Se está a pensar vender a sua casa, saber o valor justo do imóvel é um passo fundamental, mas nem sempre fácil. Isto porque há inúmeros fatores que influenciam o preço das habitações, desde a relação entre a oferta e a procura em determinada localização às características específicas da casa.
Nesta medida, uma boa forma de apurar o valor de um imóvel é com base na comparação de mercado, ou seja, comparando com habitações semelhantes, na mesma localidade.
Conheça, neste artigo, o que influencia o valor das habitações, e como poderá calculá-lo facilmente, com base em transações reais.
Como posso saber o valor de um imóvel?
A avaliação de um imóvel deve ser feita por um perito independente. No entanto, o Simulador de Valor de Imóvel pode ajudar a ter uma noção aproximada de quanto vale a sua casa, ou um imóvel que queira comprar. Desenvolvido pelo Doutor Finanças em parceria com a Alfredo, baseia-se em dados de transações efetivamente realizadas recolhidos pela Alfredo.
Por exemplo, se quiser comprar ou vender um T2 no concelho da Amadora com 100m2 de área bruta, saiba que a média ronda os 184 mil euros. Já em Vila Nova de Gaia, um apartamento com as mesmas características foi vendido, em média, por cerca de 206 mil euros.
Para uma análise ainda mais aproximada pode escolher uma rua específica quando fizer a sua simulação.
Nota: A escolha das localizações usadas no exemplo tem como base os dados dos Censos 2021 para os municípios com mais habitantes (excluindo Lisboa e Porto).
Dados para simulação
O que influencia o preço das casas?
Quando avaliam um imóvel, os peritos têm em conta critérios como a localização, o ano de construção, a tipologia, as áreas, a exposição solar, os acabamentos, as acessibilidades e a existência de elevador, garagem ou piscina, por exemplo.
Por aqui, percebemos que duas casas localizadas na mesma rua e em prédios iguais podem ter preços diferentes. Basta que uma delas tenha sido alvo de remodelações em uma ou mais divisões para valer mais.
Leia ainda: Quanto vale a sua casa? 15 fatores que influenciam o preço
Vai comprar casa? Preço e valor de avaliação têm influência no empréstimo
Se vai comprar casa, saiba que o preço por que o imóvel é vendido nem sempre é igual ao valor da avaliação feita posteriormente pelo banco. E os dados mais recentes divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram isso mesmo.
De acordo com o relatório Estatística de Preços da Habitação ao nível local do 3.º trimestre de 2023, o valor mediano das vendas por m2 em Portugal foi de 1.641 euros. Já o Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação de setembro de 2023 (que agrega os dados do trimestre de julho a setembro) mostra que o valor mediano de avaliação do m2 foi de 1.541 euros.
Se considerarmos uma casa de 125 m2, o preço de venda é 12.500 superior ao valor de avaliação. E isto tem influência no empréstimo concedido pelo banco. É que as instituições só podem emprestar até 90% do menor valor entre o preço e a avaliação.
Assim, quando a avaliação fica abaixo do preço do negócio, o cliente necessita de ter mais capitais próprios para dar como entrada.
Leia ainda: O valor de avaliação da casa pode ser muito diferente do preço de venda?
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário