Comprar casa é um passo importante que deve ser dado com a máxima ponderação. Existem muitos fatores a ter em conta antes de tomar uma decisão deste tipo, sendo que é essencial que, antes de tudo, esteja bem informado.
Para isso, antes de tomar uma decisão procure saber exactamente o que significam as mil e uma siglas que vai ouvir desde que começa a sua procura por um novo lar.
Saiba que para efeitos de crédito existem vários tipos de habitação, que de acordo com a finalidade, têm diferentes pressupostos junto das instituições financiadoras.
HPP (Habitação Própria Permanente)
Uma habitação pressupõe um espaço delimitado por paredes e dividido internamente em diversos espaços privados essenciais à vida do agregado familiar - seja sala, cozinha, quartos, casa de banho.
A Habitação Própria Permanente é aquela que é utilizada pelo proprietário e respectivo agregado familiar, em permanência, ou seja, funciona como ‘centro da vida familiar’. A HPP é financiada no máximo a 90%, ou seja tem sempre que ter 10% do valor da casa para dar de entrada, sendo este um dos entraves à compra de casa.
Leia ainda: Avaliação bancária das casas recua pela primeira vez em quatro anos
HPS (Habitação Própria Secundária)
A Habitação Própria Secundária (HPS) é aquela que não se destina a ser a habitação principal do proprietário, nem serve para fins lucrativos, como arrendamento. Funciona como casa de férias ou como habitação ocasional.
Uma das grandes diferenças no acesso a financiamento deste tipo de habitação está no acesso ao crédito, que nestes casos, não pode exceder os 70%.
HPA (Habitação para Arrendamento)
A Habitação para Arrendamento é aquela que tem como principal objetivo gerar lucro, ou seja, serve para fins de arrendamento. Tanto neste caso como no caso da Habitação Própria Secundária, constituem boas possibilidades de investimento a longo prazo. Por isso, aquando da sua compra deve ter em conta alguns aspectos essenciais à valorização do imóvel, como a localização, os serviços ou a tipologia.
Leia ainda: Arrendamento de curta duração: guia para ter o seu alojamento local legal
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário