O verão é tipicamente uma altura em que as crianças passam mais tempo fora de casa. E a pulseira "Estou Aqui" pode ser uma grande ajuda para os pais. É sabido que, em zonas mais amplas, como a praia, o parque infantil ou um centro comercial, por exemplo, perder o seu filho de vista pode ser um episódio angustiante e gerador de bastante pânico. Pode acontecer em qualquer lugar, a qualquer pai e em poucos segundos.
A pensar neste tipo de situações, a Polícia de Segurança Pública (PSP), em parceria com outras entidades como o MEO, a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, a Rádio Comercial, a Missing Children Europe, o Instituto de Apoio à Criança e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), criou o programa “Estou Aqui Crianças”.
O programa consiste na atribuição de pulseiras “Estou Aqui” a crianças e jovens dos dois aos 15 anos que permitem encontrá-los de forma mais rápida em situações em que estejam perdidos. As pulseiras podem, por exceção, ser usadas por crianças com menos de dois anos, no caso de serem capazes de andar sozinhas.
Leia também: Transporta crianças no carro? Atenção às multas por falta de segurança
Como funciona?
A pulseira não tem sistema de localização, mas sim um código alfanumérico pessoal e intransmissível, associado a uma base de dados, que permite identificar as crianças e contactar os pais de imediato. Além disso, tem a inscrição "Call/Liga 112".
Um adulto que encontre uma criança perdida só tem de contactar o 112 e informar onde se encontra e qual é o código da pulseira. Com esta informação, a PSP consegue entrar em contacto de imediato com a família.
Apesar de o verão poder ser uma época mais propícia a este tipo de episódios, este programa funciona durante todo o ano, em todo o território nacional. E as pulseiras adquiridas durante 2023 estão disponíveis para crianças dos 2 aos 15 anos e são válidas até 31 de dezembro de 2024.
Como pedir a pulseira?
O pedido da pulseira deve ser feito no site do programa e não tem qualquer custo. Vai ter de preencher um formulário com os dados da pessoa responsável, os dados da criança e os contactos de emergência. Depois tem de selecionar a esquadra da PSP onde quer levantar a pulseira. Após levantar a pulseira, só tem de a atar no pulso da criança.
Os pedidos podem ser feitos pelos pais para os seus filhos, mas também por instituições como escolas, infantários ou campos de férias, para grupos, até um máximo de 25 crianças por pedido.
Leia ainda: 10 atividades para fazer com os seus filhos este verão sem gastar muito
Fale com o seu filho sobre o programa
Se aderir ao programa, fale com o seu filho sobre o que ele deve fazer caso se sinta perdido e esteja sozinho. Nessas situações, o recomendável é ir ter com um adulto (preferencialmente um polícia, militar, bombeiro ou profissional de saúde), mostrar a pulseira e pedir para essa pessoa ligar para o 112.
A PSP deixa ainda outros conselhos como:
- Combinar um ponto de encontro para o caso de se perder;
- Manter-se no mesmo local e esperar que os pais o procurem;
- Encontrar um telefone e ligar para o 112.
“Estou Aqui Adultos”
O programa Estou Aqui Crianças é válido até aos 15 anos. Mas após essa idade, ainda pode continuar a usufruir deste tipo de segurança proporcionada pela PSP através do programa Estou Aqui Adultos.
Funciona exatamente da mesma forma e tem uma validade de dois anos. Pode ser pedida aqui pelo próprio ou pelo cuidador ou instituição.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário