Eunice Maia, fundadora da Maria Granel - a primeira mercearia que promove o desperdício zero em Portugal - foi a convidada do último Conversas sem Preço. À conversa com Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças, Eunice Maia explica como ingressou num estilo de vida mais sustentável, como surgiu a Maria Granel e ainda deu dicas para quem quer começar a tomar decisões mais amigas do planeta.
A convidada reconhece que o seu passado é pautado por um consumismo compulsivo e foi graças ao projeto da loja - pensado inicialmente pelo marido - que começou a fazer mudanças na sua vida. "O que é atípico aqui é que foi o projeto a contagiar a vida e não o contrário, como normalmente acontece”, explica.
Durante dois anos, ambos estudaram o mercado e foram construindo o conceito. “Fomos confrontados com a realidade portuguesa, uma realidade que desconhecíamos, desde ter a perceção do desperdício alimentar até à perceção dos resíduos que estávamos a gerar”, conta Eunice Maia.
Eunice Maia defende que são os pequenos gestos que fazem toda a diferença no caminho de uma vida mais sustentável.
"Muitas vezes, as pessoas são obrigadas a consumir de uma forma porque não conhecem as alternativas", constata.
Além da sua ocupação com a Maria Granel, Eunice Maia é também professora de português, onde revela nunca despir a "capa de ativista". "Tento ser agente de transformação no espaço em que me encontro."
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
- #conversas sem preço,
- #desperdício alimentar,
- #maria granel,
- #poupança,
- #sustentabilidade
Deixe o seu comentário
2 comentários em “Conversas sem Preço com Eunice Maia”