João Ramos, médico de medicina geral e familiar e apresentador da rubrica "Diga, Doutor" na RTP 1, alerta para a "sobreutilização das consultas" por parte dos utentes. "A pessoa se tiver um bom clínico poderá só precisar de uma consulta por ano”, afirma.
Seja por falta de informação, ansiedade ou solidão, o médico de família, reconhece que existem pessoas que procuram consultas em excesso. "Queremos adaptar as consultas às idades das pessoas e à sua doença crónica”, salienta.
O Dr. João Ramos dá o exemplo: uma pessoa com diabetes, seja qual for a sua idade, tem de ter três a quatro consultas por ano. Já no caso de alguém sem uma patologia crónica, precisa apenas de uma consulta anual. "Ao perceberem isto, as pessoas podem começar a poupar".
O Dr. João Ramos foi o convidado do último Conversas sem Preço. À conversa com Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças, foram abordados temas como a vulnerabilidade financeira e de como esta pode ter impacto na saúde das pessoas.
Veja o episódio na íntegra aqui: Conversas sem Preço com Dr. João Ramos
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
- #consultas,
- #médico,
- #poupança,
- #poupar,
- #saúde
Deixe o seu comentário