A ZERO, com o apoio das três entidades responsáveis pela gestão dos veículos em fim de vida, das baterias, dos pneus usados e dos óleos usados, lançou uma campanha visando sensibilizar os condutores para a boa gestão dos seus veículos, com ganhos para o ambiente e poupanças na carteira.
Entre diversos conselhos, escolhemos os seguintes:
Pratique uma condução mais ecológica e defensiva
Além de permitir um menor desgaste dos componentes do veículo, prolongando a sua vida útil, a prática da condução mais ecológica e defensiva é também potencialmente mais amiga do ambiente e da saúde (reduz a emissão de gases poluentes e nocivos para a saúde), mais económica (consome menos combustível) e mais segura (reduz o risco de acidentes).
Cumpra as indicações e o calendário de manutenção do seu veículo
O bom hábito de cumprir o calendário de manutenção recomendado pelo fabricante reduz a possibilidade de ocorrência de avarias inesperadas e os custos e incómodos daí resultantes.
Também a verificação regular do bom estado dos componentes de maior desgaste, tais como a bateria, os pneus, o óleo, o líquido do radiador e os travões, por um técnico especializado, garantem um melhor desempenho do veículo e reduzem a poluição.
Verifique a pressão dos pneus regularmente
A manutenção de uma pressão adequada nos pneus do seu veículo é fundamental para a garantia de maior segurança na condução e redução do consumo de combustível, levando a menores emissões de gases poluentes para a atmosfera.
Não deixe a sua viatura demasiado tempo parada
Efetue uma deslocação com o veículo regularmente (por exemplo uma vez por semana). Não só minimiza a descarga da bateria, mas também promove a lubrificação e manutenção adequada dos componentes mecânicos. Tudo isto vai-lhe poupar dinheiro e também melhorar o desempenho ambiental do seu automóvel.
Proteja a pintura
Minimize o desgaste da pintura e o aparecimento de corrosão, evitando estacionar por baixo de árvores (a seiva e os detritos dos pássaros têm uma ação prejudicial) e, caso seja possível, cubra o veículo com uma capa. Esta prática previne a necessidade de aplicação de produtos químicos no seu automóvel, como tintas ou resinas, protegendo assim o ambiente, mas também poupando a sua carteira.
Quando o seu veículo chegar ao fim de vida, dê-lhe um destino ambientalmente correto
Entregue-o num centro da REDE VALORCAR. Desde modo garante o seu tratamento de forma ambientalmente correta e o cancelamento do registo de propriedade e da matrícula.
Sempre que puder utilize os transportes públicos
Há muitas situações em que podemos utilizar os transportes públicos em vez do automóvel privado. Desta forma também poupamos dinheiro e protegemos o ambiente.
Para mais informações sobre esta campanha da ZERO, consulte: https://resiauto.zero.ong/
Também pode obter dados úteis sobre estes temas nos sítios das entidades gestoras dos resíduos de automóveis em: www.sogilub.pt, www.valorcar.pt e www.valorpneu.pt
Leia ainda: ISV e IUC: Andar de carro fica mais caro em 2023
ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável
Rui Berkemeier é licenciado em Engenharia do Ambiente pela FCT/UNL. Foi Técnico Superior da Direção de Serviços de Hidráulica do Sul em Évora (1988-1992), na área de Controle da poluição hídrica e extração de inertes, e Chefe de Setor de Ambiente da CM das Ilhas em Macau (1992-1996) na Gestão de Resíduos e Educação Ambiental. Desempenhou as funções de Coordenador do Centro de Informação de Resíduos da Quercus de 1996 a 2016 acompanhando as políticas nacionais de gestão de resíduos. Atualmente colabora na ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável na área dos resíduos.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário