Se tem a aplicação móvel SNS24 no seu telemóvel, saiba que a pode usar para realizar teleconsultas.
As teleconsultas são uma modalidade de atendimento médico realizado à distância, através de uma plataforma de streaming própria para o efeito. O atendimento é feito por um médico e pode descrever os seus sintomas, tirar dúvidas, receber orientações e obter diagnósticos e prescrições de medicamentos ou exames, sem ter de se deslocar a um consultório ou hospital.
Enquanto utente, não é possível pedir uma teleconsulta. O processo tem início quando contacta a Linha SNS 24 e é feita uma triagem. Caso a situação clínica possa ser avaliada através de uma videochamada, é agendada uma teleconsulta.
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Deve ter acesso a um telemóvel com câmara, microfone e internet e, claro, estar num local com o mínimo ruído possível e, idealmente, fechado, para garantir a privacidade.
Na data e hora marcada, só tem de abrir a aplicação e, no menu “Preciso de…”, selecionar “Teleconsulta”. Depois, escolher “Teleconsulta Linha SNS 24”.
Caso não tenha a App SNS24, as teleconsultas podem ser realizadas no Portal do SNS24, utilizando o link que vai receber através de SMS. Só tem de clicar no link e seguir todos os passos. Para poder entrar na teleconsulta, deve colocar o seu número de utente de saúde e o código de utilização única que lhe será também enviado na SMS.
Como obter a App SNS24?
A App SNS24 pode ser descarregada, de forma gratuita, através da Play Store ou App Store, consoante o sistema operativo do seu telemóvel.
Uma vez descarregada, o acesso deve ser feito com a chave móvel digital ou o número de utente de saúde (desde que tenha o número de telemóvel ou email registado no Registo Nacional de Utentes).
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Quais são os serviços disponíveis na aplicação?
A App SNS 24 permite aceder a várias informações e serviços digitais de saúde, como realizar teleconsultas, consultar resultados de exames, aceder ao boletim de vacinas, ver a agenda de saúde com os próximos eventos, registar e consultar medições de saúde ou adicionar utilizadores (como os filhos ou ascendentes).
Estes são os serviços que estão disponíveis na aplicação:
- Boletim de vacinas
- Resumo de saúde
- Teleconsulta Linha SNS 24
- Baixas médicas
- Receitas (guias de tratamento e bula de medicamentos dispensados)
- Agenda de saúde
- Autodeclaração de doença
- Cartão ADSE
- Cartão dador de sangue
- Testamento vital
- Atestado médico de incapacidade multiuso
- QR Code – quiosque eletrónico
- Patologias (alergias e doenças raras)
- Exames (guia de prestação e resultados)
- Referenciações clínicas
- Consulta de medicação habitual
- Pedido de renovação da medicação habitual
- Contacto com a sua unidade de saúde
- Contacto com o SNS 24 – via 808242424 e com recurso ao contacto acessível – Língua Gestual Portuguesa
- Teleconsulta (através da plataforma RSE Live)
- Certificado digital COVID da União Europeia
- Possibilidade de adicionar múltiplos utilizadores
- Acesso ao portal do SNS 24
- Acesso à App Telemonit SNS 24
Como adicionar utilizadores na sua app
Uma das funcionalidades da App SNS24 é a possibilidade de adicionar múltiplos utilizadores. Por exemplo, pode ter na sua aplicação todas as informações de saúde dos seus filhos ou pais. Pode ter até cinco utilizadores na app.
Para adicionar utilizadores, basta entrar na aplicação, escolher o menu “A minha área”, clicar em “Utilizadores” e adicionar. Vai precisar dos respetivos números de utente de saúde ou Chave Móvel Digital. No final, só tem de indicar os dados para autenticação do novo utilizador.
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A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
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