Nos últimos tempos tenho andado à procura de casa e, dentro das imensas variáveis que determinam a escolha, o factor saúde pesa acima de todos. Por isso, das várias vezes que inspeccionei apartamentos, algo que não me escapava era a existência próxima de cabos de alta tensão - motivo mais que suficiente para desistir de casas que, no geral, eram muito atractivas.
Pedro Pais é o fundador do financaspessoais.pt e do forumfinancas.pt. O Pedro é um dos maiores promotores de literacia financeira em Portugal contribuindo com centenas de artigos, ferramentas e simuladores que ajudam as pessoas a poupar, a investir ou a decifrar os mistérios da fiscalidade.
Conversa de vendedor
Na conversa com os diversos vendedores e agentes imobiliários, todos garantiam a pés juntos que os cabos de alta tensão não eram prejudiciais e, no pior dos casos, os estudos eram inconclusivos. Claro que não acreditei neles.
Artigos que comprovam
Como não me gosto de fiar apenas nas minhas convicções, pesquisei sobre os efeitos de exposição prolongada aos Campos Electromagnéticos. Encontrei, como de esperar, vários artigos que apontam os malefícios, desvantagens e efeitos nefastos da vivência próxima dos referidos cabos de alta tensão.
O estudo esclarecedor
Entretanto, por mera coincidência, li um post do Vitor Domingos sobre a existência de um dois estudos da Direcção-Geral de Saúde, um sobre a Exposição da População aos Campos Electromagnéticos e outro sobre Sistemas de Comunicações Móveis - Efeitos na Saúde Humana.
Sem querer ser alarmista, acho que este parágrafo é de reter:
É considerado como possível que uma intensa exposição aos CEMs nas habitações possa aumentar ligeiramente o risco de leucemia infantil, e que esta exposição nos locais de trabalho possa aumentar ligeiramente os riscos de leucemia e tumores cerebrais em adultos.
Obrigado, mas não!
Mas não acredite em mim, leia!
Não sei por si, mas já me chegam as radiações que não consigo evitar (telemóveis, redes Wi-Fi, ...), agora viver perto de cabos de alta tensão: NÃO!
Já agora! Se está a pensar comprar casa, aconselhamos a leitura do artigo "Vai comprar casa? Conheça todos os custos, papéis e impostos" para que saiba com o que pode contar.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Etiquetas
- #cabos de alta tensão saúde,
- #cabos de alta tensão segurança,
- #exposição a linhas de alta tensão
Bom dia….
Tenho na minha quinta um poste de muito alta tensão (MAT). minha habitação fica precisamente por baixo desta mesma linha. habitação esta que herdei de meus pais. Gostaria de salientar que bem próximo desta linha também tem casa duas tias minhas. Minha mãe faleceu com Alzheimer.
Minha tia mais velha também faleceu, recentemente, com Alzheimer.
Uma prima minha faleceu, com 40 anos de idade, com cancro na coluna vertebral.
A mãe dela( minha tia), também faleceu com cancro. Sao pessoas que habitavam, sensivelmente, a cerca de 40 metros do eixo destas linha de MAT. Dito isto, escusado sera dizer que estou bastante alarmado. Existam ou não estudos sobre esta matéria conclusivos, eu não estou confiante que não haja de todo perigo para os humanos que derivem da exposição a estes campos magnéticos. Gostaria de saber se existe alguma forma de eu chamar á responsabilidade a REN, para que façam alguma coisa no sentido de retirar de minha quinta este poste de transporte de energia de muito alta tensão.
Olá, Paulo.
Nesse caso, sugerimos que contacte diretamente um advogado.