Habitação

Cabos de alta tensão: perigos para a saúde

Um dos aspectos a analisar quando compra casa é a presença de cabos de alta tensão junto ao imóvel. Mas existem perigos para a saúde? Saiba neste artigo.

Habitação

Cabos de alta tensão: perigos para a saúde

Um dos aspectos a analisar quando compra casa é a presença de cabos de alta tensão junto ao imóvel. Mas existem perigos para a saúde? Saiba neste artigo.

Nos últimos tempos tenho andado à procura de casa e, dentro das imensas variáveis que determinam a escolha, o factor saúde pesa acima de todos. Por isso, das várias vezes que inspeccionei apartamentos, algo que não me escapava era a existência próxima de cabos de alta tensão - motivo mais que suficiente para desistir de casas que, no geral, eram muito atractivas.

Pedro Pais é o fundador do financaspessoais.pt e do forumfinancas.pt. O Pedro é um dos maiores promotores de literacia financeira em Portugal contribuindo com centenas de artigos, ferramentas e simuladores que ajudam as pessoas a poupar, a investir ou a decifrar os mistérios da fiscalidade.

Conversa de vendedor

Na conversa com os diversos vendedores e agentes imobiliários, todos garantiam a pés juntos que os cabos de alta tensão não eram prejudiciais e, no pior dos casos, os estudos eram inconclusivos. Claro que não acreditei neles.

Artigos que comprovam

Como não me gosto de fiar apenas nas minhas convicções, pesquisei sobre os efeitos de exposição prolongada aos Campos Electromagnéticos. Encontrei, como de esperar, vários artigos que apontam os malefícios, desvantagens e efeitos nefastos da vivência próxima dos referidos cabos de alta tensão.

O estudo esclarecedor

Entretanto, por mera coincidência, li um post do Vitor Domingos sobre a existência de um dois estudos da Direcção-Geral de Saúde, um sobre a Exposição da População aos Campos Electromagnéticos e outro sobre Sistemas de Comunicações Móveis - Efeitos na Saúde Humana.

Sem querer ser alarmista, acho que este parágrafo é de reter:

É considerado como possível que uma intensa exposição aos CEMs nas habitações possa aumentar ligeiramente o risco de leucemia infantil, e que esta exposição nos locais de trabalho possa aumentar ligeiramente os riscos de leucemia e tumores cerebrais em adultos.

Obrigado, mas não!

Mas não acredite em mim, leia!

Não sei por si, mas já me chegam as radiações que não consigo evitar (telemóveis, redes Wi-Fi, ...), agora viver perto de cabos de alta tensão: NÃO!

Já agora! Se está a pensar comprar casa, aconselhamos a leitura do artigo "Vai comprar casa? Conheça todos os custos, papéis e impostos" para que saiba com o que pode contar. 

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #cabos de alta tensão saúde,
  • #cabos de alta tensão segurança,
  • #exposição a linhas de alta tensão
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

42 comentários em “Cabos de alta tensão: perigos para a saúde
  1. Estava procurando dados sobre as redes de alta tensão. Sei pela experiência pois moro perto de uma população que mora nesta área de risco, de muitos casos de leucemia infantil,casos que são ignorados pela rede pública de saúde. Afinal este pessoal mora neste lugares porque não tem onde morar e invadem o lugar que é terreno da Cia Eletr..Mas estava procurando sobre o assunto porque a prefeitura da minha cidade tirou umas famílias de uma zona insalubre e está assentando em outra, que é bem próxima de uma grande rede de alta tensão e isso me surpreendeu muito. Procurei uma explicação na secretaria de habitação e me surpreendi mais ainda pois o Gestor que me atendeu disse desconhecer o perigo e que tem um projeto de fazer um jardim para as crianças ali em baixo e plantar árvores para impedir que as pessoas façam casa ali porque é terreno da CEEE.Inssisti no assunto e ele disse que havia um mito sobre isso e que a distancia seria de 30 metros. Que tal?
    Adorei o blog e vejo que a gente não está só neste planeta existem outras pessoas que pensam e enxergam um pouco mais além do que o seu próprio umbigo. Parabéns pela iniciativa.

  2. ola, gostaria que me ajudassem meu marido fez um investimento alto .comprou um imovel de alto padrão a 50 metros de uma torre não conheço bem este assunto mas a torre é daquelas gigantescas é uma chacara lindissima mas tenho bebe de 1 ano e não sei o que faço ele quer morar no local , mas se fizesse tanto mal a saude eles não teriam que proibir a construção de residencias a sua volta a algo que posso fazer entrar em contato com a compania ,mas como saber a qual compania pertence a torre, ja houve casos de abaixo assinado transferir as torres de local ou isso não é possivel, o pediatro disse que se eu frequentar só os fins de semana tudo bem mas morar no local devo evitar…..

  3. Moro numa casa que fica a menos de 20m de uma guinde de alta tensão. Alguns morades ja foram na Justiça mas dizem que a companhia de luz estar demorando paa da um laudo técnico. Qual o caminho correto e se possível rápido?

  4. Boas

    Estou prestes a fazer negocio num apartamento que gostei bastante mas o problema são os ditos postos de alta tensão.

    Já estou como o António Cruz em 26 Agosto de 2007 existem muitos mais problemas, claro que alguns podemos evitar mas hoje em dia é muito dificil:
    o frango tem nitrofuranos
    vegetais pesticidas
    o wireless tem ondas
    as vacas andam loucas
    a poluição dos camioes e das fabricas
    o efeito estufa (aquecimento global)
    …..

    Mas gostei de ler estas opiniões desta malta
    e fiquei mais esclarecido sobre o assunto
    muito bem hajam
    felicidades a todos nomeadamente ao PEDRO PAIS

  5. Boa tarde a todos

    Antes de mais queria felicitar o pedro pela criação deste Blog…já me foi util em varias coisas. Obrigada

    Relativamente ao tema que tem sido aqui comentado, alta Tensão e a saude, eu estou prestes a finalizar a compra de uma habitaçao onde só agora é que reparei na proximidade de uma linha de muito alta tensao(Palhais-Charneca Caparica), que, do que me informei, é de 150 kv, ou seja é muito. A minha habitação fica a mais ou menos 100m desta linha, sendo que um dos postes, está nesses 100m. Eu tenho duas meninas e a questão da Leucemia Infantil, está a preocupar-me bastante. Não se alguem me sabe dizer se a esta distancia, já não é tão prejudicial para a saude….

    Obrigada

    Andreia

  6. Boa noite Teresa,

    Essa designação é realmente estranha e só com esses dados não sei realmente o que responder.

    Aquilo que sei é que a TAEG é a Taxa Anual Efectiva Global e que é, no final de contas, uma medida de todos os custos que temos de suportar com um determinado empréstimo (juros, seguros, outros encargos etc). É preciso ter em atenção que muitos bancos optam por não incluir os seguros (para tornar mais atractiva a taxa) com a desculpa que o seguro pode ser feito em qualquer instituição e dessa forma qualquer análise comparativa poderá sair deturpada.

    Por regra a Taxa a aplicar nos empréstimos habitação em Portugal é a Euribor (Euro InterBank Offered Rate) e que é uma taxa de juro baseada na média das taxas de juro de um painel de bancos, que emprestam dinheiro entre si na zona euro (a CGD é o único em Portugal a pertencer a esse painel).

    Quanto à referida taxa “FMI BP TAEG” parece-me melhor ir reler o contrato de empréstimo, pois tem garantidamente um ponto relativo à taxa de juro a que está indexada. Só com mais dados julgo ser possivel descortinar essa questão.

    Cumpts,
    Francisco

  7. Boa tarde,

    Açguém me sabe explicar o que é a taxa de juto FMI BP TAEG?
    Já liguei para os bancos mas ninguém me sabe dizer.
    Tenho o empréstimo da minha casa indexada a esta taxa e não sei o que é.

    Desde já muito obrigada,
    Teresa

  8. Mais do que discutir micro-teslas e campos magnéticos, temos que ser realistas. É um facto que as linhas têm de existir, pois a electricidade tem de passar, hoje em dia existem casas em todo o lado, logo têm de ficar perto de alguem…

    As pessoas cada vez mais usam e abusam da energia, gastam mais e querem que a energia chegue lá a casa. As linhas, essas, têm de passar na casa dos outros.
    (Quanto a passar enterrado a 80cm ou 1 m, nem comento)

    Queixam-se que passam perto da escola dos filhos, mas dão telemóveis a esses mesmos filhos, o que lhes espeta a radiação mesmo encostada á cabeça…

    É o mesmo com as antenas dos telemóveis, ninguem as quer, mas todos querem ter rede… Usem telefones fixos, estou plenamente convencido que 80% das pessoas não necessitam efectivamente de telemóvel. 10 % podiam organizar-se melhor por forma a também não necessitar, restando apenas uns 10% a quem faz efectivamente falta…

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.