A fim de prevenir o contágio e a propagação da pandemia da COVID-19, o governo português tem implementado uma série de medidas para minimizar ao máximo os atendimentos presenciais. Nesse sentido, desde o início de junho, é possível renovar o Cartão de Cidadão por SMS. Saiba como funciona este serviço e se reúne as condições para poder usufruir dele.
Renovar o Cartão de Cidadão por SMS
Até aqui, já era permitido renovar o Cartão de Cidadão online. Agora, as pessoas cujos documentos caducaram durante a pandemia e cuja validade foi prolongada precisamente por essa razão, podem renová-los simplesmente por SMS.
O Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) já está a contactar por mensagem de telemóvel ou email todos aqueles que têm o Cartão de Cidadão caducado desde 24 de fevereiro de 2020 e que têm mais de 25 anos. Para isso, é necessário que tenha um destes contactos (número de telemóvel ou email) previamente associados.
De realçar que esta medida não se aplica a todos nem a todas as situações. Comecemos por aí, e vejamos quem está abrangido. De seguida, vamos explicar-lhe todo o processo e responder às questões mais frequentes.
A quem se destina?
Esta nova medida destina-se a todos os cidadãos residentes em território nacional com 25 anos ou mais e que:
- Tenham o Cartão de Cidadão caducado desde 24 de fevereiro e ainda não tenham solicitado a renovação;
- Possuam um Cartão de Cidadão com validade de 5 anos (pedido antes de 1 de Outubro de 2017);
- Associaram previamente os contactos telefónico e email;
- Não sejam abrangidos pelo regime jurídico do Maior Acompanhado.
- Pretendam manter os mesmos dados biométricos, morada, contactos e assinatura;
- Possam deslocar-se a um balcão para levantar o novo cartão.
Tenha muita atenção a estes dois últimos pontos. Se precisar de alterar algo no Cartão de Cidadão, como a morada, deve efetuar a renovação online. Quanto ao último ponto, este cartão só poderá ser levantado pelo próprio, portanto, garanta que tem essa possibilidade de deslocar-se a um balcão para o recolher. Trata-se de uma medida de segurança que exige que haja pelo menos um contacto presencial com os serviços do Registo ao longo do processo de renovação dos documentos.
Os passos para renovar o Cartão de Cidadão por SMS
O processo é muito simples e pode ser resumido em cinco passos essenciais.
- O cidadão recebe um SMS ou um email para autorizar a renovação do documento.
“O CC de João expirou a 26/04. Se aceita renovação imediata e não altera dados – morada, foto, contacto, assinatura – autorize e responda para 919999999 com CCRN XXX SIM ou se não pretende, responda CCRN XXX NÃO”
Atenção que só há um número de telemóvel identificado como sendo do serviço (+351) 915 692 970, bem como um email helpdesk-cartaodecidadao@irn.mj.pt.
Independentemente da forma como recebe a informação de que o cartão de cidadão expirou, terá de responder por mensagem do seu telemóvel.
- Se quiser aceitar, responda “CCRN TOKEN SIM”. Receberá de seguida um SMS informando que o PIN será enviado para a morada e aqui irá também a referência multibanco para pagamento, válida durante 30 dias, bem como o local de levantamento do cartão. Este será sempre num serviço situado no concelho da sua área de residência.
“O seu CC será renovado, e receberá na sua residência a Carta PIN com os dados para pagamento e o local de levantamento do CC, no seu concelho. Caso contrário, ligue 210 990 111”.
- Quando receber a carta, faça o pagamento a aguarde o comprovativo.
- Agende o dia e a hora de levantamento do cartão. Faça a marcação por telefone (210 990 111) ou online.
- Levante o Cartão de Cidadão, dirigindo-se no dia marcado ao balcão em questão e levando consigo a carta PIN e o comprovativo de pagamento.
Quando devo responder NÃO ao SMS?
Deve responder NÃO apenas em duas situações: caso precise de alterar algum dado do Cartão de Cidadão ou se não lhe for possível deslocar-se a um balcão, por exemplo por questões de mobilidade. Mas atenção, o levantamento do cartão de cidadão tem um prazo de um ano, de acordo com a informação do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN).
Qual é o custo?
A renovação do Cartão de Cidadão por SMS tem exatamente o mesmo custo da renovação online, ou seja, 16,20€ e a mensagem de telemóvel é totalmente gratuita.
Por outro lado, se desejar alterar o local de levantamento do novo cartão, fica sujeito ao pagamento de 6€, que devem ser pagos no momento em que for recolher o CC. Para alterar o local deve enviar um email para cartaodecidadao@irn.mj.pt ou telefonar para o 210 990 111 e escolher a opção 5.
Pode parecer estranho receber uma mensagem a solicitar a renovação do Cartão de Cidadão, mas é uma nova medida do Governo para facilitar a acumulação de renovações devido ao confinamento obrigatório. Relembramos, também, que quando se dirigir ao balcão físico para levantar o novo cartão, deverá respeitar as regras: usar máscara, manter a distância de dois metros e higienizar as mãos sempre que possível.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Bom dia, não reparei que já tinha recebido o SMS em Abril e agora quando respondi Sim diz que o código já não é válido e não posso fazer a renovação on-line pois não tenho os códigos de autenticação. Podem ajudar? Obrigada
Olá, Dina.
Sugiro que ligue para a Linha Cartão de Cidadão através do número 210 990 111.
Boa Tarde! Quem não tem o nº de telemovel ou email associado ao cartão tambem pode pedir a renovação por sms? Nesse caso, como fazer?
Olá, Ana.
Pode fazer através da Chave Móvel Digital.
Bom dia,
Recebi o SMS, mas quando tento responder, não consigo enviar a mensagem. É normal?
Obrigado.
Olá, Allan.
Pode estar a acontecer qualquer erro. Sugiro que tente fazer a renovação aqui.
Olá boa tarde
Poderiam me dizer qual e o código identificativo que e pedido para pôr na SMS ? Não estou a entender quais são os 4 números pedidos
Obrigada
Olá, Ana.
Geralmente, o código pedido de verificação é enviado por SMS para o seu telemóvel. Deve inserir esses dígitos no espaço pretendido.
Inserir o ano em: “…Tenham o Cartão de Cidadão caducado desde 24 de fevereiro
Não consegui perceber quanto tempo antes do fim da validade se recebe o SMS. E se a partir de uma determinada altura (qual), se deve passar para uma opção presencial e efetuar a marcação.
Olá, Fernando,
Obrigada pela sua pergunta.
Lamentamos não ter conseguido responder a esta questão em tempo útil, mas tivemos um pico muito grande de comentários e não nos foi possível responder a todos. Sugerimos que, caso ainda considere pertinente, deixe um novo comentário no nosso portal. Neste momento já estamos a conseguir normalizar a capacidade de resposta.
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Boa noite.
O meu cartão de cidadão irá caducar no próximo dia 31/01/2021.
Poderei renovar o cartão através de SMS?
Carla David
Olá, Carla,
Obrigada pela sua pergunta.
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Estimados Profissionais após ter respondido à mensagem para a renovação do cartão de cidadão..uma vez que não alterei nada,disse sim no dia 23 Novembro,até hoje não recebi nada sobre a renovação, voltei a enviar mensagem com o código que me foi enviado, e diz código caducado o que faço agora,aguardo…
Olá, Engrácia.
Nesse caso, sugiro o contacto direto com os registo da sua área de residência.
Boa noite.
No meu caso, o cartão de cidadão expirou a semana passada (20-10-2020). No entanto, já em julho passado (3 meses antes do fim do prazo), recebi a tal sms a comunicar que, se não alterasse dados e ainda não tivesse feito o pedido de renovação (condições que me englobavam), iria receber nova sms no mês de fim do cartão (outubro) para a renovação.
O problema é que pensava que iria receber essa sms de outubro antes do dia 20-10-2020, mas ainda não recebi e por isso ando com o cartão já caducado.
Não sei se a sms virá até 31-10-2020 ou mais tarde…
Ou são tantos pedidos de renovação que está tudo atrasado….
Obrigado
Cumprimentos
Olá, Nuno,
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