Está a pensar em vender uma casa? E não sabe qual o montante pelo qual deve colocar o imóvel à venda? Há alguns passos que pode dar para ficar com uma ideia e perceber se é altura de avançar.
Para ter uma ideia do valor de mercado da sua casa pode consultar um portal imobiliário, fazer uma pesquisa por casas semelhantes à sua, e perceber a que preços estão a ser anunciadas. Contudo, se quer ter uma noção mais real do valor do imóvel em causa, o melhor será falar com um profissional. Até porque é possível que ele tenha conhecimento de valores reais de transação.
Se optar por fazer um estudo de mercado, sem recurso a um especialista, há alguns fatores que deve ter em consideração para que possa chegar a um valor mais aproximado do seu imóvel.
Leia ainda: Imobiliário: O que esperar de 2023
O que influencia o valor de venda da casa
Se quer perceber o valor pelo qual pode vender a sua casa, sem recorrer a um profissional, deve ter em consideração vários aspetos, que podem condicionar o preço pelo qual conseguirá vender um imóvel. Em alguns casos estas questões vão influenciar positivamente o preço de uma casa, noutros acabam por pressionar o seu valor.
Localização, área da casa e tipologia, e respetivo estado de conservação são as variáveis essenciais para a caraterização de um imóvel e definição do seu preço. Mas não são únicas. Fatores como estacionamento, vista ou existência de espaço exterior, podem justificar algumas variações de valor face a um dado padrão.
Se uma dada casa estiver no mercado há muito tempo, não a inclua no estudo. Ou caso prefira fazê-lo, considere apenas (por exemplo) 90% do valor anunciado. Porque se está no mercado há muito tempo, significa que o valor pelo qual está à venda vem sendo rejeitado de forma consistente pela procura, e não é um input fiável para o seu levantamento.
Todos estes aspetos vão influenciar o valor do imóvel que quer vender. Definir o valor de uma casa implica ter em consideração muitos fatores. Não se precipite. Coloque o seu imóvel à venda pelo preço adequado, evitando "perder" dinheiro ou não conseguir vender a casa por estar a um valor demasiado elevado.
Leia ainda: Imobiliário: preço e valor
Consultor imobiliário na KW e especialista no mercado residencial da Grande Lisboa, é autor do blogue A House in Lisbon e da série Minuto Imobiliário. Nascido em Lisboa e formado em Sociologia, foi gestor no BES, assinou o blogue O Alfaiate Lisboeta, e foi cronista no Dinheiro Vivo, Expresso, Metro e GQ.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário