Comprar um novo computador pode ser um investimento sério, especialmente se esse for o seu instrumento de trabalho. Muitos computadores atualmente ultrapassam com facilidade a barreira dos 1000€, que é uma quantia bastante significativa para a maioria das famílias.
Além disso, considerando que a esperança média de vida destes equipamentos é entre 3 e 5 anos, é um investimento que deve ser bem pensado. Partilhamos assim algumas dicas para escolher o computador portátil certo para a sua vida e tomar a melhor decisão financeira consoante o seu orçamento familiar.
1 - Descobrir o que realmente precisa
Por vezes cedemos à tentação de querer mais do que aquilo que precisamos e, como sempre, a carteira ressente-se.
Para evitar esta situação, elabore uma lista daquilo que gostaria de fazer com o seu computador e depois faça a sua pesquisa mediante esses pontos. Se realmente só vai utilizar o computador para fazer umas pequenas pesquisas na Internet, ver vídeos e ouvir música, então provavelmente não necessita de um computador que custe mais de 1000€ ou que seja o topo de gama de marcas como a Apple.
Se apenas irá realizar tarefas básicas, irá ficar melhor servido com um computador menos dispendioso, com o sistema operativo Windows ou Linux.
2 - Comprar um recondicionado
Só porque o computador é novo para si, não necessita de ser inteiramente novo. Muitas lojas vendem computadores recondicionados que são perfeitamente comparáveis a novos, mas a um preço menor.
Um computador recondicionado geralmente poderá significar que:
- Foi devolvido por um cliente e não pode ser vendido como novo;
- Não cumpriu os requisitos dos testes de qualidade do fabricante e teve de ser reconstruído;
- Teve origem numa encomenda cancelada.
Isto é uma técnica eficaz especialmente se pretender comprar um Macbook da Apple, que geralmente são difíceis de encontrar a preço de saldo, ou caso estejam, só vão até um limite de aproximadamente 15%.
Mesmo que não esteja à procura de um Mac, existem várias lojas que vendem computadores recondicionados de outras marcas a preços bastante acessíveis e em bom estado.
3 - Escolher a altura certa de compra
Tendo em conta as datas de lançamento dos fabricantes de processadores Intel e AMD, as melhores alturas para comprar um computador são entre julho e setembro. Isto acontece porque estas marcas divulgam os seus novos processadores nesta altura e, como tal, computadores com processadores antigos desvalorizam.
Curiosamente, a época de regresso às aulas coincide com a altura ideal para comprar novos computadores, portanto aproveite.
4 - Aproveitar descontos e promoções
Nem sempre este tipo de equipamentos estão em promoção e comprá-los pelo preço original pode fazê-lo perder dinheiro. Alturas como a Black Friday podem ser interessantes para adquirir este tipo de produtos.
No entanto, esteja atento e veja regularmente os preços. Apesar do novo decreto-lei que visa regular as falsas promoções permitir uma maior transparência, é sempre uma boa prática saber quanto custam os equipamentos, de forma a tomar uma decisão mais informada na hora de adquirir um produto em promoção.
5 - Comprar uma versão ligeiramente mais antiga
Em vez de comprar a última versão existente de um dado modelo, procure antes pela versão imediatamente anterior. Se comparar as características de cada um, verá que a diferença não é muita a nível de desempenho. Já pelo contrário, a diferença de preço pode ser significativa.
6 - Atualizar o seu computador existente
Nem sempre quando o computador está lento significa que precisa de um computador novo. Por vezes, basta apenas fazer umas pequenas alterações ou melhorias, que o mesmo pode aguentar mais anos e poupar-lhe dinheiro.
Se o computador está lento, considere melhorar a memória RAM, quer a nível de velocidade da mesma, quer a nível de quantidade. Se precisa de mais espaço, considere comprar um disco externo. Formatações regulares e atualizações do seu sistema operativo também são aconselháveis. Estas pequenas melhorias podem ajudá-lo a estender a vida do seu equipamento sem ter que desembolsar centenas de euros.
7 - Construir o seu próprio computador
Se realmente for engenhoso ou perceber minimamente de hardware, construir o seu próprio computador pode ser mesmo o ideal. Geralmente é muito menos dispendioso comprar peças individuais, em vez de comprar o "pacote completo" com tudo montado. Além disso, se construir o seu próprio computador por si, pode customizá-lo ao seu gosto. O custo das peças é algo que deve considerar no seu orçamento, para que fique realmente mais barato do que comprar um novo.
Boas compras!
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário