O Natal está a chegar e, com ele, os tão esperados presentes. Principalmente pelos mais novos. No entanto, satisfazer os gostos das crianças pode, por vezes, sair caro, especialmente se não souber o que comprar.
Quem tem filhos sabe bem a dificuldade que é, nesta altura, atender aos seus desejos sem comprometer o fator económico e lúdico.
Os brinquedos são ferramentas maravilhosas que podem ajudar a desenvolver os mais diversos campos cognitivos. Contudo, estes devem ser pensados de acordo com a idade da criança e o seu estado de desenvolvimento. Hoje em dia, a oferta é variadíssima e, se procurar bem, consegue encontrar bons artigos a ótimos preços. Neste artigo, iremos dar exemplos de alguns tipos de brinquedos de caráter didático para os mais novos, que pode encontrar a preços muito reduzidos.
Puzzles de madeira e/ou cartão
Puzzles são sempre uma ótima opção para oferecer aos mais novos. Atualmente, a oferta é variada, havendo propostas para todas as idades.
Para crianças mais pequenas, até aos 3 anos, é aconselhável oferecer puzzles de madeira com poucas peças. Nesta faixa etária existem dois desafios: o primeiro é o início do desenvolvimento lógico da criança. Nestas idades, as crianças ainda estão a iniciar o processo de perceber como se constrói a imagem do puzzle. Logo, se este tiver muitas peças a tarefa torna-se demasiado complicada, gerando frustração. O segundo desafio é o facto de as crianças terem o hábito de levar à boca todos os objetos com que brincam. Daí ser melhor oferecer puzzles de madeira, pois é um material mais resistente, não se desfaz com a saliva e o tamanho das peças é maior, de modo a evitar engasgamento.
A partir dos 4 anos já pode oferecer puzzles de cartão e ir aumentando progressivamente o número de peças. Muitas marcas, hoje em dia, colocam nas suas caixas o número de peças adqueado para as diversas faixas etárias, de modo a ajudar os compradores. Assim, pode sempre confirmar se a idade da criança se adequa às peças.
No que diz respeito a marcas, há para todos os preços. Assim, pode optar pelas mais económicas. As crianças terão horas de diversão garantidas e a um custo reduzido.
Leia ainda: Decoração de Natal: 13 ideias para poupar
Cestos com alimentos de madeira ou plástico
Brinquedos que imitem artigos do dia-a-dia são uma ótima forma de desenvolver as competências das crianças. Por exemplo, alimentos e utensílios de cozinha de brincar são uma boa forma de incitar as crianças a "cozinhar" e a imitar as ações dos pais. Além disso, são uma ótima forma de ajudar com a fala, através da repetição dos nomes associados ao objeto.
Brinquedos que simulem objetos do dia-a-dia são muito importantes para o desenvolvimento e aquisição de independência por parte das crianças. Por exemplo, kits de culinária e acessórios de limpeza são formas de as crianças acompanharem os adultos na execução das tarefas domésticas, utilizando os seus utensílios de brincar e sentindo-se "crescidas".
Leia ainda: Natal daqui a dois meses? Prepare-se e maximize as poupanças
Cadernos e lápis para colorir
Outro exemplo de prendas didáticas e económicas para crianças são os cadernos de colorir. Estes pequenos livrinhos fornecem horas de diversão e entretenimento aos mais novos por um preço muitíssimo reduzido. Tal como os puzzles, também estes cadernos variam consoante as faixas etárias.
Para crianças mais pequenas, existem cadernos com imagens maiores, menos complexas e delineadas com uma linha mais espessa, de modo a promover a coloração dentro dos limites da imagem. À medida que as crianças vão crescendo, as imagens tornam-se mais complexas, com mais componentes e uma delineação mais estreita. Desta forma, espera-se que as crianças adquiram mais competências e controlo motor do lápis para uma melhor coloração das imagens.
Estes artigos são ótimos para as mais diversas faixas etárias, podendo, inclusive, adequar-se a adultos, uma vez que também existem livros de colorir para os mais crescidos.
Leia ainda: Quer poupar nas prendas de Natal? O truque está no orçamento
Plasticina
Um ótimo item para o desenvolvimento do imaginário infantil é a plasticina. Além de extremamente didática e lúdica, também tem um preço muito acessível. Antigamente, a plasticina só era indicada para crianças mais velhas, pois tinha alguns componentes tóxicos. Hoje, a plasticina já é adequada para todas as idades, não representando qualquer perigo caso seja ingerida acidentalmente.
A plasticina permite às crianças criar o que quiserem, ajuda-as a explorar os limites da sua imaginação e dar vida ao que idealizam. A nível didático, explora a criatividade e desenvolve também as capacidades de motricidade fina.
Leia ainda: O que fazer aos brinquedos com que os seus filhos já não brincam?
Jogos de tabuleiro
Outro brinquedo muito benéfico para crianças, especialmente para os mais velhos, são jogos de tabuleiro. E a oferta é muito variada. Desde jogos de perguntas, a jogos de desenho e mímica, jogos de adivinhas, entre muitos outros. Este tipo de jogos apresenta bastantes benefícios didáticos e de aprendizagem, especialmente os jogos de trivia.
Alguns destes artigos são um pouco mais dispendiosos, tendo-se verificado alguns aumentos de preço nos últimos anos. No entanto, têm sido desenvolvidas algumas versões destes jogos de marca branca, ou seja, jogos similares aos originais, mas sem marca específica. Isto faz com que o seu preço fique muito mais acessível para todos, mantendo as qualidades lúdicas e didáticas.
Leia ainda: Despesas de Natal: Como evitar que afetem a sua carteira
Jogos de raciocínio/quebra-cabeças
No seguimento do tópico anterior, falamos agora de jogos de raciocínio e quebra-cabeças. Por exemplo, jogos de estratégia, jogos de pistas, cubos de rubik, entre outros. Este tipo de jogos faz as delícias das crianças no Natal. Leva-as a pensar em diversas possibilidade, descobrir padrões e a fazer a ligação entre dicas. O lado didático é uma vantagem, assim como o preço, uma vez que podem ser adquiridos a baixo custo.
Leia ainda: Prenda única e económica? Prepare-se para fazer o seu cabaz de Natal
Livros adequados à idade
Um item que não podia faltar nesta lista são, sem dúvida, os livros. Promover a leitura nos mais novos é de extrema importância. Esta fomenta o raciocínio, promove o aumento de vocabulário, assim como a escrita e a construção de texto. Da mesma forma, em bebés e crianças mais pequenas, estimula a ligação entre a imagem e o nome, promove a iniciação da fala, a contagem, entre muitas outras competências.
Existem livros para as mais diversas faixas etárias. Tratando-se de um bebé ou criança muito pequena, procure livros com imagens grandes, diferentes texturas e sons, de modo a estimular a fala e a concentração das crianças. Para crianças que aprenderam a ler recentemente, procure livros com pouco texto e algumas imagens a acompanhar para que eles não se aborreçam com tantas letras e não percam o foco durante a leitura. Para crianças mais velhas, já pode optar por livros com mais texto, tendo sempre em atenção o tipo de livro, nomeadamente se o assunto é apropriado, e os gostos das crianças. Estes artigos encontram-se em promoção com bastante regularidade e, por vezes, consegue obtê-los a um ótimo preço.
Leia ainda: 15 lembranças acessíveis e marcantes para oferecer este Natal
Artigos de desporto
Artigos de desporto são, também, uma ótima ideia para oferecer aos mais novos. Por exemplo, bolas de futebol, um skate, patins, cordas para saltar, raquetes, entre muitos outros artigos. Promover a prática de exercício físico nas crianças é extremamente importante, não só para a sua saúde como para o seu desenvolvimento. Porque não aproveitar o Natal para despertar o interesse dos mais novos pela atividade física?
Leia ainda: Literacia financeira com brinquedos: como as crianças podem aprender o valor do dinheiro?
Kits de experiências
Por fim, temos os kits de experiências: fazer um vulcão, fabricar um gelado, fazer um sabonete, entre outros. Um aspeto positivo destes artigos é o preço, pois consegue encontrá-los, frequentemente, com promoções, especialmente quando se aproxima o Natal. Uma vez que promovem a descoberta e a procura de novos conhecimentos, estes são também brinquedos bastante didáticos para os mais novos.
Leia ainda: 5 jogos virtuais que ensinam crianças e jovens a lidarem com o dinheiro
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário