Neste artigo apresentamos-lhe quatro razões porque o preço mais baixo pode não ser a melhor opção, e algumas dicas do que deve fazer perante estas situações.
Em Portugal o número de lojas online aumentam a cada dia que passa. Com a subida das rendas dos espaços comerciais, muitas marcas acabam por fechar as suas lojas físicas e dedicarem-se apenas ao comércio online. Entre as várias marcas, é uma luta intensa pela atenção de novos clientes e nem sempre a transparência prevalece na publicidade ou no preço anunciado.
Saiba neste artigo 4 razões porque o preço mais baixo pode não compensar
1. Produtos baratos podem não chegar a casa
Infelizmente é uma realidade que acontece mais vezes do que devia. As grandes lojas internacionais que todos conhecemos pela sua variedade de produtos a preços imbatíveis, agregam diversos vendedores. Uns honestos, outros nem tanto.
Mas a maioria das vezes quando não recebemos um produto a culpa não é do vendedor. Produtos de pequenas dimensões, com portes de envio simbólicos ou gratuitos, são enviados em massa diariamente e não têm número de rastreio. Por norma este tipo de encomenda demora entre um a dois meses e meio a chegar.
Sem o número de rastreio não conseguimos saber se tudo está a correr como é suposto, ou se a encomenda ficou perdida no porão do avião ou navio. Caso já tenha passado o tempo previsto da entrega devemos contactar de imediato o vendedor, expondo toda a situação.
Dica de prevenção: Sempre que possível opte por correio registado para conseguir acompanhar online a sua encomenda e poder reclamar em caso de extravio.
Leia ainda: Dia das Compras na Net: vantagens e cuidados a ter nas compras online
2. Verifique sempre os portes de envio
Cada loja online tem as suas condições de envio e não há nada de errado nisso. No entanto, o preço anunciado de um produto pode encarecer bastante com os portes de envio e, nesse caso, o preço final pode não compensar. Por isso o importante nestas situações é saber se a loja oferece os portes de envio. Caso não ofereça é preciso fazer uma simulação para perceber qual será o preço final a pagar.
Dica para saber se os portes são gratuitos
A maioria das lojas online portuguesas têm disponível essa informação na primeira página. No entanto, antes de finalizar a sua compra deve verificar o cesto de compras e ver se os portes são realmente gratuitos. Caso não sejam, veja se a compra compensa com o valor dos portes de envio.
Leia ainda: Compras online mais seguras
3. Não olhe para o desconto, mas sim para o preço inicial
Atualmente é normal encontrarmos promoções durante todo o ano. No entanto, as campanhas de preços imbatíveis podem revelar alguma falta de transparência. Se está de “olho” num produto aponte o seu preço real antes de entrar em promoção. Assim saberá facilmente se a loja subiu ou não o preço base antes da campanha promocional. Lembre-se que nem sempre o maior desconto equivale ao preço mais baixo.
Dica para poupar em campanhas promocionais
Utilize as promoções para comprar aquilo que realmente está interessado e necessita. Em algumas lojas com portes de envios gratuitos a partir de um determinado valor, adicionar mais um produto ao cesto de compras pode compensar. Mas veja bem se realmente é uma boa compra, pois se for apenas para conseguir os portes gratis, no final pode não compensar.
Leia ainda: A influência do marketing na sua carteira
4. Escolha um website barato mas confiável
Na hora de fazermos compras online o preço mais baixo não é a única coisa com que nos devemos preocupar. O bom embalamento é essencial para recebermos a encomenda sem danos, principalmente se vier do estrangeiro. Poupar um ou dois euros nos portes de envio e recebermos um produto danificado nunca compensa. Na maioria das vezes pagar um euro a mais e receber a encomenda bem embalada e segura é a melhor opção.
Dica para saber se a loja ou vendedor faz um bom embalamento
Veja sempre as avaliações e comentários das lojas ou vendedores. Verificar as avaliações nos sites estrangeiros é essencial para perceber se existe realmente um bom embalamento dos produtos. Clientes insatisfeitos, por norma, deixam comentários negativos quando existe um mau embalamento ou receberam a encomenda danificada. Recolher o máximo de informação é fundamental nas compras online, seja em Portugal ou no estrangeiro.
Leia ainda: 5 regras essenciais para proteger os seus cartões em compras online
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
- #compras online
Deixe o seu comentário
4 comentários em “Compras online: Porque é que nem sempre o preço mais baixo é a melhor opção”