Mobilidade

Como funciona um carro a GPL Autogás?

O GPL Autogás é uma alternativa cada vez mais popular aos combustíveis tradicionais. Saiba como funciona e quais as vantagens.

O GPL Autogás é uma alternativa cada vez mais popular aos combustíveis tradicionais. Saiba como funciona e quais as vantagens.

Se está a pensar comprar um carro movido a GPL Autogás ou adaptar o seu carro atual, é normal que tenha algumas dúvidas. O que é, afinal, o Autogás? Onde e como é utilizado? Há realmente vantagens em relação aos restantes combustíveis tradicionais? Reunimos neste artigo as principais respostas às suas dúvidas sobre o GPL Autogás.

O que é o GPL Autogás?

A sigla GPL refere-se ao Gás de Petróleo Liquefeito, uma mistura de hidrocarbonetos provenientes das frações mais leves do petróleo durante o processo de refinação. Este composto inclui propano, propeno, butano e buteno, sendo, normalmente, um combustível gasoso, inflamável e inodoro. No entanto, ao ser armazenado sob pressão, transforma-se em estado líquido e é menos denso que a água.

Onde é normalmente utilizado o Autogás?

O GPL é amplamente utilizado no ambiente doméstico (nomeadamente no aquecimento residencial), no aquecimento de águas quentes sanitárias, no setor Horeca/Restauração e na Indústria em geral. Os termos GPL Auto e Autogás são então termos mais específicos, usados para se referirem ao uso de GPL como combustível para veículos a motor. Ou seja, quando falamos em Autogás, estamos a referir-nos ao uso específico de GPL como um combustível para veículos, em vez do uso doméstico comum para aquecimento e cozinha, por exemplo.

Leia ainda: Selos do carro: Quais ainda são obrigatórios fixar no vidro?

Como funciona um carro a GPL Autogás?

Nos veículos a Autogás, o sistema inclui um reservatório, um redutor de pressão e um injetor. Quando o condutor liga o veículo, o sistema permite a passagem do GPL para o motor, onde se mistura com o ar. Ao contrário dos combustíveis tradicionais, o GPL Autogás tem uma queima mais eficiente, resultando numa menor emissão de poluentes e maior eficiência energética. Além disso, o sistema é projetado para garantir a segurança, com válvulas de alívio de pressão e sensores que monitorizam constantemente o funcionamento.

O Autogás é seguro?

São inúmeros os mitos relacionados com o Autogás e a falta de segurança é um deles.

No entanto, o GPL Autogás é tão ou mais seguro do que os restantes combustíveis tradicionais. Está sujeito às mesmas normas de qualidade e segurança do que os outros combustíveis e os regulamentos que cumpre são desenvolvidos por peritos em Laboratórios/Institutos internacionalmente reconhecidos.

Leia ainda: Crédito automóvel vs. crédito pessoal: Qual a melhor opção?

Vantagens do GPL Autogás

Ao optar por um carro a Autogás, os consumidores estão não apenas a investir numa alternativa mais sustentável, mas também a poupar nos custos desde o primeiro abastecimento. Reunimos aqui as principais vantagens do GPL Autogás.

Menos custos

Do ponto de vista económico, o Autogás é uma opção mais acessível face aos restantes combustíveis tradicionais. O preço por litro é inferior ao da gasolina e gasóleo, resultando em custos de combustível mais baixos para os utilizadores. Esta economia é bastante significativa, tornando os carros a Autogás uma escolha bastante atrativa para quem procura uma alternativa financeiramente vantajosa.  

Menos poluição

Outra das principais vantagens do Autogás é o seu impacto ambiental reduzido. A queima do GPL emite menos dióxido de carbono (CO₂) e partículas finas em comparação com os combustíveis convencionais, contribuindo assim para a diminuição da pegada ecológica dos veículos.

Menos ruído

Além de possibilitarem uma condução mais suave, os veículos a GPL Autogás produzem cerca de menos 30% de ruído comparativamente com os automóveis movidos com os combustíveis tradicionais. São, por isso, boas soluções para grandes centros urbanos onde a poluição sonora é uma preocupação.

Maior autonomia

Um automóvel movido a GPL Autogás, por norma, é bi-fuel. Isto significa que os utilizadores podem continuar a abastecer com gasolina. Desta forma, como resultado da possível utilização dos dois produtos, o automóvel vai ter uma maior autonomia.

Numa era em que a poupança e a consciência ambiental são prioridades-chave para muitos condutores, o equilíbrio entre benefícios económicos e ambientais torna os veículos a GPL Autogás uma escolha cada vez mais popular.

Leia ainda: Crédito automóvel, leasing ou renting? Como distinguir antes de escolher

A Autogás Portugal é uma iniciativa desenvolvida pela Apetro e pelos seus Associados, cujo objetivo é desmistificar e descomplicar o uso do GPL Autogás, consciencializando a população em geral para as suas inúmeras vantagens.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.