Numa altura em que os portugueses se encontram a cumprir o dever de recolhimento domiciliário, a internet ganha cada vez mais importância. Atualmente, é possível fazer quase tudo à distância, sem ter de sair de casa.
Felizmente, a digitalização da economia permite-nos aceder a diversos serviços online a partir de qualquer lugar. Hoje em dia conseguimos realizar uma série de operações e resolver várias questões mais burocráticas de forma cómoda, sem precisarmos de nos deslocar a balcões.
A Chave Móvel Digital é uma ferramenta simples e segura que lhe permite usufruir de vários serviços e assinar documentos sem ter de sair de casa. Só precisa de ter acesso à internet.
Pode usar a chave móvel para aceder a todos os serviços disponíveis no portal de serviços públicos ePortugal.gov.pt. São exemplo:
- Renovação do cartão de cidadão;
- Alteração de morada no cartão de cidadão;
- Registo de nascimento;
- Pedido de certidão de óbito;
- Pedido de registo predial;
- Marcação de consultas no Serviço Nacional de Saúde;
- Assinatura digital;
- Pedido de passaporte;
- Pedido de informação sobre matrícula automóvel;
- Criação de empresa online;
- Início de processo de casamento;
- Pedido de divórcio;
- Requerimento de Cartão Europeu de Seguro de Doença da Segurança Social;
- Pedido de certidão de registo automóvel;
- Requerimento do subsídio de desemprego;
- Abertura de atividade nas finanças;
- Serviço Casa Pronta;
- Realização da habilitação de herdeiros;
- Candidatura ao Porta 65 - Jovem;
- Entre muitos outros.
Leia ainda: Chave Móvel Digital: A solução para renovar documentos sem sair de casa
Como ativar a Chave Móvel Digital
Para ativar a chave móvel sem sair de casa tem de ter assinatura digital. Muitas pessoas já têm uma vez que a acionaram quando renovaram o cartão de cidadão. Se não tem, precisa de um leitor de cartões para a obter.
Depois precisa do número de contribuinte, senha do Portal das Finanças, número de telemóvel e e-mail.
- Aceda a autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital;
- Clique em Pedido de Chave;
- Escolha a opção b) "Através do Portal das Finanças";
- Será reencaminhado para o Portal das Finanças, onde deve fazer o login. Só precisa do seu número de contribuinte e da sua senha de acesso;
- Autorizar que o Portal das Finanças forneça os seus dados à Chave Móvel Digital;
- Criar um novo registo, associando o seu número de telemóvel e o seu e-mail;
- Depois, vai receber um código de segurança por SMS, no prazo de cinco minutos e deve inseri-lo onde é pedido;
- E, ao fim de cinco dias, irá receber na sua morada uma carta com o PIN.
A partir daí já pode usar a sua Chave Móvel Digital, fazendo a autenticação com o seu e-mail ou número de telefone e o código PIN.
Confirme se assinatura digital está ativa
Há algumas situações em que, apesar de se conseguir pedir e acionar a chave móvel, não se consegue ativar a assinatura dos documentos.
Depois de já ter a chave móvel e o PIN correspondente, aceda ao site autenticacao.gov.pt, faça log in e depois de confirmar os seus dados vai entrar numa zona do site onde tem várias opções do lado esquerdo. Escolha a Chave Móvel Digital e consulte o estado da subscrição da assinatura digital. Se estiver ativo poderá assinar documentos através desta ferramenta. Se estiver inativo terá de o fazer presencialmente nos Espaços Cidadão, Espaços Empresa e nos balcões de atendimento do IRN e da RIAC.
Leia ainda: 8 dicas para evitar cair em burlas e esquemas fraudulentos em nome de outras entidades
(Corrige informação sobre a ativação da assinatura digital, que só pode ser feita presencialmente)
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
- #chave móvel digital,
- #confinamento,
- #serviços online
Deixe o seu comentário