Construir uma casa é o sonho de muitas pessoas. E pode ser um dos mais fascinantes projetos pessoais e familiares que se pode levar a cabo. Mas para que um sonho não se torne num pesadelo, deve tentar prever e elencar o maior número de despesas possíveis.
Quando mais exaustivo for este esforço, menor as hipóteses de ser surpreendido por eventualidades e imprevistos.
Leia ainda: Está a ponderar construir casa? Prepare-se para as diferentes etapas
Construir uma casa
Quando decidimos construir uma casa, temos de ter consciência que há muitos custos relacionados. Há fatores que não vamos conseguir antecipar, mas é fundamental fazermos o exercício para aproximarmos ao máximo o custo total de construção.
Materiais, burocracias, mão-de-obra, impostos e crédito, são alguns dos custos que conseguimos antecipar, mesmo que não consigamos saber ao cêntimo quanto custará tudo.
Faça o orçamento e inclua uma margem financeira, desta forma, estará a proteger-se de alguma derrapagem quer em termos de valores de materiais, quer de tempo.
Leia ainda: Construção: Preço dos materiais dispara 18,6% e agrava custos
Consultor imobiliário na KW e especialista no mercado residencial da Grande Lisboa, é autor do blogue A House in Lisbon e da série Minuto Imobiliário. Nascido em Lisboa e formado em Sociologia, foi gestor no BES, assinou o blogue O Alfaiate Lisboeta, e foi cronista no Dinheiro Vivo, Expresso, Metro e GQ.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário