O trabalho por conta própria é visto como uma boa forma de colocar em prática os sonhos e projetos que há muito vêm sendo adiados.
Ter a oportunidade de passar do papel para a realidade pode demonstrar um nível de ambição que num método mais tradicional dificilmente tem espaço.
Além disso, o trabalhar por conta própria pode ser uma solução uma forma de desenvolver uma atividade profissional sem ser trabalhador por conta de outrém.
Contudo, tal como em muitas outras situações, o trabalho por conta própria tem de obedecer a um plano de disciplina rigoroso. Determinação, empenho e dedicação são por isso condições essenciais para se levar a bom porto o trabalho por conta própria, até porque quem trabalha neste regime tem outras responsabilidades que por norma se encontram atribuídas às empresas, como por exemplo: os descontos para a segurança social e o pagamento IVA.
Ler mais: As obrigações fiscais de um freelancer
Trabalhar por conta própria exige compromisso, disciplina e esforço
Ser trabalhador por conta própria pode significar mais liberdade e autonomia, mas também estar sujeito a um maior foco de dispersão. Daí que ter disciplina no cumprimento desta atividade, é muito importante para não se desviar dos objetivos traçados inicialmente.
É muito importante assegurar boas condições de trabalho e iluminação no desenvolvimento das tarefas e também priorizar as metas e funções por forma a que estas não se misturem e se sobreponham.
Desligue sempre que possível as notificações das redes sociais e mensagens, voltando a ativar no final das tarefas estarem executadas.
Ter um plano ajuda a saber o caminho a fazer
Os riscos podem ser imensos e devidamente controlados se souber o que está a fazer e como fazer.
A par da instabilidade que pode ser um forte motivo dissuasor, a possibilidade de se dar atenção a diversas coisas ao mesmo tempo pode prejudicar o nível de rendimentos obtidos.
Neste campo, a palavra chave é equilíbrio entre a vida social, familiar e profissional pois se uma delas estiver em défice, mais complicada vai ser a sua jornada neste método de trabalho.
Daí que seja importante definir um plano de atuação, com base nas metas que pretende atingir bem como ter bem presente os objectivos de forma mensurável e com uma linha de tempo bem definida.
Ler mais: Melhore a sua produtividade com a Técnica Pomodoro
Trabalhe para viver e não para sobreviver
Ter um negócio ou trabalho por conta própria pode ser extremamente desgastante. É expectável que o envolva bastante, já que sente que não quer desperdiçar a oportunidade de trabalhar mais e ganhar mais.
Porém, o trabalho não é tudo. Por isso, retire um tempo para se exercitar, ler, praticar meditação, dar um passeio pela natureza com a sua família pois estas e outras situações vão contribuir para reforçar o seu compromisso de uma maneira mais revigorada com o seu negócio.
Ler mais: Como aproveitar os feriados sem gastar muito dinheiro
Delegar tarefas é por vezes uma boa forma de fazer mais
À medida que vai avançando no seu negócio por conta própria, pode acontecer que a dado momento tenha de delegar tarefas e responsabilidades, até mesmo para evitar que acarrete uma sobrecarga de trabalho.
Assim, é imprescindível que tenha ao seu lado profissionais competentes e que saibam exatamente as áreas que devem trabalhar. Trabalhar por conta própria implica por vezes ter os melhores em determinadas áreas a trabalhar ao nosso lado, até porque o caminho não se faz de forma solitária.
Em jeito de conclusão:
- Trabalhar por conta própria exige compromisso, disciplina e esforço
- Ter um plano ajuda a saber melhor o caminho a fazer
- Delegar tarefas, é a por vezes a forma mais inteligente de cumprir os objectivos propostos
- Equilibre os tempos de descanso com os tempos de lazer
- Viva e não sobreviva: não deixe que o trabalho o tome como exaustivamente dependente
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário