melhor que o outro?
Talvez seja tudo uma questão de critério e de contexto. Talvez a solução perfeita seja a coexistência e o complemento. A tecnologia dá-nos uma enorme variedade de escolha. Essa é uma das muitas coisas boas de viver com todos estes avanços tecnológicos.
Hoje em dia podemos ter uma obra num formato físico e facilmente convertê-la para o formato digital e para o formato áudio com a mesma facilidade. Cada um deles pode ser consumido em situações e contextos diferentes.
Por exemplo, podemos ler um livro impresso enquanto relaxamos na praia, continuar a leitura em formato digital enquanto esperamos pelos transportes públicos, ou ouvi-lo em formato áudio durante as lides domésticas.
Hoje, mais do que nunca, podemos ver como é que os vários formatos da mesma coisa se complementam, em vez de olharmos apenas para o que os separa.
Leia ainda: 5 livros para mudar a sua vida financeira
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário
Um comentário em “Livros vs eBooks: Qual a melhor opção?”