Depois de poupança em telecomunicações e créditos, falamos-lhe de como poupar em combustíveis. Saiba como.
Pedro Pais é o fundador do financaspessoais.pt e do forumfinancas.pt. O Pedro é um dos maiores promotores de literacia financeira em Portugal contribuindo com centenas de artigos, ferramentas e simuladores que ajudam as pessoas a poupar, a investir ou a decifrar os mistérios da fiscalidade.
Na série de artigos "Poupar a sério!", já abordámos as rubricas como Telecomunicações, ou Créditos. No presente artigo iremos focar-nos nos combustíveis, uma das componentes mais significativas nos gastos com a utilização de viaturas.
Postos mais baratos vs cupões/descontos
A forma mais simples de poupar no combustível é comprar combustível mais barato. A diferença entre marcas mais regulares e as low-cost ronda os 7% a 10%, o que a longo prazo pode representar muito dinheiro poupado. A título de exemplo, estivemos a confirmar e facilmente as diferenças atingem os €0,12 por litro, o que para quem faça 20.000 km/ano representará €100-€150 por ano.
Mas estranhamente muita gente continua a preferir as marcas mais caras, sem que aparentemente haja motivo, excepto, claro está, se o posto low-cost ficar afastado das deslocações habituais.
Há quem acabe por utilizar as marcas mais caras e recorre a cupões e outros descontos para baixar o preço. Na nossa opinião esta táctica tem várias desvantagens:
- Mesmo após os descontos é frequente que o combustível fique mais caro que nas low-cost.
- Gasta-se tempo a arranjar cupões e outros esquemas para poupar, tempo esse que poderia ser bem melhor aproveitado, por exemplo para poupar a sério noutras rubricas.
- Vários descontos e cupões exigem fidelização/habituação a cadeias de supermercados e a cartões bancários, o que limita a escolha do consumidor e pode trazer custos pouco evidentes.
Assim, recomendamos que opte por combustíveis em postos low-cost. Pode ver os preços de combustível em vigor no site da DGEG e no Mais Gasolina.
Modo de condução
Outra forma muito eficaz de poupar combustível é adoptar algumas mudanças no modo de condução, com efeitos muito realistas no consumo. Lembre-se que poupar 0,5 litros por cada 100 km representa mais de €120/ano para quem conduza 20.000 km.
Embora as mudanças benéficas no modo de condução sejam relativamente evidente, não custa reforçar as principais ideias, em grande parte retiradas do guia de eco-condução do IMTT:
- Conduza a uma velocidade o mais constante possível e, acima de tudo, com suavidade, evitando acelerações/desacelerações e travagens bruscas. (Pode poupar 15% de combustível conduzindo a 80 Km/h, em vez de 100 Km/h).
- Use a relação de caixa de velocidades mais alta possível. Uma mudança alta significa uma rotação mais baixa, que resulta num menor consumo de combustível. (Potencial de poupança: 10%).
- Nas descidas de acentuada inclinação, deve manter o veículo engrenado numa mudança compatível (travar com o motor), obtendo assim maior segurança e consumo nulo.
- Retire toda a carga desnecessária do porta-bagagens e assentos traseiros. (Potencial de poupança: 3%).
- Acelerar e desacelerar suavemente. Acelerações bruscas provocam um consumo excessivo de combustível. Adicionalmente, quando trava ocorre dissipação de energia, que não é aproveitada para o movimento do veículo, pelo que deve travar suavamente e de forma antecipada antes do ponto previsto de paragem, permitindo aproveitar melhor o combustível injectado no motor.
Ler mais: Como poupar cerca de 100€ escolhendo o combustível que utiliza
Utilização de transportes públicos
Por último, a sugestão que deixamos para poupar é optar por usar mais frequentemente os transportes públicos, em detrimento do transporte particular.
Na realidade, não é certo que esta opção compense o custo dos combustíveis. Mas se pensarmos em todos os gastos relacionados com o usufruto de uma viatura, nomeadamente desgaste e estacionamento, a opção de transporte público compensa certamente. É também possível que acabe por poupar tempo, especialmente se poder optar por transportes que usam vias alternativas à rodoviária, como é o caso do metro ou do comboio.
Muitas vezes, o que faz mais sentido é até adoptar um cenário misto, em que a viatura particular é utilizada até algum ponto agregador de transportes públicos, sendo o resto do percurso efectuado através destes últimos. Cada caso é um caso, mas frequentemente é possível poupar dinheiro e até tempo, mantendo níveis de comodidade semelhantes.
O seu testemunho
Como faz para poupar nos gastos com combustíveis? Partilhe connosco as suas ideias. 🙂
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
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Por experiência própria, e depois de conversa com o meu mecânico, percebi que os combustíveis aditivados são mesmo importantes para a manutenção da integridade dos injectores dos carros… Mas isto só é assim simples e claro se os carros forem recentes. Se estivermos a falar de carros mais antigos, as chamadas máquinas de guerra, convenhamos: na altura em que eles saíram para o mercado, não havia estes luxos dos combustíveis aditivados. Tive um carro onde acabei por gastar o que poupei no combustível (senão mais), para arranjar os injectores. Actualmente, a minha máquina de guerra tem autorização do mecânico para andar com combustíveis low cost.
Mais uma vez, acho que o bom senso deve imperar e a máxima “nem sempre nem nunca” parece-me adequada!
Outro aspecto que acho importante para a poupança global nos combustíveis é o planeamento das deslocações. Se vou sair de casa para ir fazer um recado, tento juntar essa tarefa a uma outra com localização idêntica, como ir ao supermercado, ou pôr gasóleo… Da mesma forma, se eu e o meu marido temos de “ir à cidade”, tentamos conjugar as deslocações e vamos apenas num carro.
Andar de transporte públicos no sítio onde vivemos é que é missão impossível… Esse luxo das grandes cidades ainda não nos chegou.
E depois há sempre o alternativo: pequenas deslocações a pé ou de bicicleta ajudam o corpinho e a alma… E chuva e frio não são desculpa. Deixemo-nos de mariquices, que os nossos amigos europa afora fazem-nos em bem piores condições que nós…
Estou de pleno acordo com o artigo:
Eu contrariamente a muitos mudei para gasóleo low-cost porque não meto 10€ mas atesto sempre o depósito. Ao primeiro ia na cantiga do gasóleo de marca e alternei com todas elas e também com o gasóleo dito super. é mentira que qualquer um deles faça mais quilómetros que o low-cost, pelo contrário.
Actualmente estou a meter BP porque faço compras no Pingo Doce e com os pontos meto gasóleo com 20% de desconto.
OBS: Fiz 200 mil quilómetros num Passat 1900 e vou com quase 100 mil num Audi 1600 e nunca tive problemas com o motor.
Consigo fazer mais kms, ou seja consome menos com o combustível aditivado da Galp ou BP que por gasóleo simples do Intermarché ou Jumbo, mais ou menos entre 5 e 10%. acredito que fazer uma abordagem mista entre gasóleo aditivado quando tenho desconto de 10 cts/l, ou na Prio e não aditivado, é uma abordagem mista que tem dados resultado.
Outra ponto importante é a pressão dos pneus!
Combustível LOW-COST sai caro pois danifica os injetores e falo por experiencia própria. Aconselho vivamente a usarem o mais caro e como diz o Principe com o PINGO-Doce temos um desconto muito bom!
Não há milagres! O Gasoleo não é mais caro por acaso….
Uma das razões das pessoas continuarem a ir aos postos de marca provavelmente tem a ver com a manutenção da viatura. Continua a sair mais barato comprar combustíveis mais caros do que dispender em oficinas com injectores novos. Não é só o preço que se tem que analisar mas sim a qualidade/preço. Se o produto fosse exatamente igual seria a lógica perfeita. A questão é que parece que não é bem assim, pelo menos segundo os mecânicos com quem debati o assunto.
Excelente ponto! Por experiência própria sei que abastecer em bombas low-cost sai mais barato … até que os injetores entopem e temos de largar fortunas na oficina. Não compensa de todo! Abasteço sempre na Galp e aproveito os cupões. Outras marcas têm protocolos com hipermercados e conseguem descontos igualmente atrativos. Combustíveis low-cost nunca mais!
20 anos combustíveis low-cost 0 problemas e + euros na carteira.
Artigo tem aspetos positivos, porém esqueceram-se de dizer que muitas das vezes o combustível mais caro permite fazer mais 100 a 150 km por depósito. Quem faz 20.000 km/ano é só fazer as contas, se o mais barato fica de facto mais barato.
Olá José. Não sei se essa economia está de facto provada e, para ser sincero, parece-me bastante improvável.
Lamentavelmente com a confusão entre combustíveis simples e aditivados/premium, muitas vezes esquecemo-nos de um ponto essencial: um combustível simples terá de ser necessariamente menos aditivado – menor índice de combustão mas cumprindo com as normas em vigor, ao passo que combustíveis (teoricamente) aditivados serão reforçados na sua composição e por isso mais caros.
Os aditivos têm por finalidade melhorar o rendimento e combustão nos motores, que além da economia de combustível (igualmente tenho boa experiência com combustíveis aditivados vs simples) igualmente permitem uma melhor limpeza e desempenho, levando a uma manutenção (teoricamente) mais simples e económica, que igualmente é importante neste campo.
Queria só deixar aqui um ponto, que me parece pertinente é como certas marcas, nos seus combustíveis mais simples apresentam valores de mercado substancialmente que outras ao passo que os seus produtos premium/aditivados se encontram ao mesmo nível de preço que outras marcas, na gama simples…
Parabéns pelo projecto Pedro.
O desconto do Pingo Doce / BP continua a ser o mais benéfico, sem sombra de dúvidas!
25% de desconto limpo, o que para quem faça compras no PD com relativa facilidade se consegue este desconto
Bom dia,
Eu abasteço sempre na Galp. Já fiz calculos e mais calculos e a conclusão que cheguei foi que ao abastecer na Galp poupo sempre, mesmo o gasoleo sendo mais caro. Talvez os outros levem mais aditivos.
Por exemplo: se abastecer 10 € de gasoleo em um Low-Cost dá-me para um máximo de 100 km e se abastecer 10 € de gasoleo Evalogic na Galp dá-me para 135 km.
Não me parece de todo possível que a diferença entre um e outro seja de 35%.