Cada vez mais o automóvel assume-se como o meio de transporte mais privilegiado pelos portugueses. Apesar de termos as nossas cidades cada vez melhor dotadas de infraestruturas de transportes públicos, os veículos automóveis assumem-se como o meio de transporte preferencial.
De acordo com dados de 2018 do Eurostat, Portugal é o segundo país da Europa onde se usa mais o automóvel para as deslocações no quotidiano, representando 88% do total das deslocações.
Mas a aquisição de um automóvel nem sempre é uma solução apetecível para muitos portugueses, seja por não quererem contrair um crédito, pelas grandes despesas em impostos ou pela manutenção que estes acarretam, entre outros fatores.
Assim, o Leasing e o Renting têm-se assumido como alternativas viáveis para quem necessite de equilibrar o seu orçamento familiar.
De acordo com um estudo levado a cabo pela Deloitte, e cujos resultados foram divulgados na página da Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting, estes setores “assumem um papel fundamental para o futuro da sociedade, nomeadamente na contribuição para a gestão da tesouraria das empresas portuguesas, para o futuro da mobilidade, para a sustentabilidade ambiental e inovação e como impulsionador para a transição para uma economia verde e circular”.
Neste artigo damos a conhecer as principais diferenças, as vantagens, desvantagens e também as especificações do Leasing e do Renting automóvel, para que possa optar pela alternativa mais adequada às suas necessidades.
Leia ainda: Soluções de mobilidade das cidades
Leasing, uma alternativa flexível
De uma forma muito simples, o Leasing é uma modalidade bastante flexível porque lhe permite adquirir uma viatura (nova ou usada) diretamente a uma empresa ou instituição financeira que lhe cobrará uma mensalidade durante um determinado período de tempo. Findo esse período, o cliente tem a possibilidade contratual de adquirir o automóvel, acertando o valor residual do mesmo.
Não obstante, o contrato pode ser cessado a qualquer altura por parte do cliente, estando este sujeito ao pagamento de uma comissão.
Quais as vantagens do leasing?
● Normalmente as mensalidades são mais baixas que o crédito automóvel;
● Financiamento de 100% do valor inicial, já com todos os encargos legais incluídos;
● Isenção do imposto de selo na comissão de abertura do processo (os valores dos juros são diluídos na mensalidade);
● Flexibilidade na negociação do valor na compra de um carro novo;
● Benefícios fiscais para empresas.
Quais as desvantagens do leasing?
Mas esta modalidade também tem as suas desvantagens, Em casa estão:
- Seguro - muitas vezes é preciso contratar um seguro contra danos próprios, que é mais caro;
- Pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC), que fica a cargo do cliente;
- Serviços de manutenção também são da responsabilidade do cliente.
- Valor residual. Muitas vezes nos contratos de leasing é estipulado um valor residual que fica para o final do contrato. Para poder passar o carro para seu nome terá de pagar essa quantia.
Além disso, durante o período contratual, o comprador não usufrui dos direitos de propriedade do veículo.
Renting, previsibilidade garantida
Na modalidade de renting, no valor da mensalidade inclui-se não só a utilização do veículo, mas também todos os serviços associados, nomeadamente manutenção, seguro automóvel, assistência em viagem, pneus, veículo de substituição, IUC, inspeções periódicas obrigatórias, apoio ao cliente, entre outros.
Resumidamente, o cliente paga a mensalidade até ao final do contrato (ou número de quilómetros acordados) pela utilização do veículo, tudo o resto está a cargo da empresa locadora do serviço.
À semelhança da modalidade de leasing, no final do período contratual, que pode ir até 5 anos, o cliente tem a possibilidade de adquirir a viatura, mediante o pagamento do valor residual.
Este é um instrumento muito utilizado por empresas, pois possibilita que estas ajustem as suas frotas às necessidades do momento, e traz ainda benefícios fiscais para as mesmas.
As principais vantagens do renting
● Todos os serviços associados estão incluídos na mensalidade;
● Preços mais competitivos;
● Comodidade e livre de preocupações;
● Facilidade na gestão de despesas.
As principais desvantagens do renting
Tal como na modalidade de Leasing, também esta modalidade tem as suas desvantagens.
- Durante o período contratual o comprador não usufrui dos direitos de propriedade do veículo;
- Por regra, o contrato de utilização do veículo fixa limites de utilização, temporais e físicos, pelo que se estes forem ultrapassados podem implicar encargos adicionais.
No caso de rescisão antecipada do contrato por parte do cliente, este pode estar sujeito a penalizações que variam de acordo com a empresa locadora.
Qual a melhor solução para si?
Como deve calcular, não existe uma resposta inequívoca a esta pergunta, visto que cada situação é específica e as opções dos clientes variam de acordo com diversas condicionantes e as suas necessidades.
No entanto, a sugestão para que decida qual a melhor opção para si, se leasing ou renting, é que se informe sobre as diferentes ofertas do mercado, mais especificamente no que respeita ao financiamento.
Assim poderá analisar qual o modelo mais vantajoso para si de acordo com a sua finalidade, utilização e condicionantes pessoais e financeiras.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário