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Chave Móvel Digital: A solução para renovar documentos sem sair de casa

O pedido da Chave Móvel Digital é simples. Só precisa do número de contribuinte, senha de acesso ao Portal das Finanças, número de telemóvel e e-mail.

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Chave Móvel Digital: A solução para renovar documentos sem sair de casa

O pedido da Chave Móvel Digital é simples. Só precisa do número de contribuinte, senha de acesso ao Portal das Finanças, número de telemóvel e e-mail.

A Chave Móvel Digital é uma forma simples e segura de aceder a uma série de serviços sem ter de se deslocar presencialmente aos locais. Pode usá-la para, por exemplo, renovar a carta de condução, fazer o registo de um nascimento, alterar a morada fiscal no cartão de cidadão, pedir uma certidão de registo predial, marcar consultas, assinar documentos, entre muitos outros.

Neste artigo, explicamos-lhe como fazer o pedido da Chave Móvel Digital. Os únicos dados que precisa são o seu número de contribuinte, senha de acesso ao Portal das Finanças, número de telemóvel e e-mail.

  1. Aceda a autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital;
  2. Clique em Pedido de Chave;
  3. Escolha a opção b) "Através do Portal das Finanças";
  4. Será reencaminhado para o Portal das Finanças, onde deve fazer o login. Só precisa do seu número de contribuinte e da sua senha de acesso;
  5. Autorizar que o Portal das Finanças forneça os seus dados à Chave Móvel Digital;
  6. Criar um novo registo, associando o seu número de telemóvel e o seu e-mail;
  7. Depois, vai receber um código de segurança por SMS, no prazo de cinco minutos e deve inseri-lo onde é pedido;
  8. E, ao fim de cinco dias, irá receber na sua morada uma carta com o PIN.

A partir daí já pode usar a sua Chave Móvel Digital, fazendo a autenticação com o seu e-mail ou número de telefone e o código PIN.

Leia ainda: Conheça o mais recente portal do Cidadão

Portais onde pode utilizar a Chave Móvel Digital

Depois de a obter pode começar a usá-la para entrar e navegar nos portais de vários serviços públicos e privados e aceder às áreas privadas do utilizador.

Para isso só tem de clicar em "Chave Móvel Digital" ou outra referência semelhante. Depois é-lhe pedido que introduza o número de telefone ou e-mail e o PIN. De seguida, recebe um código de segurança que deverá introduzir no campo correspondente.

Estes são alguns dos portais onde a pode utilizar:

  • ePortugal;
  • Instituto dos Registos e Notariado, I.P.;
  • Segurança Social;
  • Autoridade Tributária e Aduaneira;
  • Caixa Geral de Depósitos;
  • Portal SNS;
  • Millennium BCP;
  • Novo Banco;
  • IMT;
  • Registo Criminal Online;
  • Activobank;
  • ADSE;
  • EDP Comercial;

Leia ainda: App id.gov.pt - O que é e para que serve

Confirme se assinatura digital está ativa

Há algumas situações em que, apesar de se conseguir pedir e acionar a chave móvel, não se consegue ativar a assinatura dos documentos.

Depois de já ter a chave móvel e o PIN correspondente, aceda ao site autenticacao.gov.pt, entre e faça log in e depois de confirmar os seus dados vai entrar numa zona do site onde tem várias opções do lado esquerdo, escolha a Chave Móvel Digital e consulte o estado da subscrição da assinatura digital. Se estiver ativo poderá assinar documentos através desta ferramenta, Se estiver inativo terá de realizar a ativação presencialmente nos Espaços Cidadão, Espaços Empresa e nos balcões de atendimento do IRN e da RIAC.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

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