Nem sempre é fácil chegar ao final do dia com a sensação de missão cumprida. Muitas vezes o dia passa a correr e terminamos o dia exaustos e sem forças para o dia seguinte. É importante aprender a definir prioridades e estratégias, de forma a conseguirmos um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
A vida existe para ser vivida e devemos adotar uma atitude assertiva e proativa perante ela. Para isso é importante adotar alguns hábitos que nos ajudem a ser mais produtivos, a ter mais energia e, essencialmente, a sentirmo-nos realizados.
Adote bons hábitos
O primeiro "bom hábito" que deve adotar está relacionado com o descanso. Procure dormir o número de horas que o seu corpo precisa e fazer pausas ao longo do dia que lhe permitam recuperar. É essencial para o corpo humano e para a mente descansar. Além de permitir a renovação das suas energias, vai sentir-se preparado para enfrentar novos desafios.
Acompanhe o descanso com uma alimentação equilibrada. Dê ao seu corpo alimentos ricos em vitaminas, proteínas, ferro e outros elementos importantes ao bom funcionamento do seu organismo. Procure equilibrar as suas refeições.
Faça exercício físico de forma a manter o seu corpo ativo e a sua mente tranquila. Há várias formas de praticar exercício gratuitamente que pode (e deve) adotar.
Socialize. Seja por videochamadas, telefonemas ou encontros no exterior, converse com outras pessoas. Esta questão é essencial para o bem-estar psicológico.
Deve conseguir arranjar tempo para tornar os seus hábitos positivos e permitir assim aumentar a sua satisfação pessoal. Só assim vai conseguir organizar as tarefas do seu dia com mais eficácia.
Estratégias para criar uma rotina de sucesso
- Comece por despertar de forma saudável
O dia começa quando acorda, por isso torne esse momento mais agradável. Evite levantar-se a correr e comece o dia a fazer algo que o tranquilize.
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- Escreva as suas principais tarefas
Isto deve aplicar-se à sua vida profissional e pessoal, sendo que deve fazer listas diferentes. Aqui ainda não importa a organização, mas o facto de não se esquecer de nenhuma das suas tarefas.
- Defina prioridades
Depois de apontados todos os afazeres é hora de organizá-los. Deve ordená-los de acordo com a prioridade de cada um. Tarefas mais importantes devem estar no topo da lista. Deve ter em atenção as tarefas que são de ocasião esporádica e as que são permanentes. Não se esqueça que os imprevistos acontecem, por isso, quando organizar as tuas tarefas tenha isso em consideração.
- Adapte a sua lista
Deve ter a sensibilidade de ir adaptando a sua lista de tarefas à medida que vai sendo necessário. O importante é conseguir organizar o seu dia de forma a torná-lo produtivo e eficaz.
- Risque da check-list
À medida que as tarefas ficam concluídas deve riscá-las ou assinalá-las como concluídas. Este passo, além de ajudar na sua organização vai mostrar o quão produtivo foi o seu dia, o que o motivará a concluir mais tarefas.
- Utilize as ferramentas adequadas
Para que tudo funcione na perfeição, deve perceber qual o método que melhor se adequa à sua realidade. Deve experimentar ferramentas diferentes e perceber qual funciona melhor, como por exemplo um caderno, uma agenda, post-it, aplicações móveis, entre outros.
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Isto deve ser apenas uma base para ajudar a gerir melhor o seu dia. Não deve criar uma obrigação em volta desta ordem e fazê-lo de forma metódica, porque certamente que vai ter dias em que se sente mais cansado e outros em que tem mais energia. Deve sim adaptar estas dicas ao seu ritmo e com isso revolucionar o seu dia.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
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