Se já tentou levantar dinheiro num ATM fora da rede Multibanco (os mais comuns são os ATM da Euronet), pode ter pago uma comissão e nem ter dado por isso. Isto, se não reparou no ecrã, olhou para o comprovativo de levantamento ou para o saldo da conta bancária.
Estes ATM estão mais concentrados nas grandes cidades, já que estão mais vocacionados para turistas, e permitem um número bastante limitado de operações. Pode apenas levantar dinheiro e consultar saldo, fazer transferências bancárias e realizar pré-pagamentos.
E o pagamento de comissões acontece caso tenha um cartão que funciona a débito e a crédito (dual), porque estes ATM assumem, por defeito, a função de crédito, fazendo com que seja retirada uma importância de alguns euros (composta por uma quantia fixa, mais uma quantia que varia consoante a importância que levantou e ainda o imposto de selo).
Por exemplo, num levantamento de 50 euros numa caixa automática da rede Euronet, com o preçário do seu banco a estabelecer que em caso de cash-advance tem de pagar um valor fixo de 5 euros, soma mais 4% sobre o montante levantado. Contas feitas, para levantar 50 euros vai pagar 7 euros em taxas e comissões. Recordamos que este é apenas um exemplo ilustrativo e que para saber o valor concreto, deve confirar o preçário do seu banco.
Leia ainda: Cuidados que deve ter quando utiliza o Multibanco
ATM: Confira as comissões no ecrã
No entanto, estas comissões são cobradas pelos bancos que emitem o cartão bancário e não pela rede que detém o ATM, porque a operação é considerada um adiantamento de dinheiro. No caso das caixas automáticas da rede Euronet, vai aparecer no ecrã as comissões que lhe vão aplicar, ainda antes de terminar a transação.
De facto, legalmente as instituições de crédito não podem cobrar pela realização de operações em caixas automáticas, mas essa proibição deixa de fora a cobrança de comissões pelos levantamentos em dinheiro com cartão de crédito (operações também conhecidas como cash-advance), porque a operação é considerada como a concessão de um crédito.
Para saber quanto poderá pagar por este tipo de comissões, consulte o preçário do seu banco. Se já tiver levantado dinheiro e esqueceu-se de alterar a opção de levantamento para débito, experimente contactar a operadora do terminal , para tentar reaver o seu dinheiro.
Leia ainda: Atenção às fraudes com o MB Way: Saiba como utilizar esta aplicação
Levantar dinheiro no estrangeiro
Se for viajar para o estrangeiro, terá de ter o mesmo cuidado em relação ao cartão dual, porque lhe vão ser cobradas comissões. O mesmo se quiser levantar dinheiro com um cartão de crédito,
De resto, dentro da Zona Euro, o mais provável é que não note grande diferença quando vai levantar dinheiro. Isto desde que use o cartão de débito para fazer um levantamento em euros não lhe podem ser cobradas comissões.
Fora da Zona Euro, é diferente. Se vai levantar dinheiro com o cartão de débito, há uma comissão fixa para pagar. Por isso, compensa levantar o maior volume de dinheiro de cada vez, para minimizar as idas ao multibanco.
Por outro lado, não se esqueça que a máquina terá de ser compatível com o seu cartão, daí que o melhor é informar-se junto do seu banco, para depois não ter surpresas desagradáveis.
Leia ainda: Comissões bancárias menos comuns que deve saber
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário