- Deslocações entre o país de aquisição e de destino;
- Preço da viatura e IVA;
- Certificado de Conformidade Europeu;
- Transporte da viatura para Portugal;
- Matrícula e seguro temporários;
- Inspeção automóvel;
- Certificado de matrícula (DUA);
- Registo na Conservatória do Registo Automóvel;
- ISV e IUC.
Compra e transporte do veículo para Portugal
As primeiras despesas relevantes para apurar o preço de legalização de carros importados são suportadas no país de aquisição:1. Preço e IVA
A primeira despesa que vai suportar é o preço do veículo, que é mais baixo do que os praticados em Portugal, razão pela qual é vantajoso importar. Ao preço, soma-se o IVA às taxas em vigor no país de aquisição.2. Certificado de Conformidade
No ato da compra, terá ainda de suportar o custo de emissão do Certificado de Conformidade Europeu (COC), em torno dos 200 euros, e do documento que equivale, em Portugal, ao Documento Único Automóvel (do país de origem).3. Transporte contratado ou por mão própria
Tem duas formas de trazer a viatura para Portugal, com custos diferentes. Se optar por contratar uma empresa de transporte, consegue preços a partir de € 150 (com seguro incluído) num serviço como o Driiveme. Caso pretenda por o seu carro nas mãos de profissionais, dificilmente obterá preços abaixo dos € 500. Se quiser trazer o carro importado por mão própria, tem de contar com as despesas de deslocação para o país de aquisição e, na vinda, com o seguro temporário (há seguros auto desde € 10/mês, mas fique atento à cobertura), matrícula temporária (ronda os € 150 o par de chapas), portagens e combustível.Despesas com a legalização em Portugal
Chegado a Portugal, o processo de legalização envolve diferentes entidades:4. Inspeção automóvel
O primeiro passo é levar o carro à inspeção, o que implica desembolsar € 78,44. Se não adquiriu uma matrícula e um seguro temporários vai ter de transportar o carro a reboque até à inspeção. O custo do transporte por reboque é calculado ao quilómetro (mais um valor base do serviço). Numa pesquisa rápida encontrará serviços a partir de € 0,50/km.5. Homologação nacional e DAV
Depois da inspeção, tem de substituir o COC por um número de homologação nacional. O IMT não cobra nada por este serviço. De seguida, preenche a Declaração Aduaneira de Veículos (DAV) no Portal Aduaneiro (site da Alfândega), o que também não tem custos associados.6. Imposto Sobre Veículos (ISV)
A maior despesa é o Imposto Sobre Veículos, cujo valor varia em função das características da viatura.7. Certificado de matrícula (DUA)
O certificado de matrícula (Documento Único Automóvel) no caso dos carros importados é obtido junto do IMT e tem um custo de € 45.8. Registo automóvel
A despesa associada ao registo do veículo na Conservatória do Registo Automóvel é de € 55,30 (se registar 60 dias após a emissão de matrícula) ou € 120,30 (se passados mais de 60 dias após a atribuição de matrícula). Se fizer o registo online beneficia de 15% de desconto.9. Imposto Único de Circulação (IUC)
Tem, também, de pagar o IUC. Ao contrário do ISV, que se paga só uma vez, o IUC é um imposto anual.10. Chapas de matrícula e seguro
Outro custo de legalização da viatura, é o custo das chapas de matrícula, que ronda os € 15. Tem, também, de contratar o seguro automóvel. Os preços dos seguros variam de acordo com a cobertura contratada.Contratar um serviço de legalização
Uma despesa secundária, mas que lhe pode ser muito útil, é a contratação de uma Agência de Documentação Automóvel. São entidades que tratam do processo de legalização. Pode contratar este serviço pagando cerca de € 200 pelo processo de legalização (fora os impostos e despesas, que são inteiramente suportadas por si).A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
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