Com a situação pandémica com que nos deparámos em 2020, foi inevitável o reagendamento dos festivais de verão. Em 2021, era expectável que já se pudessem realizar os eventos, mas, mais uma vez, com o não melhoramento do cenário, foram reagendados para 2022. É, então, agora oficial que este ano voltam os festivais de verão, mas a questão que se impõe é: o que acontece aos bilhetes de 2020?
Neste artigo, procuramos explicar se os bilhetes que tinha para os festivais de 2020 permanecem válidos, o que devia ter feito para proceder ao reembolso e o que acontece caso tenha trocado os bilhetes por Vales.
Os bilhetes para os festivais de 2020 são válidos este ano?
Sim, todos os bilhetes de festivais de verão adquiridos para 2020 continuam a ser válidos para este ano. Apesar de já terem sido adiados duas vezes, primeiro para 2021 e agora para 2022, é certo que este ano se concretizam.
As empresas organizadoras dos festivais garantem, no entanto, que quem tiver bilhetes de 2020 não precisa de nenhuma validação. E que basta, assim, apresentarem esses mesmos bilhetes à entrada dos eventos este ano.
Não posso ir este ano. O que acontece aos bilhetes?
Na verdade, se só agora soube que não consegue ir aos festivais de verão de 2022, dos quais tinha bilhetes para 2020, já não consegue o seu reembolso.
Cada festival anunciou, ao longo de 2021, que quem quisesse o reembolso do valor dos bilhetes, tinha de o fazer até um determinado prazo. E, atualmente, já não há nenhum prazo ativo para os reembolsos.
Esta foi uma norma apresentada no Decreto-Lei n.º 26-A/2021 de 5 de abril de 2021, que estabeleceu então que o prazo para pedido dos reembolsos terminaria nos 14 dias úteis após as datas em que o Festival se realizaria em 2021 (já com o adiamento de 2020).
Outra opção que alguns festivais estão a permitir é, se houver vários dias de festival, poder trocar o bilhete do dia que tinha, para outro que possa, isto se tiver o bilhete apenas de um dia. Isto também porque os cartazes se alteraram, pelo que muitos dos artistas prometidos para os festivais em 2020 já não são os mesmos nas edições deste ano. Neste caso, tem de dirigir-se ao local onde comprou o bilhete e solicitar a troca.
Deve, então, verificar sempre, consoante o seu caso, as informações relativas aos festivais para os quais tinha bilhete.
Pois, se não puder ir e não puder ter o seu reembolso por parte da bilheteira, pode sempre vender os seus bilhetes ou oferecer a alguém próximo que possa.
Troquei o meu bilhete de 2020 por vale. E agora?
Além do reembolso, a maior parte dos festivais permitiu durante um certo prazo (já todos terminados), que os clientes pudessem trocar os seus bilhetes por um vale.
Este vale consiste num valor que fica retido e que pode reutilizar noutros festivais de verão permitidos pela bilheteira onde comprou.
Caso este seja o seu caso e na altura tenha trocado o seu bilhete por um vale, pode agora utilizá-lo da seguinte forma: deve fazer a troca até 30 dias antes do evento que quer ir. Esta troca está, no entanto, sujeita à lotação disponível no momento.
Festivais de verão que foram cancelados/adiados em 2020
Em todo o mundo, foram cancelados os festivais de verão em 2020 e só agora reagendados. Mas vejamos quais os festivais de verão portugueses a que se aplicam as situações acima:
- Rock in Rio
- Meo Sudoeste
- Nos Alive
- Nos Primavera Sound
- Vodafone Paredes de Coura
- Super Bock Super Rock
- Sumol Summer Fest
- Rolling Loud Portugal
- Sol da Caparica
- Meo Marés Vivas
- RFM Somnii
- EDP Cool Jazz
- Afro Nation
- Brisa Beach Party
- North Music Festival
- FMM Sines
- Boom Festival
- Hard Metal Fest Mangualde
- Laurus Nobilis Music
- Jardim Sonoro
- Santa Maria Blues
- Neopop Festival
- Sound Waves
- Summer Opening Festival
- VOA Heavy Rock Festival
- Vagos Metal Fest
- SWR Barroselas Metalfest
- Douro Rock
Leia ainda: Comprou bilhetes para espetáculos ou festivais em 2020? Saiba o que diz a lei sobre o reembolso
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário