No dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, ou seja, 10 de junho, começa a ser emitido o novo Cartão de Cidadão.
Trata-se de uma versão mais segura, mais completa e mais digital do documento de identificação português, que acaba por facilitar (e muito) a leitura das informações associadas. Isto porque a leitura do novo Cartão de Cidadão é feita por contactless - tal como já acontece com os cartões bancários - deixando de ser necessário ter o leitor do cartão do cidadão.
Para perceber o que diferencia o novo Cartão de Cidadão do modelo atualmente em vigor, de seguida, conheça as principais diferenças e saiba quando tem de ter em sua posse esta nova versão.
50% das características do novo Cartão de Cidadão são digitais
Com o objetivo de continuar a assegurar as normas de segurança descritas no Regulamento (UE) 2019/1157 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de junho de 2019, o Estado decidiu criar um novo Cartão de Cidadão, com recurso a materiais inovadores, que será um dos documentos de identidade mais seguros do mundo.
Embora o seu formato se mantenha físico, 50% das suas características passam a ser digitais. O que, na prática, permite que este documento reúna, em simultâneo, 30 elementos de segurança física, eletrónica e digital.
Mas o grande destaque do novo Cartão de Cidadão é, sem dúvida, possuir um chip com a tecnologia contactless. Ao passar a ter a mesma tecnologia já usada nos cartões bancários, os cidadãos apenas têm de aproximar o seu Cartão de Cidadão dos respetivos terminais (em serviços públicos ou até no setor privado) para que a informação que consta neste documento fique rapidamente disponível. Assim, deixa de ser necessária a utilização dos leitores de cartões que estão atualmente em vigor.
Novo design permite identificação mais fácil dos cidadãos
Com a inspiração principal do design no Mar Largo, presente em muitas calçadas portuguesas, o novo Cartão de Cidadão tem algumas alterações visuais que não passam despercebidas.
Em termos de segurança, destacam-se: um fundo anticópia, elementos visíveis apenas por ultravioleta e uma "janela" transparente feita por um material inovador que muda de cor consoante o fundo.
Além disso, a fotografia do cidadão terá maiores dimensões para facilitar a identificação do portador. Sim, no novo Cartão de Cidadão, a fotografia ocupa cerca de um terço da parte da frente do cartão. O que melhora toda a perceção para garantir que o cartão pertence realmente ao portador.
Por fim, o chip, passa a localizar-se no verso do cartão do cidadão.
Eficiência dos processos de controlo e segurança das fronteiras e mais funcionalidades
Dado o investimento para aumentar a segurança do novo Cartão de Cidadão e mantê-lo em conformidade com a norma ICAO (International Civil Aviation Organization), os processos de controlo e segurança das fronteiras vão ter a vida facilitada com este novo documento. Afinal, este garante uma maior segurança, pois a sua tecnologia quase que impossibilita a sua falsificação.
Contudo, no futuro, o novo Cartão de Cidadão vai outras funcionalidades. Com o novo software do cartão que já se encontra disponível, é possível que certos serviços tirem partido das novas funcionalidades do documento de identificação.
Por exemplo, com a tecnologia contactless, em breve, o Cartão de Cidadão pode ser usado como título de transporte em todo o país, substituindo o tradicional passe de transportes públicos. Além disso, se comprar bilhetes eletrónicos para assistir a um espetáculo, pode associá-los ao seu CC. Por fim, o processo de autenticação num serviço digital ou presencial vai ser mais rápido. O que, na prática, vai reduzir o tempo de espera em serviços públicos, como hospitais, serviços da Autoridade Tributária e Segurança Social.
Passagem para o novo Cartão de Cidadão não é obrigatória para todos no dia 10 de junho
Por último, saiba que não tem de passar para o novo Cartão de Cidadão logo a partir do dia 10 de junho. A alteração nesta data destina-se apenas a quem tiver o seu documento caducado. Quando a data de validade do seu CC estiver a aproximar-se, então aí deve proceder à alteração. Para já, não foram divulgados os custos desta alteração. Mas uma coisa é certa: o Cartão de Cidadão continua a ser gratuito para todas as crianças no seu primeiro ano de vida.
Leia ainda: Cartão de cidadão para crianças até um ano já pode ser pedido online
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário